Estoque: Loja física e Loja on-line

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Estoque da loja física e vendas online

Conheça os principais pontos de diferença de estoque entre loja física e on-line

Publicado em
21/06/2024 13:02

Tempo de
leitura: 4min

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Conheça os principais pontos de diferença de estoque entre loja física e on-line

Qualquer decisão de estocagem deve ser cercada de cuidados. Tipos de produtos, momento do ano, grade, datas de vencimento, setor de atuação da empresa... são diversos os fatores que interferem nesse tipo de decisão e trazem complexidade para os gestores. Gerir estoques de uma loja física e de uma loja online, por exemplo, não é a mesma coisa. Aliás, são coisas bem diferentes para sermos bem sinceros!


 
 


 

Controle de estoque na loja física e virtual

Na loja física há um componente fundamental, a presença do cliente! Ele pode entrar em nossa loja buscando um produto em específico e pode até acontecer de não termos aquele produto. Num primeiro momento, isso pode gerar perda da venda, mas... podemos apresentar outras opções de produtos! Aqui, a variedade é importante e os estímulos visuais de estar cercado por produtos e até mesmo os estímulos dos vendedores podem levá-lo a sair de nossa loja com alguma coisa na sacola (ou até com mais coisas do que ele imaginava quando entrou pela porta).

No caso da loja online, a gestão do estoque precisa se atentar para outros fatores. Nela, é comum o cliente entrar procurando um produto específico e sair se ele se deparar com uma mensagem de “Estoque esgotado” ou se não gostar do preço. Ele poderá comprar no concorrente ou até mesmo nem comprar, deixar para depois. Você pode pensar que para esses casos temos banners e outras ferramentas para induzir mais compras, mas não é necessariamente o comportamento percebido. Assim, ao contrário loja da física, nas vendas virtuais precisamos nos certificar de que temos o que o cliente procura: a quantidade conta mais do que a variedade.

Por isso, a gestão de compras e estoque tem que ser ainda mais minuciosa. Temos que garantir a presença daquilo que realmente vende. Como sempre, uma boa base de dados identificando o histórico de comportamento do nosso cliente é fundamental. Certifique-se de ter disponíveis os produtos que trarão fluxo de clientes para sua loja virtual (e tenha-os em volume suficiente para garantir seu nível esperado de vendas)

E quando falamos em lojas virtuais, há uma preocupação adicional: o cliente compra com a certeza de que o produto está disponível e que irá receber em um determinando número de dias. Isso significa dizer que os registros têm que ser precisos, para garantir que de fato o produto está estocado. Não podemos vender o que não temos ou que não teremos condição de comprar ou produzir dentro do prazo prometido ao cliente. Imagine a insatisfação com a empresa quando isso acontece?

Fique atento!

Um outro detalhe que precisa ser dito: se você resolveu diversificar suas vendas e começou a vender também pela internet, tenha em mente a necessidade constante de organização do estoque, afinal, a facilidade de encontrar algo para expedição das encomendas irá facilitar muito sua vida. Estoque organizado sempre é uma boa dica, independente do tipo de empresa, mas já pensou no seu cliente ansioso por uma encomenda chegando em sua casa e você atrapalhado tentando encontrar o produto para enviar?

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 21/06/2024 13:02

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