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Supermercado: 5 dicas para fazer a precificação de produtos

Descubra como equilibrar custo, competitividade e lucro ao definir os preços dos produtos no seu supermercado

Publicado em
26/08/2024 18:06

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Descubra como equilibrar custo, competitividade e lucro ao definir os preços dos produtos no seu supermercado

O setor de supermercados tem obtido resultados significativos e que reforçam a importância desses negócios para a economia brasileira, seja em relação aos resultados ou aos postos de trabalho criados.

Um levantamento, feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mostra que, em 2023, o setor supermercadista alcançou a marca de pouco mais de R$ 1 trilhão em faturamento, considerando todos os formatos de negócios e canais de distribuição.

Ainda de acordo com os dados, o desempenho positivo das mais de 414 mil lojas, considerando redes e pequenas empresas, representa cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Mas, não é só isso. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), também em 2023, o comércio varejista de mercadorias em geral e supermercados gerou quase 40 mil postos de trabalho, sem contar os minimercados, que foram responsáveis pela abertura de quase 14 mil oportunidades.

Esses resultados podem estimular interessados a investir no setor, mas, como em qualquer outro negócio, é preciso estar preparado para engrossar esses números, não os defasar.

Um dos pontos centrais para o sucesso de um supermercado é a precificação correta dos produtos, que deve ser feita com racionalidade e precisão.

A partir de agora, conheceremos dicas que vão colaborar com o processo de definição dos valores dos itens oferecidos aos consumidores.


 
 


 

Precificação no supermercado

Precificação é o processo que define o valor a ser cobrado dos clientes por um produto ou mercadoria.

Quando ela é feita de forma correta, é encontrado um ponto de equilíbrio que considera:       

  • As despesas do negócio;       
  • A média dos preços praticados pelo mercado;       
  • O lucro desejado;       
  • A atração dos consumidores.

Chegar a esse equilíbrio é um desafio para qualquer negócio, especialmente quando falamos em supermercados.

A definição de preços é uma tarefa estratégica e deve ser encarada como tal. É um processo de lógica racional e que trabalha com uma margem de erro pequena.

Na precificação de produtos vendidos em supermercados, não há espaço, então, para decisões aleatórias ou que sejam tomadas no calor dos momentos.


 
 

Supermercado: 5 dicas para precificar

Agora que já entendemos a importância da precificação, vamos mostrar cinco dicas para definir os preços dos produtos de forma correta em um supermercado.

Conheça os custos

Conhecer todos os custos de um produto é o primeiro passo para uma boa precificação. E, aqui, não estamos falando apenas sobre a compra ou produção da mercadoria.

Quando pensamos em custos, devemos considerar, também, todo o investimento feito para ter um produto nas gôndolas e prateleiras.

Energia elétrica, água, impostos, salários, tecnologia, tudo isso precisa fazer parte do preço cobrado.

Os custos devem ser observados constantemente, uma vez que muitos deles podem variar de um período para outro.

Entenda as obrigações tributárias

Além dos custos, é importante entender sobre as obrigações tributárias do supermercado.

Para isso, deve-se levar em conta o faturamento anual do negócio, que vai orientar a base de cálculo e o tipo de tributação.

O entendimento sobre os regimes tributários auxilia na compreensão sobre quais impostos devem ser pagos.

Estabeleça uma margem de lucro

Mais do que custos, a precificação deve considerar, ainda, a margem de lucro estabelecida pelo supermercado.

Haverá momentos, por exemplo, em que o objetivo será vender toda a mercadoria do estoque e, nesses casos, nem sempre é possível trabalhar com uma margem de lucro.

O ideal, no entanto, é ter um valor de venda que cubra os custos com aquela mercadoria e ainda gere algum rendimento para o negócio.

Analise concorrência e demanda

Fatores externos também devem ser considerados no processo de precificação. Um deles é a concorrência, ou seja, os preços praticados no mercado.

Conhecer a realidade dos concorrentes pode ajudar a atrair clientes com preços mais competitivos, quando for possível.

Além disso, é essencial fazer uma análise sobre a demanda dos consumidores para ajustar os preços e a margem de lucro, se necessário.

Esteja atento aos produtos notáveis

Produtos notáveis são aqueles mais procurados pelos clientes de um supermercado. Exatamente por isso, os consumidores costumam ter noção de quanto costumam pagar por eles.

Arroz, leite, batata, carne e ovos são alguns exemplos de produtos notáveis, mas é importante que cada estabelecimento faça uma análise criteriosa para identificá-los, considerando as especificidades do negócio.

Essa atenção aos produtos notáveis pode contribuir com a estratégia de precificação e trazer vantagens, como o aumento das vendas e a melhora da imagem do supermercado junto aos consumidores.

E as promoções?

Que cliente não quer uma promoção, não é mesmo? Para o supermercado, porém, é necessário ter critério na hora de pensar essas ações.

Geralmente, promoções são feitas para aumentar as vendas e tornar o negócio mais competitivo, mas também podem ter a finalidade de limpar o estoque ou tornar uma marca mais conhecida.

Sejam ofertas do dia ou do tipo “pague dois, leve três”, as promoções devem ser comunicadas de forma clara para não terem efeito contrário.

Também é importante observar se as promoções estão estimulando a compra dos demais produtos. Se isso não estiver acontecendo, a estratégia pode não ser viável para o negócio.

Então, na hora de planejar uma boa promoção, é preciso:       

  • Levantar números como custos, impostos, valor de venda e margem de lucro;       
  • Definir um objetivo;       
  • Calcular o valor da oferta;       
  • Comunicar a mensagem para influenciar na decisão de compra;       
  • Acompanhar os resultados.


 
 


 

Lembre-se: precisão

Já dissemos aqui, mas é sempre bom repetir: supermercados são negócios cuja margem de erro é pequena. Portanto, precisão é a palavra-chave para a precificação dos produtos.

Não deixe de considerar nenhum dado relevante, seja estratégico com as promoções e, com isso, ofereça os melhores preços aos consumidores sem comprometer o negócio.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 26/08/2024 18:06

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