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Varejo: conhecer os clientes para alavancar resultados

Veja como conhecer os clientes é um dos pilares fundamentais para alavancar os resultados de qualquer negócio

Publicado em
29/10/2024 18:35

Tempo de
leitura: 7min

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Veja como conhecer os clientes é um dos pilares fundamentais para alavancar os resultados de qualquer negócio

Você conhece bem o perfil dos seus clientes? Considera as necessidades e comportamentos deles na hora de definir estratégias de vendas?

Por contar, muitas vezes, com um público diverso, traçar um perfil de público-alvo pode ser considerado um desafio para os varejistas.

No entanto, ter informações sobre os consumidores e fazer uma análise desses dados é fundamental para aqueles que desejam melhorar os resultados.

Com essas informações, um varejista pode, por exemplo, personalizar o atendimento e focar na venda de produtos específicos, que ofereçam soluções para as necessidades de determinado público.

A seguir, vamos entender a importância de conhecer os clientes mais a fundo e saber quais são as formas mais comuns para reunir esses dados.


 
 


 

Perfil do cliente

Podemos definir o perfil do cliente como o conjunto de características, comportamentos e valores de um público.

Essa reunião de informações pode considerar fatores sociais, geográficos, culturais e comportamentais para traçar um perfil do público-alvo atendido pelo negócio.

Alguns dados que podem ser relevantes para os varejistas são:     

  • Idade;     
  • Gênero;     
  • Renda;     
  • Ocupação;     
  • Região;     
  • Hábitos de consumo;     
  • Estilo de vida;     
  • Interesses;     
  • Valores;     
  • Frequência de uso do produto;     
  • Afinidade com a loja.

Por que é importante?

Mas, por que essas informações são importantes para os varejistas? Porque, através da análise desses dados, é possível entender quais são os desejos e necessidades dos clientes.

Esse conhecimento é fundamental para orientar estratégias de marketing e vendas mais precisas e que ofereçam, de fato, soluções para esse público.

Conhecer o perfil dos clientes também permite aprimorar o atendimento e definir qual a melhor forma de abordar as pessoas e oferecer os produtos disponíveis.

Vale lembrar que as informações sobre os clientes são importantes tanto para os negócios mais diversos quanto para os varejistas que desejam apostar na segmentação.

Mais benefícios

Além de melhorar as estratégias do negócio, conhecer bem o público traz outros benefícios para o varejo. São eles:     

  • Redução de prejuízos;     
  • Aumento das vendas;     
  • Maior satisfação dos clientes.


 
 


 

Reunindo informações

Agora que ficou clara a importância de conhecer o perfil dos clientes, você pode estar se perguntando como fazer isso.

Para responder a essa dúvida, reunimos algumas das formas mais comuns de ter acesso a informações sobre os consumidores e analisá-las.

Cadastros atualizados

Uma das maneiras de reunir dados dos clientes é através de cadastros. Eles permitem ao varejista conhecer mais sobre os clientes atuais e, com isso, perceber padrões.

Geralmente, cadastros reúnem informações como idade, gênero, renda, estado civil e região. No entanto, também é possível registrar as interações com os clientes, como dúvidas ou, até mesmo, reclamações.

É fundamental que esses cadastros sejam atualizados constantemente para que possam orientar corretamente as ações do estabelecimento. E, não se esqueça que esses dados devem estar centralizados e acessíveis.

Pesquisas de mercado

Para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o público, uma boa solução é realizar pesquisas de mercado.

Hoje, pesquisas podem ser aplicadas através de formulários impressos, por e-mail ou, até mesmo, por WhatsApp.

Através delas, é possível entender melhor as preferências, opiniões e as insatisfações dos consumidores em relação ao atendimento e às soluções oferecidas.

As pesquisas de mercado são ferramentas simples, mas eficientes. Lembre-se: muitas vezes, a melhor forma de conhecer os clientes é perguntar.

Análise das redes sociais

As redes sociais trazem informações valiosas sobre as preferências e comportamentos dos clientes.

Muitos consumidores têm, hoje, perfis nas redes sociais e estudá-los pode ser uma ótima forma para orientar estratégias de vendas.

Redes sociais como o Instagram, por exemplo, são importantes canais de vendas e relacionamento. Utilize-as para criar enquetes para avaliar as prioridades do seu público.

Essas informações também podem ser úteis para promover o perfil da loja e engajar os seguidores a interagir com as postagens e anúncios da loja.

Padrões de comportamento

Observar padrões de comportamento dos clientes é outra boa forma de conhecer melhor o público-alvo.

Essas informações podem ser agrupadas, considerando as semelhanças, para orientar campanhas ou ações específicas.

Ainda que essa observação possa levar tempo e ser trabalhosa, os resultados podem compensar no final.


 
 


 

A Loja do Preso

Um exemplo de varejo que considera o perfil e as necessidades do público-alvo é A Loja do Preso, localizada em Belo Horizonte (MG).

A loja foi fundada, em 2018, por Péricles Gomes Ribeiro, que chegou a ficar 83 dias preso. Quando saiu, encontrou dificuldade em arrumar trabalho e decidiu empreender.

Ao lado da esposa, Michelle Kellen de Almeida, ele utilizou a vivência desse período para abrir o próprio negócio e oferecer produtos que são necessários na rotina dos detentos.

Na loja, são vendidos cobertores, roupas, produtos de higiene e outros artigos úteis para a população encarcerada.

O empreender oferece às famílias dos presos listas daquilo que pode ou não entrar nas unidades prisionais, seguindo as regras e especificações sobre cada produto.

Para facilitar o acesso e percebendo as necessidades desse público, Ribeiro também comercializa kits completos, que são enviados para os presos pelas famílias.

Conheça seu cliente!

Saber mais sobre os hábitos e necessidades dos clientes só traz ganhos para um estabelecimento.

Ter acesso a essas informações e saber analisá-las permite ao negócio oferecer os melhores produtos e, ainda, pode fidelizar esses consumidores, que se sentem plenamente atendidos.

Então, não perca mais tempo! Seja apenas conversando ou aplicando pesquisas, alavanque os resultados do seu varejo conhecendo melhor os clientes.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 29/10/2024 18:35

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