Como estar presente no digital e planejar conteúdos

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Negócios na moda - Como estar presente no digital e planejar conteúdo

Conheça algumas ações para seu negócio de moda ter uma atuação estratégica no mundo digital

Publicado em
24/05/2024 23:28

Tempo de
leitura: 8min

Sebrae Minas - Negócios na moda - Como estar presente no digital e planejar conteúdo
Conheça algumas ações para seu negócio de moda ter uma atuação estratégica no mundo digital

Se, antes, era preciso passar em frente às vitrines das lojas para se encantar por uma roupa, hoje, cada celular pode fazer as vezes de vitrine. As estratégias digitais de vendas têm ganhado espaço entre os varejistas de moda e ampliam, cada vez mais rápido, as possibilidades de negócios em lojas virtuais e redes sociais.

Os números comprovam esse movimento, que foi impulsionado pela pandemia e acabou sendo responsável por estancar a queda de vendas físicas no período. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de moda e acessórios lidera entre os itens mais vendidos no e-commerce, correspondendo a 19% do faturamento recorde de R$ 161 bilhões, em 2021.

Diante dessas muitas vitrines virtuais de possibilidades, o desafio que se apresenta é: como definir os formatos utilizados para as vendas nas plataformas digitais e planejar os conteúdos que vão ser disseminados? São esses temas que vamos abordar agora.


 
 


 

Começando pela loja virtual

Nesse mundo cada vez mais conectado, estar na internet é fundamental para o setor da moda. Porém, foi-se o tempo em que apenas isso bastava. A concorrência e a facilidade de acesso a ferramentas tecnológicas estenderam os conceitos de experiência do cliente também para o ambiente virtual.

Para entregar uma experiência positiva e ajudar na jornada de escolha dos consumidores, alguns fatores são essenciais para a construção da sua loja virtual, entre eles:        

  • Escolha de uma boa plataforma;        
  • Layout harmônico;        
  • Navegação intuitiva;        
  • Recursos de segurança;        
  • Funcionalidade para compras e pagamentos;        
  • Utilização de imagens de qualidade;        
  • Velocidade de carregamento de páginas;        
  • Otimização das páginas para dispositivos móveis.

Graças à interatividade proporcionada pela tecnologia, é possível, agora, ir além dos quesitos básicos e aprimorar a experiência digital dos clientes da sua loja virtual. Não se esqueça que, nas compras on-line, eles não podem experimentar ou tocar a roupa. Por isso, ferramentas que permitam aos consumidores sentir que as necessidades deles estão sendo atendidas são mais que bem-vindas.

Aposte nesses recursos para melhorar a experiência do cliente      

  • Descrição completa das peças, incluindo composição (tecidos);      
  • Guia de medidas;      
  • Provador Virtual;      
  • Realidade aumentada;      
  • Vitrine interativa;      
  • Ferramentas de personalização de produtos.

Vendas consultivas digitais

Já imaginou poder unir o melhor da experiência física com as facilidades do mundo virtual? Pois, isso não só já existe, como também é uma tendência que veio para ficar. Muitas vezes, os clientes querem fazer compras on-line, mas surgem dúvidas sobre a qualidade, combinações e tamanho dos itens de vestuário. As vendas consultivas digitais podem ajudar a sanar essas questões.

Muitas lojas virtuais já apostam em canais que conectam o vendedor e o cliente no momento da compra. Por eles, é possível ter acesso a um atendente para orientar a escolha, apresentar alternativas e destacar as principais características dos produtos.

Esses canais que aproximam os vendedores dos clientes na hora da compra permitem que as mensagens trocadas entre eles estabeleçam um atendimento personalizado e podem ajudar a aumentar a taxa de conversão da loja virtual.

Esteja nas redes sociais!

A loja virtual não é a única forma de realizar vendas on-line. As redes sociais se transformaram em uma poderosa ferramenta de divulgação e comercialização de artigos de moda.

Redes sociais, especialmente aquelas que exploram fotos e vídeos, como Instagram, Pinterest e Tik Tok, podem ser ótimas vitrines para as coleções das lojas. Para isso, é importante investir na qualidade das imagens; fornecer informações relevantes e os links para as compras; e até buscar parcerias com influenciadores digitais.

Muitas pessoas utilizam as redes sociais como canais de comunicação com as marcas. Por isso, também é importante ter atenção nesse contato com os clientes. Deixar de responder mensagens, comentários e feedbacks pode atentar contra a imagem da marca.


 
 


 

A tendência do live commerce

Ferramenta que ganhou popularidade na China, o live commerce também vem ganhando espaço em outros países, incluindo o Brasil. Através da prática, vendedores e influenciadores digitais apresentam produtos ao vivo, durante transmissões nas redes sociais.

Para os varejistas de moda, o live commerce pode ser explorado, por exemplo, para a apresentação de coleções e promoções. Mais do que aproximar a marca do consumidor, a ferramenta também pode contribuir para o aumento das vendas. A tendência é que a presença da prática nas redes sociais aumente nos próximos anos.

Caprichando na produção de conteúdo

Não basta mais apenas estar presente nas redes sociais. Também é necessário produzir conteúdo adequado para abastecer os perfis da marca. Não se esqueça que essas ferramentas são, atualmente, o principal caminho que leva o consumidor até a loja virtual.

Antes de mais nada, é preciso conhecer o seu público-alvo e saber como interagir com ele. Essa interação, inclusive, pode trazer mais clareza na hora de planejar os conteúdos que vão ser divulgados.

Além dessa interação com os clientes, vale a pena, também, ficar de olho nas métricas das redes sociais, como alcance, engajamento, compartilhamento e taxa de conversão. Isso fará você perceber melhor o que funciona no perfil do seu negócio.

Use e abuse das várias formas de publicações, como Reels e Stories, para divulgar produtos e promoções. Também vale a pena buscar ferramentas que organizem as suas postagens. E, é claro, capriche no conteúdo, pois, assim, seu cliente vai sentir que encontrou o que procurava.

Então, recapitulando:     

  • Conheça e interaja com seu público;     
  • Dê atenção às métricas;     
  • Utilize várias formas diferentes de publicações, como Reels e Stories;     
  • Busque ferramentas que organizem suas postagens;     
  • Tenha clareza e capricho para produzir os conteúdos.


 
 

Marketing de Influência

Muitas marcas procuram firmar parcerias com influenciadores digitais para divulgar novidades e promoções. A estratégia do Marketing de Influência leva em consideração o volume de pessoas engajadas pelo material gerado por esses produtores de conteúdo e pode funcionar muito bem para aproximar a marca do público.

Vale a pena mapear quais são os principais influencer do segmento de moda e discutir o envolvimento deles em ações da sua marca. Isso pode trazer novos clientes e influenciar na decisão de compra dos consumidores.

Influenciadores, geralmente, possuem informações sobre o perfil dos seguidores deles e isso pode ajudar a marca a entender se a parceria vai atingir o público- alvo e como as ações podem ser direcionadas.

Saiba mais detalhes de como aplicar o marketing de influência e divulgar seu negócio da forma ideal.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 24/05/2024 23:28

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