Ferramentas de gestão de redes sociais

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Ferramentas de gestão de redes sociais

Conheça as vantagens de usar ferramentas para a gestão das mídias sociais

Publicado em
26/11/2023 20:01

Tempo de
leitura: 9min

Sebrae Minas - Ferramentas de gestão de redes sociais
Conheça as vantagens de usar ferramentas para a gestão das mídias sociais

Da criação e publicação de conteúdo a análises e relatórios, pode ser bastante impressionante pensar em todas as funções necessárias para gerenciar corretamente suas redes sociais.

Felizmente, existem várias ferramentas de gestão disponíveis para ajudar nessa tarefa. Elas podem otimizar seus fluxos de trabalho, ajudar você a economizar tempo e até garantir que seu conteúdo chegue ao público certo no momento certo.

Mas como você decide qual ferramenta usar?

Com tantas opções para gestão das redes sociais, achamos que seria ótimo mostrar algumas das principais para ajudar você a escolher o que é melhor para o seu negócio.

Veja agora as que farão a diferença na sua estratégia de social media.


 


Por que apostar em ferramentas de gestão de redes?

Antes de mais nada, você pode estar se perguntando: por que eu preciso de ferramentas para gerenciar minhas mídias sociais?

A resposta é simples: elas podem facilitar muito a sua vida!

Isso se dá por três motivos principais:    

  1. Você economiza tempo. Todas      as ferramentas que você vai conhecer agora têm algo em comum: elas      agilizam o seu trabalho. Esse tipo de plataforma ajuda a centralizar o      trabalho de gestão das redes em um só local. Geralmente, é possível fazer      tudo em uma única ferramenta, incluindo criar, postar e administrar      conteúdo de mais de uma rede ao mesmo tempo.    
  2. Você otimiza o trabalho. Outro      ponto fundamental que ajuda a defender o uso de ferramentas de gestão é      que elas fazem você trabalhar melhor. Com o apoio da ferramenta certa,      você consegue ver claramente os dados e análises gerados a partir do seu      trabalho nas redes sociais.    
  3. É acessível. A grande      maioria das ferramentas de gestão funciona gratuitamente, possui um plano      inicial gratuito ou pelo menos permite que você a teste sem pagar. Some      isso às vantagens anteriores e você certamente se convencerá da importância de utilizá-las, certo?


 


 

Ferramentas para gestão de redes sociais e como usar cada uma

Agora que você já conhece algumas vantagens de usar ferramentas para a gestão das mídias sociais, vamos para o que interessa. Conheça a seguir algumas das melhores opções de aplicativos e sites para gerenciar suas redes!

1.  Meta Business Suite

O Meta Business Suite é uma ferramenta gratuita que reúne recursos do Facebook, do Instagram, do Messenger e até do WhatsApp em um único lugar. Com ele, você pode economizar tempo, conectar-se com mais pessoas e alcançar resultados melhores de negócios.

O Meta Business Suite permite visualizar notificações e responder a mensagens de forma rápida e simplificada, seja no seu computador ou pelo celular. Você também pode criar ou programar publicações, stories e anúncios para a sua empresa, além de ver dados e resultados das suas campanhas para otimizar as atividades.

2. Gestão de publicações e análise de dados - Buffer

O Buffer é uma plataforma de gerenciamento de mídia social intuitiva e simplificada, confiável para pequenas empresas e indivíduos que ajuda a gerar engajamento e resultados significativos nas mídias sociais.

A ferramenta possui um criador de publicações, assim como funcionalidades que medem o engajamento, análise e até a criação de páginas para o seu “link na bio”. Existem planos pagos, mas a versão gratuita atende bem os empreendedores que estão começando no mundo das redes sociais. Um ponto de atenção, porém, é que a ferramenta funciona totalmente em inglês.

3. Gestão de publicações e “reposts” - Postgrain

O Postgrain é uma ferramenta cuja principal função é programar posts para o Instagram. Além das publicações no feed ou na linha do tempo do Instagram, o Postgrain ainda permite criar Instagram Stories e fazer Reposts - ou seja, repostar conteúdo de outros perfis na sua conta.

Pela plataforma também é possível interagir com seu público, respondendo comentários e monitorando-os em tempo real.

4. Gestão completa de várias redes - Hootsuite

A Hootsuite é provavelmente a maior ferramenta de gerenciamento de mídias sociais, sendo usada por milhões de pessoas.

Há uma boa razão para o sucesso dela: além de possuir um plano gratuito, é uma plataforma completa que permite selecionar e agendar conteúdo, medir seu engajamento, criar anúncios e muito mais.

Por ser uma plataforma tão abrangente, há várias coisas que as pessoas adoram no Hootsuite: poder monitorar várias contas e palavras-chave, conectar-se a mais de 35 redes sociais e agendar postagens de mídia social em massa.

5. Publicações, agendamento e análise dos concorrentes - Agora Pulse

Como as plataformas de gerenciamento de mídia social mencionadas acima, o Agora Pulse também é uma plataforma de mídia social completa com recursos de agendamento, resposta e relatórios.

Mas, ao contrário das outras citadas até agora, o Agora Pulse possui vários recursos exclusivos, como análise de concorrentes e aplicativos de concurso do Facebook, a um preço muito acessível.

6. Gestão completa de conteúdo visual - MavSocial

O MavSocial é uma ferramenta de gerenciamento de mídias sociais com foco em conteúdo visual. Ele tem uma versão gratuita, mas nos planos pagos é possível gerenciar seus anúncios do Facebook.

Além dos recursos comuns (como agendamento, monitoramento e relatórios), o MavSocial possui uma biblioteca digital onde você pode gerenciar, usar e editar arquivos multimídia para suas postagens de mídia social e oferece também um mecanismo de pesquisa onde você pode navegar por milhões de fotos.

Se desejar, o MavSocial também pode ajudá-lo a repetir suas postagens de mídia social por um período específico.

7. Gerenciamento e análise do mercado - ToraBit

O ToraBittem um diferencial interessante de permitir que você monitore seu mercado, seu público e seus concorrentes nas redes sociais. Pela ferramenta é possível fazer a gestão de redes sociais diversas, como Facebook, Twitter, LinkedIn, dentre outras.

É uma boa pedida para quem quer entender bem o público e o que ele está falando e publicando nas redes sociais.

8. Opção brasileira, simples e barata - mLabs

A mLabs é uma das opções mais populares do Brasil, com diversas funcionalidades de monitoramento de várias redes sociais.

Você pode agendar posts, responder mensagens, analisar os resultados dos seus posts e ainda compartilhar os dados com outras pessoas que quiser envolver no processo. Um atrativo importante é que, ainda que não seja gratuita, a ferramenta tem preços bastante acessíveis.

9. Organização e suporte - Etus

A Etus é outra opção brasileira que permite gerenciar várias ações em um único lugar. Com a plataforma é possível agendar posts, responder contatos de clientes, gerar e analisar relatórios, entre muitas outras funcionalidades. A ferramenta ainda conta com um diferencial que é o suporte 24 horas, além de 7 dias de teste gratuito antes de precisar contratar um plano.

10. Precisa de imagens? Conte com o Canva

O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos usuários criar imagens para perfis de mídia social, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais. Está disponível online e em dispositivos móveis e integra milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações.

É uma plataforma que pode ser usada gratuitamente, possui modelos prontos para criar imagens de mídia social e é super fácil de usar. Se você ainda não conhece essa ferramenta de design voltada para quem não tem tanto conhecimento na área (ou até mesmo nenhum, aproveite para conferir agora mesmo o Canva.

Agora que você conhece opções diversas para criar conteúdo, publicá-lo, gerenciar as tarefas e analisar os resultados, é hora de botar a mão na massa. Escolha a ferramenta que se adequa à sua necessidade e comece já a gestão de redes sociais correta!

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

Publicado em 26/11/2023 20:01

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