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Como a presença digital ajuda a aumentar as suas vendas

Confira dicas para fortalecer a presença digital da sua marca

Publicado em
02/10/2024 13:42

Tempo de
leitura: 11min

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Confira dicas para fortalecer a presença digital da sua marca

Seus objetivos podem variar, mas uma coisa permanece consistente ao longo da vida e evolução de qualquer negócio: você precisa vender.

Ao longo da história das empresas, surgiram diversas formas de vender, é claro. As vendas mais tradicionais, realizadas cara-a-cara, no meio offline, sempre foram o carro-chefe dos negócios.

Hoje, porém, esse cenário mudou.

Quem quer se destacar na era digital deve ter uma presença digital sólida. Uma presença digital robusta é essencial para você se conectar com usuários online e aumentar seu crescimento.

Continue lendo para saber por que e como construir sua presença digital.

O que é presença digital e por que ela é importante

A presença digital é como sua marca aparece online e o quão fácil é para os usuários encontrá-la na internet.

De acordo com uma pesquisa da Salesforce, 85% dos consumidores realizam pesquisas antes de fazer uma compra online, e entre os canais mais utilizados para pesquisa estão os sites (74%) e as redes sociais (38%). Consequentemente, as empresas precisam ter uma estratégia online eficaz para aumentar o conhecimento da marca e crescer.

Quando as pessoas usam a Pesquisa do Google, por exemplo, são apresentados resultados relevantes de acordo com o algoritmo do mecanismo de pesquisa. Uma presença digital otimizada aumenta a probabilidade de clientes potenciais e clientes on-line encontrarem você e clicarem em suas páginas.

Lembre-se de que sua empresa é apenas uma das muitas soluções que os consumidores procuram ativamente. Por isso, seu trabalho é cultivar uma presença digital poderosa para atrair, engajar e eventualmente vender para esse público online. Se não o fizer, pode ter certeza: outra empresa o fará.


 
 


 

 

Construindo uma presença digital mais forte

O primeiro e mais importante passo para aumentar a presença digital da sua marca é criar um site profissional e fácil de usar.

Seu site é um recurso fundamental, que permite aos consumidores encontrá-lo e, com sorte, os inspira a converter. Um design limpo e moderno pode se conectar visualmente com os consumidores, exemplificando sua personalidade e a voz da marca. Além disso, um site projetado intencionalmente para uma experiência de usuário aprimorada pode causar uma primeira impressão poderosa nos consumidores.

Além de sua estética e funcionalidade, seu site também deve fornecer conteúdo valioso. Certifique-se de que todas as informações apresentadas em todo o site sejam atuais e precisas, bem como relevantes para seu público-alvo. Compartilhar atualizações de notícias sobre sua marca ou manter um blog regular onde você fornece conteúdo novo e original relacionado à sua marca ou setor pode ser eficaz para atrair consumidores ao seu site.

Depois do site criado, você pode seguir uma série de estratégias e práticas que vão ajudar na construção e manutenção da sua presença digital. As principais dicas para ter sucesso nessa jornada são:

1. Conheça seu público-alvo

O mundo digital é tão grande quanto o mundo real e você não precisa segmentar tudo. Segmentar o público errado aumentará seus custos e resultará em menos engajamento dos usuários. Então, isso vai te levar a pensar que a presença digital não ajuda em nada o seu negócio. Mas você pode estar mirando no público errado.

Não deixe de fazer uma pesquisa de persona do cliente para encontrar seu público ideal e, em seguida, direcioná-lo. Segmentar o público errado é como andar em uma estrada que só tem um beco sem saída.

2. Mantenha a compatibilidade com dispositivos móveis

O dispositivo mais portátil é o celular, e muitas pessoas usam o celular para todas as atividades online. No Brasil, 58% das pessoas conectadas acessam a internet apenas pelo celular.

Por isso, você deve certificar-se de que todo o seu conteúdo digital seja compatível com dispositivos móveis e ofereça a mesma experiência que oferece em um laptop ou desktop.

Para completar, o próprio Google também classifica o site com base na experiência móvel. Além disso, a principal coisa com a qual você deve se preocupar é a experiência que seu conteúdo móvel oferece aos usuários, em vez de se preocupar com suas classificações. Quanto melhor o conteúdo, melhor o engajamento e a satisfação do cliente você obterá.

3. Fale sobre um assunto e não sobre sua marca

O marketing de mídia social é mais como marketing personalizado do que apenas marketing simples.

Seria melhor se você contasse às pessoas sobre as vantagens de seu produto, em vez de apenas anunciar seu produto. Crie conteúdo e publique em sua página, mas isso não funcionará se você não tiver muitos seguidores. Você quer novos seguidores, o que acontecerá se o seu conteúdo for mais do que um mero anúncio.

Além disso, você deve participar de grupos que descrevam seu nicho. Isso ajudará você a obter conhecimento sobre seus concorrentes e também poderá ganhar uma audiência desses grupos.

4. Compartilhe conteúdo

Se você usa o Instagram pessoalmente, saberá que nas mensagens do Instagram, mais postagens são compartilhadas do que mensagens. Os memes, por exemplo, são famosos por causa deste tipo de compartilhamento.

Se as pessoas fazem isso na plataforma e adoram, você também deve fazer. Isso não significa que você compartilhará alguns memes engraçados com seus DMs, mas compartilhará em sua página algumas postagens ou histórias relacionadas ao nicho de sua marca.

Se você encontrar algum post relacionado ao seu nicho, compartilhe; isso pode funcionar como uma postagem de conhecimento para seus seguidores ou ganhar um novo público. Seu principal motivo é: fornecer ao seu público o conteúdo de que ele precisa, e compartilhar o conteúdo de outras pessoas pode ajudá-lo a fazer isso.

5. Adicione hashtags relevantes no Instagram

O Instagram é um canal muito poderoso para estabelecer sua presença online. Nós até falamos por aqui sobre como é possível usar o Instagram como uma boa ferramenta de vendas. 

Para muito além disso, a chave para o marketing de conteúdo e nas redes sociais são as palavras-chave; da mesma forma, a chave para o marketing de mídia social são as hashtags #.

As hashtags ajudarão você a adicionar as palavras-chave à sua postagem e a alcançar as pessoas que estão usando ou estão interessadas em alguma delas. O objetivo é atingir seu público-alvo, e é assim que as mídias sociais funcionam. O Instagram, que é o rei do marketing de mídia social com a maior taxa de conversão, introduziu esse conceito.

As hashtags podem ser usadas para pesquisar seu produto ou marca. Essas tags também podem ser usadas pelos usuários para estrelar suas postagens. Dessa forma, você pode obter anúncios gratuitamente. A Coca-Cola usa a hashtag #shareacoke e as pessoas ficam loucas por ela. Você pode pesquisá-la no Instagram agora e saberá o quão poderosas são essas palavras-chave.

6. Crie enquetes e pesquisas

A melhor maneira de descobrir o que seu público deseja é perguntando diretamente a eles.

Ninguém é perfeito, mas o que hipoteticamente torna um negócio perfeito é o esforço para ser perfeito. Bom, o mínimo que uma empresa deseja é ter um produto ideal. Você pode conseguir isso usando o marketing de mídia social da maneira certa.

Isso pode ajudá-lo a obter feedback rápido, saber o que seus clientes desejam e antecipar tendências.Os dados que você obterá são excelentes para o seu marketing futuro. As enquetes e pesquisas ajudam você a obter muitas informações sobre o que os clientes pensam sobre sua empresa e seu produto.

7. Foco no SEO!

Search Engine Optimization (SEO) é como seu site é notado pelos mecanismos de busca e apresentado aos usuários online. É uma das melhores táticas que você pode implementar para construir sua presença online e garantir que sua marca apareça no Google.

O SEO é dividido em duas categorias:

SEO externo – O SEO externo inclui os aspectos técnicos do seu site: tempos de carregamento rápidos, um mapa detalhado do site e backlinks valiosos. O SEO externo oferece aos usuários uma experiência de qualidade enquanto navegam em seu site.

SEO On-Site – O SEO on-site gira em torno do conteúdo: construir links, implementar pesquisa de palavras-chave e criar conteúdo digitalizável, legível e valioso contribui para uma estratégia de SEO bem-sucedida.

Vale muito a pena investir tempo em otimizações voltadas para SEO para que seu negócio consiga deslanchar de vez na internet. Para saber como fazer isso, conheça as principais técnicas de SEO para ficar de olho!

Quer saber se seu negócio está no caminho certo para construir uma presença digital forte de verdade? Confira o nosso checklist de presença digital e descubra! 

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 02/10/2024 13:42

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