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Como fazer um planejamento de marketing digital

Entenda o que é o Plano de Marketing e como esse guia é importante para o direcionamento das estratégias

Publicado em
16/10/2024 19:20

Tempo de
leitura: 11min

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Entenda o que é o Plano de Marketing e como esse guia é importante para o direcionamento das estratégias

Para agir com segurança e conseguir bons resultados, todas as áreas de um negócio precisam funcionar a partir de um guia. Por isso, o ponto de partida de qualquer estratégia bem-sucedida é sempre o Planejamento.

Para executar ações de divulgação e promoção que tragam resultados reais e mensuráveis, o Planejamento de Marketing Digital é um aliado importante das empresas.

Um Plano de Marketing Digital é um documento interno que inclui principalmente os detalhes de suas campanhas de Marketing e os objetivos de negócios de curto e longo prazo. É por isso que vamos falar dele agora. Leia a seguir para se informar e descobrir o que é e como fazer um Planejamento de Estratégias de Marketing Digital na prática.

Por que você precisa fazer um planejamento

O Marketing Digital é um termo guarda-chuvas usado para falar sobre todas as ações de marketing no ambiente online. De forma prática, ele é um conjunto de estratégias muito importantes para quem busca conectar uma marca aos seus clientes.

Para ficar mais claro, alguns dos principais motivos que você deve considerar em um Planejamento das Estratégias de Marketing Digital são:

● Ter a chance de aprofundar o seu conhecimento sobre o mercado, seus concorrentes e seu público-alvo;

● Identificar os canais mais estratégicos para seu negócio na internet, já que as possibilidades são muito variadas;

● Contar com maior organização e facilidade para priorizar ações que realmente importem dentre suas Estratégias de Marketing Digital;

● Ter maior clareza na distribuição dos recursos e esforços de Marketing da empresa, facilitando também a mensuração dos resultados após as ações;

● Melhorar a comunicação interna, já que todos os membros da equipe podem usar o Plano de Marketing como um guia que coordene as ações entre eles.

Todas essas vantagens caminham juntas, é claro, com a possibilidade de oferecer melhores conteúdos e ações ao consumidor – o que sempre deve ser o centro da sua Estratégia.


 
 


 

Como fazer um planejamento de marketing digital na prática

Agora que você entende a importância do planejamento de marketing digital, vamos à parte prática?

Veja a seguir os passos essenciais para fazer o planejamento do jeito certo.

Primeiro passo: analisar o cenário

A primeira etapa para criar seu plano é analisar o cenário em que sua empresa se encontra.

Esse ambiente pode ser dividido em dois tipos: o microambiente, composto por forças próximas do seu negócio, como público, fornecedores, concorrentes e o próprio ambiente interno. E um macroambiente, que é composto por forças externas incontroláveis mas que afetam a empresa, como economia, saúde, política, demografia e cultura dentre outras.

Um Plano de Marketing eficaz sempre começa com uma boa pesquisa desses ambientes. Afinal, se você quer ter sucesso com seu negócio, você vai precisar aproveitar as oportunidades, conter as ameaças e mostrar para o público seu diferencial. Para fazer tudo isso, só entendendo muito bem onde você está e o que está acontecendo neste ambiente.

Durante essa fase, uma ferramenta pode ser muito útil: a Matriz SWOT.

Em inglês, SWOT é a abreviação das palavras strengths (forças), weakness (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). Com ela é possível analisar todo o ambiente de marketing para que você possa agir ou reagir da melhor forma, de acordo com o cenário.

Com a pesquisa e análise prontas, tentar responder às seguintes perguntas também pode ser uma boa forma de começar:

● Quais são os produtos e serviços que seu negócio oferece? Qual é a proposta de venda única da empresa?

● O que foi feito até agora em relação ao Marketing Digital e que resultados foram alcançados? O que as pessoas estão dizendo on-line sobre sua empresa e qual é a sua presença digital?

● Como estão o seu site, o blog e as páginas online? Existem aspectos que precisam melhorar?

● O que a concorrência está fazendo? Como a sua marca se compara a ela e o que pode aprender com a concorrência?

● O que você fez no último ano (ou qualquer outro período) e não deu certo? É possível reverter essa situação ou devemos descartar essas estratégias?

● O que é tendência no meu segmento? E o que já não é mais tão buscado pelo consumidor?

● De que forma o que está acontecendo no mundo, de bom ou de ruim, pode influenciar o meu negócio? E atenção: nem sempre fatos ruins são uma ameaça para os negócios. Muitas vezes, crises podem ser grandes oportunidades para alguns segmentos.

Definir o perfil do público

A próxima etapa é decidir quem são as pessoas específicas que você deseja alcançar com suas Estratégias de Marketing Digital.

A representação do seu cliente é conhecida como buyer persona, ou seja, uma representação personalizada do consumidor que você quer atender. Buyer, em inglês, significa comprador.

A persona deve conter características que respondam a estas questões: quem é o cliente ideal a quem você deseja vender? Qual é sua idade, localização, ocupação? Em que eles estão interessados? Onde eles fazem compras, obtêm informações e se comunicam online? Quais são as necessidades, os desejos, a ambição e a motivação deles, e com o que estão lutando?

Conhecer bem a buyer persona do seu negócio é a base de toda estratégia de Marketing Digital. Sem ela, perdemos um dos maiores benefícios de divulgar na internet: conversar com a pessoa certa, no lugar certo e na hora exata.

Para que você possa entender melhor sobre persona, preparamos este material. 

Traçar os objetivos do planejamento

Os objetivos do Planejamento nos permitem medir o sucesso ou o fracasso das Estratégias de Marketing Digital. Tal propósito precisa ser detalhado, concreto, realista e mensurável.

Inclua quantos objetivos em seu Plano forem necessários, mas sempre garanta que eles se complementam e estejam de acordo com o momento da empresa. Aqui estão alguns exemplos de objetivos comuns de um Planejamento de Marketing Digital:

● Aumentar o conhecimento da marca entre o público-alvo;

● Lançar um produto ou serviço inovador;

● Melhorar o retorno do investimento (ROI);

● Aumentar os lucros da empresa;

● Atrair novos clientes;

● Fidelizar clientes existentes;

● Aumentar o número de vendas.

É importante dizer que os objetivos precisam ser mensuráveis, possíveis, com um tempo determinado para acontecer e, para cada objetivo, também será preciso pensar em ações específicas para que eles possam ser realizados.

Plano de conteúdo e mídia

Um bom Planejamento Digital deve trazer o tipo de conteúdo que você vai criar e como ele será distribuído para o seu público. Você pode definir formatos diferentes e criar um Calendário de Conteúdo que ajude no planejamento.

Quando se trata de criar o conteúdo, a recomendação é que você o alinhe com a buyer persona e com as diferentes fases da jornada do cliente.

Isso significa oferecer o conteúdo certo, na hora certa, para pessoas que acabaram de conhecer seu produto, que estejam pesquisando pelas melhores soluções ou que já se encontrem mais próximas de comprar. Quanto mais o usuário estiver disposto a comprar, mais específico e focado o conteúdo deve ser.

O conteúdo e as mídias onde você vai distribuí-lo representam as ações do Planejamento. Por isso, nessa etapa, já elabore um calendário e distribua essas ações ao longo do tempo para compor o seu Plano.

Indicadores e mensuração dos resultados

Por fim, agora que você tem definidos seus objetivos e o conteúdo que vai distribuir junto com as Estratégias de Marketing Digital, é necessário transformá-los em indicadores ou KPIs.

KPI é um tipo de métrica que indica o desempenho de algum aspecto da empresa. Para medir a performance do negócio, é imprescindível adotar um conjunto de indicadores e aferi-los de maneira sistemática. Existem indicadores que podem ser usados em relação à maioria dos empreendimentos e outros mais específicos para cada tipo de empresa.

Para definir os seus, é preciso avaliar quais fatores são mais relevantes para o seu negócio e escolher indicadores possíveis de serem averiguados periodicamente.

Para cada métrica principal das Estratégias de Marketing Digital, defina uma meta mensal (ou com a periodicidade que faz mais sentido ao seu Planejamento) e estabeleça como você pode acompanhar os resultados e agir sobre eles, se necessário.

Pronto. Agora você está bem perto de criar um planejamento, então que tal aproveitar e organizar ainda melhor a sua estratégia de marketing?

Aprenda também a criar um calendário de conteúdo para planejar corretamente as suas ações! 

Sua empresa merece todo o sucesso que o marketing digital pode proporcionar. Vamos juntos transformar o seu negócio e alcançar novas alturas! Conheça o curso de Planejamento de Marketing Digital! E impulsione o seu negócio no mundo digital.

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!


 

Publicado em 16/10/2024 19:20

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