Para muitos empreendedores, pagar a própria remuneração pode ser uma tarefa muito confusa. O ponto de partida é estabelecer, de forma estratégica e clara, as funções desempenhadas antes de definir o salário a ser pago.
Para definir um valor coerente do trabalho realizado é preciso considerar algumas variáveis importantes, como o grau de responsabilidade e o tamanho da empresa.
Uma prática interessante para se ter como base ao remunerar empreendedores e sócios é simular a contratação de um colaborador que irá desempenhar as respectivas funções de cada um. Assim, é possível levantar um possível valor de remuneração.
Vale lembrar que um empreendedor pode desempenhar dois papéis em seu negócio, e esse é um ponto importante quando tratamos do assunto remuneração. Quer saber mais sobre o tema? Neste vídeo, o analista do Sebrae Minas Cristiano Andrade fala um pouco sobre esses e outros aspectos importantes sobre o pró-labore.
Dê o play e confira!
Entendeu como receber a própria remuneração? Essas e outras dúvidas, conte com o Sebrae! Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.