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5 grandes tendências mundiais que impactam os negócios em 2024

Conheça as tendências mundiais que movimentam a sociedade e a dinâmica das empresas

Publicado em
12/08/2024 20:12

Tempo de
leitura: 8min

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Conheça as tendências mundiais que movimentam a sociedade e a dinâmica das empresas

É importante acompanhar os movimentos mundiais que podem gerar informações e necessidade de aprimorar o seu negócio para se adequar às novas gerações, tecnologias e comportamento de consumo da população.

Se você busca a perenidade do seu negócio é sempre importante se atentar aos movimentos da sociedade, que podem levar a algumas estratégias que precisam melhorar no seu negócio.

No artigo, entenda as principais características das grandes tendências mundiais que impactam os negócios em 2024. Continue a leitura e saiba mais!

Conheça as grandes tendências mundiais que impactam os negócios

1. Convivência intergeracional

A primeira realidade que vamos enfrentar nos próximos anos é a convivência intergeracional. Por um lado, temos uma população envelhecendo com necessidades e cuidados específicos. Na outra ponta, temos as gerações Z e Alpha totalmente conectadas e integradas à tecnologia, pois são nativos digitais.

O que isso implica para o seu negócio? Primeiro haverão conflitos de interesses em algum momento. Por outro lado, precisamos aprender a tirar o que há de bom em cada uma das gerações — os mais velhos terão que aprender com os mais novos sobre tecnologia, e os mais jovens terão que aprender sobre empatia e paciência com os mais velhos.

Mas o fato é que quem estará definindo a compra serão as novas gerações, então gerará uma necessidade de comunicação muito mais tecnológica e digital do que a que vínhamos praticando até agora. A propaganda boca a boca passa a ser as indicações de influenciadores e dos vídeos do Tiktok que podem viralizar qualquer produto sem que as marcas estejam realmente preparadas para tal impacto.

2. Economia circular

Diante da necessidade de cuidar do meio ambiente e tendo em vista a fase de escassez de recursos, faz-se necessário que os negócios se adaptem à economia circular. Será necessário adotar o princípio dos "3 Rs" em seu negócio: reduzir o desperdício, reutilizar materiais sempre que possível e reciclar recursos para minimizar o impacto ambiental de suas operações.

Será necessário repensar o design de seus produtos para torná-los mais duráveis, reparáveis e recicláveis. Portanto considere utilizar materiais renováveis, reciclados ou biodegradáveis em seus produtos e embalagens.

Também será importante implementar sistemas de logística reversa para recuperar e reciclar produtos no final de sua vida útil. Isso pode incluir programas de devolução de produtos, reciclagem de embalagens e reparo de itens danificados.

Será importante procurar parcerias com fornecedores, clientes e outras empresas para compartilhar recursos, reduzir custos e maximizar o uso eficiente de materiais e energia.

Ao adotar a economia circular em seu negócio, você não apenas reduzirá seu impacto ambiental, mas também poderá obter benefícios financeiros, como redução de custos operacionais e maior valorização da marca junto aos consumidores preocupados com a sustentabilidade.

3. Experiência do cliente

Cada dia mais é importante garantir uma excelente experiência de compra na loja física. Tendo em vista a facilidade de se comprar online, para que o cliente veja sentido em se deslocar a sua loja física você deve tratar cada loja como uma flagship ou como uma loja conceito da marca.

Ofereça uma experiência excepcional ao cliente em cada loja, com um atendimento personalizado, funcionários bem treinados e serviços extras, como provadores privativos, serviço de concierge ou consultoria de estilo.

Integre a experiência do cliente entre os canais online e offline. Permita que os clientes façam compras online e retirem na loja, experimentem produtos no seu espaço antes de comprar online ou participem de eventos exclusivos tanto pessoalmente quanto virtualmente.

Garanta, também, que o design e a estética de cada loja reflitam a qualidade e o posicionamento de sua marca. Isso inclui desde a fachada e a disposição dos produtos até a decoração interna e o mobiliário.

Reserve determinados produtos exclusivos para cada loja ou lance novos produtos em primeira mão em suas lojas físicas, incentivando os clientes a visitá-las regularmente em busca de novidades.

4. Retail Media

Outro ponto que devemos buscar são formas de monetizar o ponto de venda, é necessário trazer receita para a loja e fazer receita com a atenção do seu cliente que você já tem. Estamos falando de Retail Media, que é monetizar a atenção que você já tem no ponto de venda.

Implementar o conceito de Retail Media em seu negócio envolve capitalizar a atenção que você já tem dos clientes em suas lojas físicas ou online, transformando-a em uma fonte de receita adicional.

Você deve identificar áreas dentro de suas lojas físicas ou online onde você pode disponibilizar espaços publicitários para marcas parceiras. Isso pode incluir banners, displays, telas digitais ou até mesmo embalagens personalizadas.

Ofereça oportunidades para marcas patrocinarem promoções ou eventos especiais em suas lojas. Por exemplo, uma marca de alimentos pode patrocinar uma degustação ou uma empresa de moda pode patrocinar um desfile de moda.

Colabore com influenciadores ou criadores de conteúdo para promover seus produtos em suas plataformas online. Isso pode incluir avaliações de produtos, tutoriais de uso ou recomendações de compras.

5. Jornada unificada

Por último, é fundamental construir uma jornada unificada em seu negócio e facilitar a experiência de compra dos clientes. É essencial integrar todos os pontos de contato e canais de venda, proporcionando uma experiência coesa e consistente em todas as etapas do processo de compra.

Integre todos os canais de venda e pontos de contato, como lojas físicas, loja online, aplicativo móvel, redes sociais e atendimento ao cliente. Garanta uma experiência consistente e fluida, onde os clientes possam alternar facilmente entre os canais durante o processo de compra.

Ofereça uma experiência omnicanal, onde os clientes possam pesquisar, comprar e interagir com a sua marca de forma contínua e integrada em todos os canais. Isso inclui a possibilidade de comprar online e retirar na loja, receber suporte ao cliente através de múltiplos canais e acessar informações consistentes em todos os pontos de contato.

Ao construir uma jornada unificada em seu negócio, você facilita a experiência de compra, aumenta a satisfação do cliente e a fidelidade à marca, e, consequentemente, melhora a conversão de vendas e o desempenho geral do seu negócio.

Portanto é sempre importante acompanhar as tendências de mercado para que seu negócio continue competitivo e atraente por muitos anos e aumente vendas. O objetivo de se analisar as tendências e trazer para o seu negócio é possibilitar melhoria de vendas e dar visibilidade ao negócio através dos meios de divulgação existentes potencializando os canais de venda.

Agora que você conhece as tendências mundiais que impactam os negócios, navegue pelo Sebrae Play e confira outros conteúdos que farão a diferença na gestão da sua empresa!

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Publicado em 12/08/2024 20:12

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