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Como criar um calendário de conteúdo

Conheça as vantagens de elaborar um calendário de conteúdo da sua produção de conteúdo

Publicado em
31/10/2024 21:29

Tempo de
leitura: 9min

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Conheça as vantagens de elaborar um calendário de conteúdo da sua produção de conteúdo

Um calendário de conteúdo (também conhecido como “calendário editorial”) é um cronograma escrito de quando e onde você planeja publicar um conteúdo futuro.

Os calendários de conteúdo normalmente incluem ações e campanhas futuras, atualizações de conteúdo existente e outras atividades planejadas. Com ele fica mais fácil colocar em prática várias ações de marketing nos diferentes canais online.


 
 


 

Por que usar um calendário de conteúdo?

Se você estiver usando o marketing de conteúdo para expandir seus negócios online, manter-se organizado é fundamental.

Primeiro, um calendário de conteúdo garante que todas as suas tarefas relacionadas ao conteúdo estejam realmente acontecendo - e na hora certa. Se você for desorganizado com seu cronograma de produção de conteúdo, fica muito mais fácil esquecer as coisas.

Além disso, veja também 3 vantagens práticas do calendário de conteúdo para sua estratégia

1. Organize e tenha mais sucesso

Um calendário de conteúdo é crucial porque fornecerá uma imagem melhor do seu plano de marketing completo. Isso ajuda a evitar lacunas e a perda de um prazo de publicação.

2. Facilite a criação e economize tempo

Planejar seu conteúdo com antecedência pode economizar muito tempo e esforço. Você poderá desenvolver os conteúdos com antecedência e programar o upload com o auxílio de ferramentas específicas. Assim, você otimiza sua rotina e pode se dedicar a outras atividades essenciais para a gestão do negócio, incluindo avaliar os resultados de cada publicação.

Com um calendário de conteúdo planejado por semanas ou meses você potencializa sua criatividade e produtividade, reduzindo o estresse de ter que definir o que escrever todos os dias e diminuindo as chances de esquecer de postar.

3. Aumente a consistência da sua estratégia de marketing

Com um calendário de conteúdo, você pode garantir que nenhum dia ou semana passe sem que algum conteúdo novo seja compartilhado em suas várias plataformas. Escrever um artigo de blog ou criar um infográfico no último minuto pode resultar em erros gramaticais e outros problemas, arruinando a estratégia geral de marketing da sua marca.

Um calendário de conteúdo permite planejar com antecedência e dedicar tempo à qualidade consistente de conteúdo de alta qualidade.

Eventos importantes para seu negócio

Em um calendário editorial ou de conteúdo precisa constar tudo aquilo que é importante para sua estratégia e objetivos.

Você deve usá-lo para se relacionar com o seu público e divulgar tendências, novidades, promoções e tudo mais que estiver acontecendo no seu negócio.

Além disso, o calendário também pode conter datas importantes para o seu consumidor e para o mercado, ou seja, as principais datas comemorativas do ano.

Na hora de criar seu calendário, portanto, não se esqueça de planejar com antecedência o que estiver acontecendo no mercado e faça sentido para seu empreendimento. Quem vende no varejo não pode esquecer de produzir conteúdo para a Black Friday e quem tem uma pizzaria, deve saber que o dia da pizza é comemorado em 10 de julho, por exemplo.

Mas, atenção: nada de criar postagens para todas as datas comemorativas que existem. Esse tipo de conteúdo é muito raso e gera pouco engajamento com o público. Foque nas datas mais estratégicas para seu negócio e busque formas diferentes e criativas para comemorar as datas importantes.

Como montar um calendário de conteúdo

Aqui estão as etapas fundamentais, com tudo o que você precisa para executar bem as tarefas:

Informações do canal

Para ajudá-lo a planejar sua programação de conteúdo, faça uma lista de todos os canais nos quais deseja publicar. Tente combinar seu canal com seu público-alvo.

Se você dedicar um tempo para entender os benefícios e as deficiências de cada canal, poderá evitar gastar tempo e dinheiro se relacionando e divulgando para pessoas que não estão interessadas em seu produto ou serviço.

Embora seja possível usar um único calendário para muitas plataformas, pode ser mais fácil de se confundir se mantiver tudo no mesmo lugar. Por exemplo, se você planeja postar em vários canais, convém criar um calendário de conteúdo de mídia social separado e um calendário de conteúdo de blog.

Data e hora de publicação

Um calendário de conteúdo deve incluir prazos para todas as tarefas que o ajudam a produzir conteúdo. Os prazos são uma ferramenta para controlar o caos e garantir um fluxo consistente de conteúdo publicado.

Seja realista sobre o tempo que levará para concluir as tarefas ao estabelecer prazos. A data e hora da publicação do conteúdo devem ser tornadas públicas.

Informações sobre o conteúdo da campanha

Na hora de executar ações de marketing de conteúdo, você pode alcançar várias metas importantes para seu negócio, incluindo aumentar o reconhecimento da marca, o tráfego para seu site, oportunidades de vendas, conquistar mais consumidores e melhorar o relacionamento com os clientes.

Coloque cada ideia de conteúdo na sua agenda depois de mapeá-la para o seu funil de vendas:

Topo do funil (informa e atrai o público)

Meio do funil (relaciona e oferece possíveis soluções)

Parte inferior do funil (incentiva clientes em potencial a comprar seu produto ou serviço)

É aconselhável explicar exatamente qual será o tipo de campanha diretamente no calendário, pois campanhas exigem planejamento de conteúdo distinto.

Para evitar qualquer confusão de última hora entre quem elabora o calendário e quem produz o conteúdo, você também deve observar cuidadosamente qual o tema da campanha e a descrição mais detalhada possível sobre o que será produzido.

Você também deve observar o amplo assunto ou categoria de suas postagens no calendário de conteúdo. Anote todos os pontos-chave que você deseja trazer em seu conteúdo. Concentre-se em tópicos relevantes para o seu público-alvo e alinhe-se com a mensagem da sua marca.

Links de destino

O calendário de conteúdo deve incluir os links que vão direcionar o público para determinada ação, como comprar um produto em sua loja virtual ou começar uma conversa pelo WhatsApp.

Por isso, quando for planejar seu marketing de conteúdo e definir o que será publicado a cada dia, não deixe de especificar quais serão os links de destino de cada post.

Pense nos seus objetivos de marketing e, a partir daí, planeje os conteúdos e defina onde você quer que seu consumidor clique ou vá parar após ver o seu post nos canais de marketing digital.

Fluxo de trabalho e observações

Por fim, inclua também no seu calendário o fluxo de trabalho que cada conteúdo envolve. Você pode designar responsáveis - como redatores, designers, analistas de redes sociais, etc - e registrar, assim, quem deve cuidar do quê.

Essa é a dica final para organizar, de uma vez por todas, o seu planejamento de conteúdo nos canais digitais.

Aproveite também para incluir quaisquer outros detalhes e observações finais que não podem faltar no seu conteúdo.

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