Uma dificuldade sempre lembrada por todos que gerenciam um negócio diz respeito a controlar estoques. Sabemos que ele representa dinheiro parado, mas ao mesmo tempo há um custo se há falta, pois, meu cliente fica insatisfeito, perde vendas, etc. Para piorar a situação, essa dificuldade aumenta quando são muitos produtos para gerenciar e aumenta ainda mais quando há variações de cada tipo de produto como, por exemplo, no caso dos estoques por grade.
Fique pode dentro do que é o controle de estoque por grade
Quando falamos em grades de produtos, virá logo à cabeça o exemplo de vestuário e calçados, com diversas cores, tamanhos e modelos. Mas podemos pensar em outros exemplos, como uma empresa de bebidas que vende diversas bebidas em embalagens de tamanhos diferentes, itens com a característica de ter zero açúcar, entre outras. Ou uma empresa de condimentos, que tenha um tempero de alho e sal nas opções com e sem pimenta, em embalagens de 100g, 500g, 1kg... são muitas as possibilidades.
Controlar um estoque por grade significa agrupar os produtos de acordo com algumas características, como tamanho, cor, modelo ou alguma outra característica capaz de distinguir o produto. Em suma, em grades, estamos tratando os mesmos produtos, com o mesmo preço, mas com alguma(s) característica(s) que o(s) diferencia(m).
Quais as vantagens de se controlar o estoque por grade?
A primeira e, talvez, maior delas é a organização. Ter em uma mesma prateleira todos os calçados 36, independente do modelo, e nas prateleiras acima, respectivamente, 37, 38, etc. facilita muito a organização. O vendedor, ao buscar um calçado para uma cliente que calça 36, terá facilidade de encontrar produtos, pois estarão muito bem organizados.
Outra vantagem clara é que organizar assim facilita ofertar outros produtos, outras opções, já que a grade organizada ajuda o vendedor a visualizar alternativas. A pessoa queria um determinado calçado e o vendedor foi ao estoque buscar. Mas, ao olhar para as opções daquele número, visualizou opções alternativas que podem satisfazer e até gerar uma compra adicional. Isso acaba gerando também mais agilidade no atendimento.
Outra vantagem é a percepção clara da demanda (fica até mais visual a informação sobre o que sai mais e o que sai menos, ou o que está faltando). Nesse sentido, há um benefício complementar aqui: como tenho visualização facilitada, a programação de compras poderá ser feita de maneira mais eficiente.
Por fim, uma vantagem que também vale a pena mencionar é a maior facilidade para analisar relatórios. A própria codificação dos produtos pode respeitar a lógica da grade. Assim, o ideal seria usar código diferente para características diferentes. Um determinado modelo de sapato que tem variações de cor pode ter um código com uma parte comum – afinal, é o mesmo modelo de sapato – e uma parte específica para cada cor. Na hora de gerar relatórios, essa codificação traz mais clareza ao analista.
E você, já tinha parado para pensar nos benefícios desse tipo de organização nos seus estoques?
Dúvidas? Conte com o Sebrae! Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.