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7 passos para criar uma loja virtual

Entenda quais são os passos principais para dar início a uma loja on-line

Publicado em
25/04/2024 21:25

Tempo de
leitura: 11min

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Entenda quais são os passos principais para dar início a uma loja on-line

Não é nenhuma grande surpresa que o e-commerce esteja vivendo o seu auge no Brasil.

As vendas online, nos últimos anos, atingiram picos nunca vistos antes e parecem não parar de crescer. Dados mostram, inclusive, que a expectativa é de que o varejo online cresça ainda mais, com um aumento de 56% até o ano de 2024.

Para aproveitar essa tendência do mercado, muitos empreendedores e empreendedoras se veem diante de uma grande questão: afinal, como criar um e-commerce?

Preparar um negócio para vender online não é nenhum bicho de sete cabeças e nós vamos te provar isso agora. Leia a seguir um guia de 7 passos para criar um e-commerce de sucesso!


 
 


 

1 – Definir o seu nicho de atuação

O primeiro passo para começar uma loja virtual é definir o segmento em que você vai atuar, o seu nicho de mercado.

Mesmo que você já tenha uma loja física e esteja pensando em aderir ao digital, não importa: o primeiro passo é delimitar o seu nicho.

Para isso, o primeiro passo é fazer uma relação de todos os produtos que você tem a intenção de vender. Em seguida, dentro dessa lista, identifique quais são os que você tem mais conhecimento e domínio. Essas são as opções ideais para iniciar a venda online.

Feito isso, agora é hora de mapear tudo o que envolve a compra e a venda deles, incluindo:

● Quanto e como esses produtos são procurados na internet;

● Necessidade de estoque;

● Possíveis parcerias com fornecedores;

● E qual a logística de entrega cada um vai demandar.

Outro aspecto importante é estudar as palavras-chave que são buscadas online e que sejam relacionadas aos produtos. Uma dica de ferramenta que pode ajudar nessa tarefa é usar o planejador de palavras do Google Ads para pesquisar o volume de buscas de cada produto Além disso, o Google Trends, o mapeador de tendências do Google, também ajuda a entender o engajamento em relação àquele produto.

Essas estratégias ajudam a entrar no mercado com um produto que realmente vai vender, pois já existem registros de buscas por ele.

2 – Garantir e criar o domínio do site

Você já passou por uma situação em que não conseguiu encontrar uma loja online porque não se lembrava do domínio, ou seja, do nome que precisava digitar na barra de endereços para achar aquele site? Pois é! E isso também pode acontecer com seus potenciais clientes.

Para aumentar as chances de os consumidores encontrarem seu negócio online, um dos segredos é escolher um domínio simples, de pronúncia fácil e de rápida assimilação.

Por isso, na hora de começar um e-commerce e escolher o domínio pelo qual os clientes vão acessar a plataforma, é sempre aconselhável evitar nomes em inglês – ou em outros idiomas – ou usar palavras conhecidas com grafia alterada.

A categoria do domínio também conta muito. Em geral, os ‘.com.br’ são os mais comuns para sites brasileiros e mais indicados para limitar a concorrência em território nacional e gerar mais tráfego para o e-commerce.

3 – Escolhendo a plataforma de e-commerce certa

No momento de criar a loja virtual, de fato, você tem alguns caminhos: contratar um programador para desenvolver seu e-commerce do início ao fim ou contratar uma plataforma pronta, com layouts predefinidos e customizáveis.

A escolha varia muito de acordo com a sua estratégia, prazo e orçamento, mas pode ser otimizada, especialmente no caso de quem está dando os primeiros passos no e-commerce.

Para quem está começando, os layouts pré-prontos são os mais indicados. Assim, a pessoa pode investir o dinheiro que gastaria na criação de um site novo em ações de marketing e promoção da loja, por exemplo. Outra vantagem é que essas plataformas estão cada dia mais intuitivas e fáceis de usar. Com a ajuda de um bom web designer para a criação das peças gráficas e dos recursos visuais, você consegue configurar os recursos básicos do seu e-commerce.

4 – Visual da loja: como criar o layout do e-commerce

Não importa o modelo que você escolheu para começar o e-commerce, uma regra vale ouro: quando o assunto é layout, menos é sempre mais.

Opte por um visual simples, limpo e que foque em uma navegabilidade agradável. Isso significa um site leve, sem muitas informações visuais, e que ofereça uma boa experiência de navegação. Na prática, você verá que esses conceitos vão ajudar a reter os consumidores dentro da plataforma por mais tempo.

A plataforma deve permitir a inclusão de várias fotos do produto – o ideal é pelo menos 4 de cada, mostrando diferentes ângulos –, com categorias bem definidas e visíveis. Observe ainda se há campo para inclusão de informações do negócio, como endereço físico e telefone, e um sistema de atendimento online, o que pode ajudar a tirar eventuais dúvidas dos clientes no momento da compra.

5 – Cadastro e configuração dos produtos na loja

Depois da plataforma definida e layout pronto, chegamos a um dos passos cruciais para a experiência de navegação do consumidor e consequentemente conversão em vendas: a categorização e a configuração dos produtos.

Nesse momento, colher o maior número de informações possível com os fornecedores é imprescindível: peso, medida, especificação, cor, volume, material. Conhecer o manual, os materiais e as especificações dos produtos pode ajudar bastante nessa missão.

Na hora de descrever o produto, crie um título assertivo e objetivo, que contenha seus principais diferenciais e marca. Por exemplo: em vez de “aromatizador de ambientes”, prefira “aromatizador elétrico bivolt Casa da Essência” ou, no lugar de “luminária preta”, especifique “luminária pendente preta aço escovado 40 cm Luminar”.

Além das características do produto em si, lembre-se de especificar informações sobre disponibilidade e tudo o que pode facilitar a compra, como quantidade em estoque, formas de pagamento, grade de tamanho, ações quando o produto estiver indisponível (muitos e-commerces têm a opção “Avise-me quando estiver em estoque”), detalhes sobre frete, logística, etc.

Esse passo pode parecer bastante complexo, mas não se preocupe! Uma boa dica para entender como funciona na prática é: estude os seus concorrentes. Navegue por outras lojas online e veja como os produtos são descritos, quais características são destacadas e tome nota sobre cada ponto da navegação nas páginas. Aprenda o que sua concorrência está fazendo de bom e de ruim e aplique na criação do seu e-commerce.

6 – Frete e envio dos produtos

É muito comum que os clientes de e-commerce abandonem o carrinho quando veem o valor do frete. Para oferecer valores ainda mais competitivos, o ideal é trabalhar com mais de uma opção: os Correios e as transportadoras particulares. Fechar um contrato com essas empresas também pode resultar em um valor diferenciado para o cliente, que pode variar de acordo com uma série de fatores. Assim, o próprio consumidor pode escolher o melhor para ele.

E, claro, não custa lembrar: cadastrar peso e medidas corretas é essencial para que o frete seja calculado de forma assertiva. Lembre-se sempre que, em caso de divergências nesses valores, é você quem arca com o custo da diferença!

Outra opção é oferecer a possibilidade de retirada na loja, dependendo da estrutura física e de logística do seu negócio.

7 - Formas de pagamento

Além do frete, outro fator que costuma gerar o temido “abandono de carrinho” são as opções de pagamento. Ou melhor, a falta das opções certas!

Por isso, uma boa dica é trabalhar com o máximo de variedade possível, oferecendo desde a possibilidade de pagamento com os clássicos cartões e boletos, mas ir além!

Hoje, uma ótima pedida é oferecer a prática opção de pagar com PIX e via carteiras digitais, como PayPal, PagSeguro e Mercado Pago, dentre outras.

O processo de check-out, ou seja, aquele momento em que você finaliza a compra online, também deve ser transparente e, mais importante, dentro da própria plataforma. Levar o cliente para um site parceiro na hora de efetuar o pagamento pode gerar insegurança e desconfiança em quem está comprando.

Além dessas ideias, uma dica extra é: conheça os marketplaces!

Para quem está começando e ainda não tem um fluxo de vendas no online, um diferencial é oferecer os produtos em marketplaces como Americanas.com, Amazon, Magazine Luiza.


 
 


 

Pronto para criar um e-commerce? Ao seguir todas essas dicas, você certamente estará um passo mais perto de ter uma loja online e já começar a conquistar seus clientes!

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

Publicado em 25/04/2024 21:25

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