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Moda: 8 dicas para a sua confecção preparar as vendas de fim de ano

Saiba como preparar as vendas de fim de ano e aproveitar a oportunidade para aumentar os resultados da sua confecção

Publicado em
06/11/2024 14:21

Tempo de
leitura: 5min

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Saiba como preparar as vendas de fim de ano e aproveitar a oportunidade para aumentar os resultados da sua confecção

As roupas sempre aparecem entre as principais opções de presentes de Natal. Em 2023, 60% dos consumidores pretendiam presentear parentes e amigos com peças de vestuário, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Essa demanda dos clientes por roupas costuma aumentar as vendas do varejo do fim do ano. Mas, para que as lojas tenham peças em estoque, as confecções precisam se organizar para atender aos pedidos que chegam.

Esse planejamento para o fim do ano envolve, entre outros processos, a organização da produção, definições de prazos e uma boa comunicação com os clientes.

Vamos, então, apresentar oito dicas que podem ajudar a sua confecção a se preparar para esse período de alta demanda.


 
 


 

8 dicas para preparar as vendas de fim de ano

1 - Crie um planejamento estratégico

Comece pelo básico e crie um planejamento estratégico que considere a sazonalidade. Nessas horas, não é bom contar com o improviso.

Ao documentar o plano de ação, você define todos os objetivos a serem alcançados com a operação. O planejamento estratégico também agiliza a tomada de decisões, uma vez que tudo estará contemplado no documento.

2 - Pense na compra de insumos

Quais são os materiais que a confecção vai precisar para produzir as peças e atender à demanda desse período? E em quais quantidades?

Faça uma lista de todos os insumos que devem ser adquiridos para a produção. Seja detalhista, não pode faltar nada!

Manter relações com bons fornecedores, que oferecem materiais de qualidade, a preços justos e com entrega garantida ajuda muito neste momento.

3 - Planeje os pagamentos

Uma vez definidos quais são os materiais necessários e as quantidades, é preciso lembrar que esses insumos precisam ser pagos.

Não importa se as condições acertadas foram para pagamento em 30, 60 ou 90 dias, tudo precisa estar muito bem registrado para que os compromissos possam ser honrados nas datas previstas.

4 - Organize a estrutura de operação

Essa é uma dica que serve para qualquer época do ano, independente da demanda. É fundamental que a estrutura da confecção esteja organizada e que o layout da fábrica facilite a produção.

É importante que a operação esteja dividida em setores, como modelagem, corte, costura e estoque. Os insumos adquiridos para a produção também devem estar bem organizados.

A disposição dos equipamentos também deve ser pensada ou repensada para evitar movimentações desnecessárias e que possam atrapalhar a confecção das peças.

5 - Estabeleça escalas de trabalho

Pensando no volume de trabalho dessa época, pode ser interessante organizar uma escala para os funcionários.

Esse arranjo permite que todos os pedidos possam ser produzidos e entregues sem sobrecarregar a equipe.

6 - Defina prazos

Como a demanda costuma aumentar muito no fim do ano, é necessário definir uma data-limite para o recebimento dos pedidos.

Para garantir a entrega, também é essencial estabelecer prazos de entrega das peças, considerando a logística.

7 - Mantenha os clientes informados

Os clientes precisam ser informados sobre as datas-limite para a chegada dos pedidos e, também, sobre os prazos de produção e entrega.

É muito importante que a equipe de vendas inicie o contato com os clientes com antecedência, levando em conta o volume de produção da época.

8 - Gerencie o estoque

Fazer um bom gerenciamento do estoque traz segurança para a confecção, pois, assim, ela garante que todos os pedidos vão ser atendidos e entregues nos prazos estabelecidos.

Ter uma rotina de registro constante do inventário, tanto dos insumos quanto das peças produzidas, otimiza as linhas de produção e assegura o envio das encomendas.


 
 


 

Supervisão das etapas

Essa pode ser considerada uma dica extra: para que todas as etapas de produção funcionem bem, não se esqueça de supervisioná-las.

Pense que a supervisão serve para que eventuais falhas possam ser identificadas e corrigidas a tempo.

Mais do que ter um planejamento para atender à demanda do fim do ano, é preciso garantir que ele está sendo cumprido como deve.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 06/11/2024 14:21

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