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Meios de pagamento para vendas online

Saiba como escolher os meios de pagamento para sua loja online

Publicado em
05/06/2024 16:38

Tempo de
leitura: 10min

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Saiba como escolher os meios de pagamento para sua loja online

Existem algumas ferramentas que são essenciais para toda empresa que faz vendas online. E talvez as mais importantes sejam as que possibilitem o pagamento da compra.

Afinal, se você não pode receber pagamentos online, o principal objetivo do seu negócio - ganhar dinheiro - fica inviável na internet.

No mercado online, cada vez mais competitivo, é necessário oferecer pelo menos uma maneira de receber pagamentos, mas se tiver várias opções disponíveis para o consumidor, isso pode colocar você em vantagem.

As empresas que fazem vendas online têm vários métodos de pagamento a serem considerados, cada um deles pode fornecer uma experiência de compra diferente.

Para garantir que você esteja utilizando os melhores métodos de pagamento para seu modelo de negócios e seus consumidores, apresentamos nesse conteúdo as opções disponíveis e as principais informações sobre os métodos de pagamento de vendas online.

Bora garantir o sucesso da sua estratégia de vendas no digital?


 


Como escolher os meios de pagamento para sua loja online?

Ao escolher os métodos de pagamento, você precisa primeiro pensar nos hábitos e necessidades dos seus clientes, mas alguns outros fatores também são decisivos.

Veja agora alguns pontos que precisam ser considerados na hora de definir os meios de pagamento para vendas online:

1. Preferência dos clientes

Escolher um método de pagamento preferido por seus clientes os tornará mais propensos a realizar compras na sua loja. O método de pagamento mais comum é através de cartões de crédito e débito, mas eles definitivamente não são os únicos!

Hoje em dia já são vários os meios de pagamento digitais que, além dos cartões e do famoso boleto bancário, são boas alternativas para facilitar a vida do cliente.

2. Custos e prazos de recebimento

Vários dos meios de pagamento disponíveis no mercado cobram taxas específicas para serem utilizados. É o caso do percentual cobrado por cartões de crédito e o valor cobrado para a emissão de boletos bancários.

Além disso, outro ponto de atenção importante é: alguns pagamentos podem demorar mais tempo para cair na conta. Compras realizadas via gateways de pagamento, por exemplo, podem ser depositados apenas quando o consumidor, de fato, pagar sua fatura.

Os gatewayssão ferramentas que funcionam como intermediário para a troca de informações de compra e venda e, nesse caso, alguns pagamentos parcelados em 12 vezes, por exemplo, só chegarão para a loja em cada um dos 12 meses em que a compra foi dividida.

Alguns dos gateways de pagamento utilizados no mercado são: Braspag e Pagar.me.

3. O que os concorrentes oferecem?

Outro ponto importante é ficar de olho na concorrência. É fundamental saber quais opções e facilidades de pagamento seus concorrentes diretos e indiretos estão oferecendo.

Pense no exemplo: se o cliente estiver com fome, quiser comer uma pizza e ele só tiver um cartão alimentação disponível para pagamento. Se nenhuma pizzaria aceitar esse tipo de pagamento, você acha que o cliente fica com fome ou procura uma outra opção que aceite o meio pelo qual ele possa pagar?

Um meio de pagamento pode ser decisivo para que você tenha um diferencial sobre seus concorrentes. Imagine alguém que não tem cartão de crédito e precisaria da opção de boleto, ou alguém que só poderá comprar se puder parcelar em mais de um pagamento. Caso seu cliente não faça o dever de casa e ofereça os meios de pagamento adequados para os consumidores, cabe a você fazer isso e conquistá-los!

Meios de pagamento mais utilizados: qual escolher?

Em uma pesquisa sobre meios de pagamentos realizada pelo Opinion Box, boa parte dos consumidores afirmam utilizar meios de pagamento online com frequência:

● 50% utilizam Pix;

● 47% utilizam carteiras digitais (PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, PicPay, etc.);

● 23% utilizam QR Code.

Mas, a mesma pesquisa mostra que os cartões de crédito ainda são os meios de pagamento preferidos nas compras online. Essa preferência está diretamente relacionada à possibilidade de pagar a compra parcelada. No estudo, 82% disseram ter o hábito de parcelar suas compras, sendo que 41% parcelam sempre que podem.

E para que você consiga explorar melhor esses meios, vamos falar um pouco sobre cada um deles!

Cartão de crédito

O cartão, além de bastante popular, tem uma série de vantagens, especialmente para os clientes.

A primeira delas é que a compra é aprovada na hora. O cliente compra e já tem a confirmação de que seu pedido foi realizado. Além disso, como vimos acima, a possibilidade de parcelar o pagamento é um grande atrativo para os consumidores.

Para o lojista, vale aproveitar a preferência do consumidor, mas com cuidados. Afinal, pode ser que você não receba o valor total do pagamento no ato da compra, caso ela seja parcelada. Também é importante ficar atento às possíveis taxas aplicadas sobre os pagamentos.

Cartão de débito

Da mesma forma que nos pagamentos online por crédito, o débito acontece no instante da compra. Para as lojas, é atrativa a possibilidade de receber na hora o valor integral da compra, mas existem ressalvas.

Para utilizar esse recurso, é necessário integrar o e-commerce diretamente com bancos, que podem cobrar taxas altas para disponibilizar essa forma de pagamento.

Boleto Bancário

Os boletos já foram os grandes salvadores dos consumidores que não têm ou que não gostam de utilizar cartões.

Para os clientes, o boleto pode representar um atrativo interessante, pois não é necessário ter crédito aprovado e ainda é possível pagar dentro de um prazo de vencimento de alguns dias. Esses mesmos pontos, porém, podem atrasar um pouco a vida do lojista.

Como o boleto possui um prazo para pagamento, seus produtos ficam parados em estoque durante aqueles dias. Isso acontece pois a compra “trava” o produto no estoque para que o cliente tenha aquele item garantido até o momento em que seu boleto expira.

Além disso, tanto para clientes quanto para lojistas, o prazo de compensação do boleto, que pode ser de alguns dias, pode não ser muito atrativo.

Pix

O Pix é um meio de pagamento bastante recente mas que conquistou adeptos rapidamente e de forma bastante expressiva.

Os dois principais atrativos do Pix são a praticidade e o fato de ser totalmente livre de taxas para quem paga.

A agilidade com a qual o pagamento é realizado oferece muita praticidade para o consumidor e também ajuda no dia a dia da empresa. Com mais velocidade na finalização do pagamento, a empresa consegue maior rotatividade no estoque e, assim, tem a venda e a liberação dos produtos mais rapidamente - ao contrário do que acontece com os boletos, por exemplo.

Para configurar o Pix como um dos meios de pagamento do seu e-commerce, é preciso integrar sua loja com uma plataforma de pagamentos que ofereça este serviço. Empresas pequenas podem até fazer as operações manualmente e gerar um QR Code para o cliente, mas quem está montando uma loja online precisa pesquisar bem se sua plataforma de e-commerce oferece essa função.

Carteiras digitais

As carteiras digitais são outro meio bastante prático para os consumidores.

Uma pesquisa do Opinion Box sobre esse mercado mostra que 35% dos entrevistados disseram que já usam mais as carteiras digitais do que os apps de bancos. Além disso, 16% usam diariamente o recurso, enquanto 62% passaram a utilizar com mais frequência nos últimos tempos.

As opções de carteiras, para os consumidores, são várias: PayPal, PicPay, Ame Digital e vários outros grandes nomes caíram no gosto dos consumidores. Além disso, outras marcas como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay podem ser bons incentivos para quem quer comprar, já que estão relacionadas aos smartphones das pessoas e, por isso, representam um pagamento na palma da mão o tempo todo.

Assim como no caso do Pix, avalie na sua plataforma de e-commerce a possibilidade de oferecer esse meio de pagamento. Também vale consultar taxas e regras de uso para vender online e receber por carteiras digitais.

Com todas essas informações, agora é com você! Entenda bem o comportamento do consumidor e o que está acontecendo no mercado e, principalmente, analise todo ciclo financeiro do seu negócio para tomar as decisões mais estratégicas.

E sempre que precisar, conte com o Sebrae, nós temos cursos, orientações e consultorias que podem ajudar você nesse desafio.

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

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