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Adequação de estoques a sazonalidade

Entenda de que forma a sazonalidade impacta a gestão de estoque

Publicado em
21/06/2024 20:22

Tempo de
leitura: 4min

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Entenda de que forma a sazonalidade impacta a gestão de estoque

Uma rápida consulta ao dicionário em busca do significado do termo sazonalidade, tão lembrado quando falamos em gestão de negócios, nos traz a seguinte definição: “Relativo ou próprio de uma estação do ano; estacional”

Olhando para essa definição, logo nos lembramos de situações ou exemplos como aumento da venda de produtos como vestuários de banho, sorvetes e ventiladores quando chega o verão ou de aquecedores, cobertores e agasalhos no inverno.


 
 


 

Vendas, sazonalidade e estoques: Tudo está ligado!

A definição de sazonalidade deve ser entendida de maneira mais ampla e, por isso, seu impacto na gestão de estoques precisa ser analisado com cuidado. Uma ampliação do conceito nos remeteria a entender a sazonalidade como a alteração na atividade empresarial ligada a momentos distintos, que podem (sim!) ser estações do ano, mas também podem ser meses diferentes, datas comemorativas e até mesmo datas diferentes dentro de um próprio mês ou mesmo de semana. 

Suas vendas de calçados em setembro são menores que em dezembro? Sua lanchonete apresenta vendas menores em uma terça-feira do que em um sábado? O impacto de uma data comemorativa como o Natal para uma loja de calçados ou a presença de um menor fluxo de pessoas em um determinado restaurante em dias úteis em comparação com um dia do fim de semana são características que precisam ser reconhecidas, registradas, estudadas...

Qual o impacto da sazonalidade na gestão de estoque?

É verdade que cada setor ou tipo de negócio tem suas peculiaridades. Porém, algo é comum à maior parte das atividades empresariais e está no cerne da discussão sobre a influência da sazonalidade nos estoques: o fato de que geralmente precisamos antever o volume de vendas para fazer compras e estocar. Ou seja, estoque é um item que antecede as vendas. Agrega-se complexidade aqui quando reconhecemos a dificuldade de se prever as vendas.

E, como se diz que o importante é ter o estoque no volume certo e na hora certa, precisamos conversar sobre como fazer uma boa projeção de vendas. Para começar, leve sempre em conta seus registros históricos para entender como suas vendas oscilam ao longo do ano. Períodos de vendas maiores devem ser antecedidos de compras maiores, enquanto momentos para os quais se espera uma venda mais baixa não demandam alto volumes de compras.

Procure o máximo de detalhamento aqui. Não apenas liste as vendas globais, mas, de preferência, tente entender a venda por produto. Acrescente a esse dado tendências de mercado para o seu setor. Ele está aquecido este ano, com vendas mais altas? Ou sofrendo com uma crise ou algo do tipo? Incorpore essa informação a uma projeção de crescimento ou diminuição das suas vendas para o período em questão. Além disso, é importante considerar a data que o produto precisa estar disponível e o tempo previsto de entrega.

Por se tratar de informações sobre o futuro, erros de projeções podem ocorrer. É normal que aconteçam. Procure elaborar cenários para o caso de suas vendas serem maiores ou menores do que sua previsão inicial. E não se esqueça que projetar é um exercício que será aprimorado ano após ano com o ganho de experiência na tarefa. O importante é começar!

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 21/06/2024 20:22

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