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Estratégia e Gestão

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Estoques e ciclo de vida

Confira quais são as quatro etapas do ciclo de vida dos produtos

Publicado em
21/08/2023 19:39

Tempo de
leitura: 5min

Sebrae Minas - Estoques e ciclo de vida
Confira quais são as quatro etapas do ciclo de vida dos produtos

Todo produto, independente do setor ou de suas características, apresenta um ciclo de vida, uma curva de vendas e participação de mercado que vai desde o seu nascimento ou introdução, até seu declínio e morte. Assim, dizemos que as 4 etapas de um ciclo de vida são a Introdução, o Crescimento, a Maturidade e o Declínio

O tempo de duração de cada etapa varia de produto para produto e depende não apenas da gestão e das ações tomadas pelas empresas, mas também de fatores externos ligados a mercado, concorrência, preferências do consumidor, entre outros. É fácil lembrarmos de produtos que estão há anos no mercado e continuam com ótimas vendas. Da mesma forma, é provável que consigamos também pensar naqueles que foram introduzidos e rapidamente foram descontinuados.

Compreender o ciclo ajuda a entender que tipos de decisões precisam ser tomadas em cada fase: decisões ligadas a marketing, preços e, no caso do tema que vamos tratar aqui, decisões de estocagem. Então, vamos começar a olhar para cada uma das fases.


 
 


 

Por dentro das 04 etapas do ciclo de vida do produtos

Introdução

Na Introdução, os consumidores ainda conhecem pouco sobre o produto. Aqui há muito de aposta da empresa sobre possíveis níveis de venda. Será que meu produto será bem aceito? Vai atingir rapidamente um bom nível de vendas? Essas são perguntas comuns. O grau de incerteza atrelado a essa aposta sobre vendas futuras influencia fortemente nas decisões de compras e nos níveis de estocagem. Crescem aqui as chances de errar (para mais e para menos). Pesquisar mercado para entender perspectivas de vendas e ter uma boa gestão do capital de giro são fundamentais.

Crescimento

Na fase seguinte, chamada de Crescimento, aumenta o conhecimento do produto por parte dos clientes. Com isso, pode crescer sua aceitação e, consequentemente, as vendas. Um maior volume esperado de vendas precisa ser suportado por um maior investimento em estoques. Novamente, uma boa gestão de compras e capital de giro serão importantes. Contudo, como ainda é incerto em qual nível de vendas a empresa irá se estabilizar, as decisões de estocagem são muito suscetíveis a erros. Manter um estoque de segurança nos ajuda nesse caso a dar suporte a esse crescimento de vendas e não perder oportunidades.

Maturidade

A fase da Maturidade, a próxima dentro do ciclo de vida, é o grande desejo das empresas. Nela, como os consumidores estão acostumados com o produto e as vendas em estabilidade, há maior previsibilidade da gestão de estoques. Um controle histórico de entradas e saídas de produtos com o suporte de um bom sistema de informações ajuda bastante em cada etapa e aqui não seria diferente. Aqui uma ressalva: tome cuidado, pois nosso sucesso atrai olhares da concorrência, que provavelmente vai querer ganhar espaço e isso pode atrapalhar vendas.

Declínio

A última fase é a do Declínio. As vendas em queda por si só já poderiam ser consideradas um problema, mas aqui há uma possível preocupação adicional, uma vez que a empresa pode estar estocada. Além disso, muitas vezes se usa nessa fase a estratégia de abaixar preços, o que prejudica rentabilidade, ainda mais se for considerado que produtos podem ter sido comprados há tempos com custo de aquisição bem mais alto. 

Uma coisa que sempre se diz sobre o fim da vida de um produto é que a empresa deve planejar o seu fim (e não deixar que isso ocorra por imposição de forças externas, como mercado e concorrência). Se esse planejamento, de fato, ocorrer, fica mais fácil planejar as últimas compras e acompanhar a redução dos estoques. Além disso, ajuda a estudar como serão produzidos os últimos produtos. O problema é quando não planejamos e ficamos com estoque encalhado e sem uso futuro.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 21/08/2023 19:39

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