Um levantamento feito pela Nielsen BookData, coordenado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra que, em 2023, foram produzidos 45 mil títulos no país, o que corresponde a 320 milhões de exemplares e R$ 4 bilhões em faturamento.
Passando por transformações nos últimos anos, o mercado editorial tornou-se ainda mais competitivo, especialmente com o aumento da participação das editoras independentes nesse cenário.
Impulsionadas pelas ferramentas tecnológicas, as pequenas e médias editoras passaram a ter mais oportunidades para publicar e alcançar os leitores.
Mesmo com essa facilidade, alguns desafios ainda aparecem no caminho das editoras independentes. Um deles é a distribuição das obras.
A partir de agora, vamos saber mais sobre a distribuição de livros e apresentar dicas que podem ajudar a superar esse desafio.
Distribuição de livros
A distribuição e a consequente venda de livros são consideradas as etapas finais da jornada da publicação.
Basicamente, podemos dizer que uma obra chega aos leitores por meio de dois processos: a venda ou a distribuição gratuita.
No caso da distribuição gratuita, geralmente, ela acontece com obras de pesquisadores; coletâneas de trabalhos apresentados em eventos; e livros financiados por recursos públicos, entre outras situações.
Quando a distribuição é gratuita, a obra costuma contar com um suporte eletrônico para ser acessada pela internet.
Se um livro não é distribuído gratuitamente, o outro caminho é ser vendido. Para as vendas de obras impressas, há três alternativas:
- Venda direta;
- Venda via distribuidoras;
- Venda através de impressões sob demanda.
Venda direta
As vendas diretas acontecem quando a editora comercializa e envia os exemplares do seu catálogo através do próprio site, redes sociais ou em plataformas de marketplace.
Quando a editora independente conta com os serviços de um marketplace, as plataformas cobram uma taxa para a comercialização das obras.
Venda via distribuidoras
Quando o objetivo é vender os livros em livrarias ou lojas físicas, é possível contratar uma distribuidora, que cobra um valor fixo pelo trabalho de armazenamento e envio das obras a esses estabelecimentos.
Geralmente, essa é uma opção para publicações de grandes tiragens, fugindo da realidade de muitas editoras independentes.
Venda através de impressões sob demanda
A tecnologia e a democratização do acesso à informação viabilizaram a impressão sob demanda, que, ao contrário das opções anteriores, não exige uma tiragem mínima de impressão.
Nessa alternativa, o livro é colocado à venda em lojas e marketplaces logo após a edição. Assim, os exemplares são impressos a medida em que são vendidos.
Com um volume de produção menor, esses livros podem ser impressos, inclusive, em pequenas gráficas, considerando o número de encomendas.
Livros digitais
Para baratear os custos, os livros podem ser disponibilizados apenas em formato digital e vendidos em lojas on-line e aplicativos.
Essas obras também podem ser emprestadas ou alugadas em bibliotecas digitais, oferecidas através de serviços de assinatura.
5 dicas para superar o desafio da distribuição
Nem todas as opções disponíveis no mercado são acessíveis para todas as editoras. É a realidade de cada um desses negócios que vai ditar o melhor caminho para as obras chegarem aos leitores.
Diante disso, reunimos cinco dicas que podem ajudar editoras independentes a superar o desafio da distribuição.
1) Busque parcerias criativas
Sua editora não pode contratar uma distribuidora ou fazer vendas diretas? Então, pense “fora da caixa” e busque parcerias criativas.
Bibliotecas, instituições de ensino e clubes de leitura podem ser boas opções de parceiros para ampliar o alcance das suas obras.
Quanto mais diversos os locais para suas obras estarem, mais oportunidades de atrair os leitores para essas histórias.
Buscar parcerias com influenciadores e blogueiros literários também pode ser uma estratégia interessante.
2) Participe de eventos literários
O calendário cultural dos estados e cidades contam, hoje, com diversos encontros e feiras literárias ao longo do ano.
Mais do que oportunidades para vender livros, esses eventos servem para trocar experiências e dar visibilidade para autores e obras. Não perca chances como essas!
3) Utilize o marketing digital
Investir em estratégias de marketing digital pode ajudar a sua editora independente a se destacar no mercado. Além de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para dar visibilidade a um site ou blog, é possível investir em campanhas de e-mail e publicidade paga.
Publicidade e conteúdos criados para as redes sociais contribuem para que as obras ganhem mais visibilidade e engajem os leitores.
Para aprender mais sobre marketing digital, acesse a coleção sobre o tema, do Sebrae Play, coloque as estratégias em prática.
4) Venda pelas redes sociais
A venda direta dos exemplares não precisa ser feita, necessariamente, por um site ou plataforma de marketplace.
As redes sociais, como Instagram e WhatsApp, se transformaram em ferramentas de vendas, além de aproximarem as editoras e autores dos leitores.
Por meio delas, você não estará apenas comercializando os livros, mas criando uma comunidade em torno das obras.
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5) Crie uma loja on-line
A redução dos custos com desenvolvimento e manutenção de sites próprios, com lojas on-line, tornou essa uma opção mais viável para as editoras, dependendo da realidade de cada negócio. Nesses casos, é importante pensar na logística e nos custos para o envio dos livros.
Plataformas de marketplace e e-commerce também são alternativas, mas cobram taxas sobre as vendas.
No Sebrae Play, aprenda a criar uma loja on-line com o artigo “7 passos para criar uma loja virtual”.
Transforme desafio em oportunidade!
As transformações do mercado editorial abriram espaço para que as editoras independentes publiquem bons autores e histórias diversas.
Para esses negócios, a distribuição representa um desafio a ser superado para que as obras cheguem aos leitores.
Com dedicação e planejamento, as editoras podem transformar esse e outros desafios em oportunidades para se destacarem nesse universo cada vez mais democrático.
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