Como o Inbound Commerce pode alavancar as vendas
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Inbound Commerce: o que é e como ele pode alavancar as vendas online

Saiba como utilizar de forma estratégica o Inbound Commerce

Publicado em
30/10/2024 18:04

Tempo de
leitura: 12min

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Saiba como utilizar de forma estratégica o Inbound Commerce

Inbound Commerce é um termo relativamente novo, mas que pode fazer muito pelo crescimento das vendas online de um negócio. Com as práticas e ferramentas certas, essa forma de planejar suas estratégias de marketing e vendas pode trazer clientes e impulsionar seus resultados.

Mas afinal, o que é Inbound Commerce? E por você você precisa saber disso?

Pode deixar que vamos te contar agora. Continue lendo e saiba tudo sobre Inbound Commerce!

O que é Inbound Commerce?

Inbound Commerce é um termo em inglês que pode ser traduzido como um comércio de atração. A palavra inbound, nesse caso, também remete a estratégias de inbound marketing, que são aplicadas às estratégias de marketing para obter melhores resultados.

Portanto, para entender o que é Inbound Commerce, precisamos passar, primeiro, pelo conceito de inbound marketing.

O que é inbound marketing

O inbound marketing é uma forma de fazer negócios que atrai clientes criando conteúdo valioso e experiências personalizadas para eles.

Enquanto o marketing outbound é mais ativo e interrompe o público com um conteúdo, o inbound marketing pode ser traduzido como marketing de atração e seu objetivo é atrair a atenção das pessoas com conteúdos relevantes, que tenham conexão com o que estão procurando e os ajude a resolver os problemas que já têm.

O principal item a ser observado aqui é que o inbound marketing não é apenas uma ferramenta, uma tática ou mesmo uma única ação que busca atrair clientes. Trata-se de um conjunto de atividades contínuas que visam uma forma de gerar receita altamente escalável.

Até aí tudo bem, mas você deve estar se perguntando: “por que preciso de inbound marketing para e-commerce?” A resposta a essa pergunta, na verdade, está na forma como as pessoas têm comprado pela internet.

As compras online não estão acontecendo apenas em sites de comércio eletrônico; elas estão acontecendo na Amazon, no Mercado Livre e em outros marketplaces. Da mesma forma, já é possível comprar pelo Facebook, Instagram, várias outras redes sociais e muitas outras plataformas!

O comércio eletrônico está ficando mais rápido, mais acessível e ocorrendo em uma variedade maior de canais e dispositivos. O resultado final para a maioria das empresas é que o inbound é a única abordagem de marketing que capacita as empresas a escalar o envolvimento com clientes potenciais, atuais e antigos.


 


Jornada de compra de Inbound Commerce

Um conceito importante é o de jornada de compra, um termo que se refere ao caminho que um cliente percorre desde que conhece sua marca até o momento da compra.

A jornada de compra tem 4 etapas distintas. Veja cada uma delas e como elas funcionam em um exemplo prático.

Aprendizado e descoberta

Suponhamos que sua geladeira já está bastante velha. Você sente que precisará de uma nova mas, neste momento, ainda não pensa em comprar uma. Você entra na internet, joga no Google um termo relacionado a geladeiras e clica em um post de blog explicando as diferenças entre vários modelos, suas vantagens e desvantagens.

Reconhecimento do problema

Ao ver as diferentes opções de geladeiras em um blog especializado, você descobriu que sua geladeira realmente ficou para trás. Há opções melhores, mais modernas e econômicas. Aqui, então, você reconheceu que tem, sim, um problema para resolver: comprar uma geladeira nova.

Consideração da solução

Agora você precisa considerar quais soluções são melhores para o seu problema. Você vai entrar em diferentes lojas online, comparar preços, avaliar condições de pagamentos e o que mais precisar considerar antes da compra.

Decisão de compra

Por fim, você vai escolher a melhor opção para tomar a decisão de compra. Depois de pesquisar e ponderar, você vai definir uma entre as diferentes opções que conheceu e fechar a compra com aquela loja, depois de percorrer toda a jornada.

O exemplo deixou essa jornada mais fácil de entender?

O que aconteceu nesse caso foi que você, enquanto cliente, foi atraído por uma empresa que ofereceu conhecimento sobre geladeiras, ensinou sobre elas e, por fim, vendeu um produto.

Esse é um trabalho de atração e nutrição necessário para preparar os consumidores que estão aprendendo, identificando o problema e considerando as soluções para a etapa final do processo, que é a decisão de compra.

Vantagens do Inbound Commerce

O Inbound Commerce tem o objetivo de vender, é claro, mas as vantagens não param apenas no aumento do volume de vendas.

Além disso, ao usar esse método de vendas online, você também pode, por exemplo:

● Aumentar a visibilidade do seu negócio na internet;

● Educar os seus futuros clientes para que eles conheçam melhor sua solução antes de comprar;

● Melhorar a comunicação com seu público e gerar mais engajamento;

● Construir autoridade e relevância para a sua marca, por meio de conteúdos que ensinam e educam os clientes;

● Melhorar o ranqueamento da sua marca no Google;

● Atingir seus futuros clientes na hora certa, com o assunto que eles precisam naquele momento

● E muito mais!

Como atrair clientes com Inbound Commerce: dicas essenciais

Como você acabou de ler, o grande princípio do Inbound Commerce é atrair o cliente até você.

Esqueça, então, qualquer técnica de prospecção ativa, ou seja, aquelas em que você vai atrás e aborda o cliente que mal pode te conhecer.

Veja agora algumas técnicas e estratégias essenciais para atrair clientes até você por meio do Inbound Commerce.

Search engine optimization (SEO)

SEO é uma sigla que significa, otimização para motores de busca.

Na prática, SEO é um conjunto de estratégias para que você e seu negócio sejam encontrados quando os clientes fazem buscas na internet.

O SEO é bastante conhecido pelo trabalho com palavras-chave que você define e utiliza dentro do seu conteúdo, mas ele abrange também muitas outras técnicas.

Se você jogar no Google uma determinada palavra ou expressão, o que vai encontrar lá são justamente os conteúdos que estão melhor otimizados para SEO.

Esses conteúdos falam sobre as palavras-chave que seu cliente normalmente procura. Se você vende geladeiras, como no exemplo anterior, você quer que sua loja seja encontrada quando o cliente busca por “geladeiras em promoção”, “geladeiras econômicas” ou termos parecidos. Por isso, é essencial que seu conteúdo online traga essas palavras que respondem à intenção de compra dos consumidores.

Criar um plano de SEO pode ser um grande desafio até mesmo para profissionais. No entanto, mesmo se você for iniciante, vale procurar se especializar no básico de SEO para ser encontrado mais facilmente no ambiente digital.

Blogs

O blog é um componente importante de uma estratégia de Inbound Commerce no longo prazo. Seus clientes em potencial podem aprender muito com um artigo em um blog e, a partir dele, conhecer melhor e se familiarizar com o que você vende.

Esse conhecimento aumenta a confiança, fortalece a fidelidade à marca e incentiva compras adicionais.

Escrever pode consumir muito tempo, mas dedicar um tempo para produzir um blog pode proporcionar um retorno significativo do investimento.

Os textos que você publica em um blog, como você viu anteriormente, podem aparecer nas primeiras etapas da jornada de compra. No momento de aprendizado, de reconhecimento ou de consideração, um artigo bem explicativo pode ajudar o cliente a escolher comprar o que você vende.

Redes sociais

As redes sociais são ótimos canais para atrair e se relacionar com clientes.

Você já deve saber que elas funcionam como vitrines e como verdadeiras lojas online, mas é importante notar que elas também têm seu papel no Inbound Commerce.

Além de servir para publicar conteúdo original, que pode engajar seu público, as redes também podem ser ferramentas de distribuição de conteúdo dos seus outros canais.

Você pode divulgar um post de blog, um vídeo do seu canal no YouTube e estimular que os clientes interajam com eles para avançar na jornada de compra.

Email marketing e automações

Você sabia que um simples email pode ser uma ferramenta poderosa para estimular e aprofundar o relacionamento com clientes e futuros clientes?

Na lógica do Inbound Commerce, depois que o cliente tem os primeiros contatos com a sua marca, ele pode fornecer um dado muito importante para os negócios: seu endereço de email.

A partir de uma estratégia de email marketing, você pode enviar novos conteúdos para levar aquela pessoa mais longe na sua jornada de compra. Um simples email pode fortalecer o seu relacionamento com ela e, aos poucos, levá-la ao momento em que ela está pronta para comprar.

Além disso, as automações de email marketing são grandes aliadas nesse caminho. Essa estratégia consiste em criar um fluxo de email seguidos para que, ao longo de um período de tempo, seu futuro cliente receba várias comunicações que vão educando e aprofundando cada vez mais nas soluções da sua empresa.

Automações de email marketing são recursos presentes em todas as ferramentas de gestão de marketing ou naquelas voltadas especificamente para o envio de emails pelas empresas. Ferramentas como o brasileiro RD Station, por exemplo, são referência na criação de campanhas e fluxos de automação de marketing para negócios.

Dessas ações, quais você já aplica no seu negócio e quais você pode começar a utilizar ou otimizar a partir de hoje?

Experimente as que ainda não conhece e aprenda com o Sebrae a colocar cada uma delas em prática. Continue navegando pelo Sebrae Play e saiba mais sobre cada uma delas em detalhes.

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

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