A importância da parceria e como usá-la
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Parcerias: por que são importantes e como usá-las em seu negócio

Saiba como firmar parcerias e sua importância para impulsionar o negócio

Publicado em
08/08/2024 12:54

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Saiba como firmar parcerias e sua importância para impulsionar o negócio

Uma premissa que todo empreendedor deve conhecer é que não dá para fazer sucesso sozinho.

Em momentos de crise, especialmente, parceiros podem ser decisivos para manter um negócio na ativa. Durante o período mais crítico da pandemia do coronavírus, por exemplo, muitas empresas se viram diante de dificuldades nunca vistas antes.

Portas fechadas, operação parada ou prejudicada e outros problemas foram enfrentados por empreendedores de diversos setores.

É nesse tipo de situação que fica ainda mais claro a diferença que faz ter um time de parceiros que pode ajudar.

Firmar parcerias com fornecedores, por exemplo, é uma boa prática em que todos os lados envolvidos ganham. Afinal, você pode planejar ações promocionais conjuntas para manter ou aumentar as vendas. Assim, é possível manter a participação de ambos no mercado, fidelizar clientes e, até, tornar as marcas mais competitivas.

Neste conteúdo, vamos explorar algumas possibilidades que podem mudar o rumo do seu negócio por meio de parcerias. Leia para descobrir como firmar as melhores parcerias e como elas podem fazer a diferença.

Por onde começar a firmar parcerias

Ok, já falamos que parcerias podem trazer benefícios, mas por onde começar a firmá-las?

Antes de mais nada, antes de encontrar o seu parceiro ideal, é preciso desenvolver dois pontos fundamentais:        

  • Ter metas e estratégias claras.  
  • Saber como cada parte vai contribuir com o outro negócio.

Não adianta buscar parceiros estratégicos sem ter um objetivo claro. Como em qualquer estratégia de negócio, você precisa definir o que espera alcançar com esse tipo de ação. Da mesma forma, ambas as partes devem ter benefícios e estabelecer, logo de cara, qual o papel de cada parceiro para chegar aos objetivos propostos.

Vantagens práticas das parcerias

Aqui estão cinco maneiras pelas quais uma parceria estratégica pode ajudá-lo a expandir seus negócios.

1. Acesso a novos clientes

Uma parceria estratégica significa acesso a novos clientes, e embutido nisso está uma oportunidade de propaganda gratuita. Ao fazer parceria com outra empresa, você também poderá alcançar os clientes dela. Esta é uma estratégia de marketing incrivelmente eficaz, ampliando seu alcance para o dobro da clientela.

2. Oportunidade de alcançar novos mercados

Juntamente com um alcance estendido para uma variedade maior de clientes, sua marca agora pode expandir seus horizontes em áreas anteriormente inexploradas.

3. Valor agregado para clientes anteriores

Outro benefício de uma parceria estratégica é o valor que ela agrega para seus clientes fiéis. Alcançar clientes durante um período de crescimento pode ajudar a solidificar a fidelidade. Você quer mostrar aos clientes recorrentes que se importa, porque isso incentiva uma das ferramentas de marketing mais poderosas: o boca a boca. Os clientes que ouvem comentários positivos sobre sua empresa vão contar a seus amigos sobre isso.

Você quer clientes satisfeitos que promovam seus serviços. Ao estabelecer raízes com outras empresas, você aumenta a chance de conseguir alguns desses anunciantes gratuitos.

4. Reconhecimento da marca

Outro resultado importante de uma parceria é a construção e o aumento do conhecimento da marca. A coisa mais importante que você pode fazer pela sua pequena empresa é sair por aí e deixar que as pessoas saibam quem você é. Quando você faz parceria com outras organizações ou influenciadores, há mais chances de as pessoas serem expostas ao seu logotipo e outras marcas, criando curiosidade orgânica.

O reconhecimento da marca é um primeiro passo importante para se tornar um nome familiar. Você pode conseguir isso combinando seu serviço com um parceiro de sucesso que possui uma grande base de clientes. Depois de fazer isso, em breve outras empresas solicitarão que você faça parceria com elas.

5. Confiança na marca

A confiança na marca surge naturalmente de uma boa parceria comercial. Quando as pessoas virem que você trabalha bem com outras pessoas e gera lucro com isso, elas estarão mais dispostas a ajudar e apoiar seus negócios. Tudo faz parte da criação de uma rede saudável, estável e produtiva. Você é tão bom quanto as pessoas que o ajudam, portanto, certifique-se de que sua empresa seja um investimento valioso para elas.

A melhor forma de entender como algo pode dar certo é conferindo uma história de sucesso, não é mesmo?

Há alguns anos, no Norte de Minas, 12 padarias se uniram em torno de um objetivo maior: torná-las mais competitivas com uma boa história de parceria.

Veja como os 12 empreendedores se uniram e conseguiram encontrar oportunidades para cooperar e fazer sucesso!


 


 

Quais parceiros buscar

Na hora de procurar as pessoas e empresas que serão parceiras do seu negócio, é importante buscar por quem tem os mesmos clientes que você. Nesse caso, não estamos falando dos seus concorrentes diretos, mas sim de outras empresas que atuam com as mesmas personas.

Nesse caso, você não precisa buscar parceiros que vendam os mesmos produtos que você. Pelo contrário, o importante é explorar parcerias que possam ampliar o seu público-alvo.

Uma oficina de carros tem os mesmos clientes de uma loja que vende peças para veículos, por exemplo. Uma loja de roupas pode ter o mesmo público de um varejista que só vende acessórios de moda. Sendo assim, um pode ajudar o outro no mercado, aumentando o alcance das marcas e fazendo com que a parceria seja positiva para ambos.

Para que algo benéfico surja dessa aliança, também é melhor procurar por empresas localizadas na mesma região que a sua. Pense em parceiros que tenham um alcance parecido e consigam atingir pessoas na mesma área que você.

Prospectando parceiros

Saber como chegar até o parceiro certo é essencial para quem quer encontrar as melhores oportunidades. O primeiro passo nesse caso é ter um e-mail ou outra forma de contato padrão para enviar aos possíveis parceiros da empresa.

Vale ressaltar que, embora seja padronizado, esse contato também deve ser personalizado. Afinal, apresentar a relevância do possível parceiro para sua empresa, adequando o conteúdo do que é enviado para a realidade dele, faz com que ele entenda a importância dessa parceria para seu empreendimento.

Em alguns casos, procurar o parceiro por telefone ou até pessoalmente pode facilitar a compreensão da sua proposta e inspirar a confiança que seu parceiro busca em você.

Parcerias comerciais

Você pode fazer parcerias com objetivos diversos, mas um dos mais importantes certamente é a parceria comercial.

Essa é uma ótima maneira de ampliar a cartela de clientes e possibilidade de negócios das duas empresas envolvidas, já que o objetivo desse tipo de parceria é fechar vendas para os dois lados. Assim, para empresas que não sejam concorrentes e podem complementar suas ações, as parcerias ajudam a aumentar o alcance da sua empresa para os consumidores.

Por exemplo, empresas que vendem aparelhos eletrônicos podem fechar parcerias comerciais com o objetivo de indicar e recomendar lojas de acessórios ou assistência técnica. Assim, o negócio das duas partes tem seu público e alcance maior, sendo um grande atrativo ao cliente, demonstrando maior segurança.

Encontre parcerias para publicidade

Você já deve saber que o cenário do marketing digital é igualmente amplo e competitivo.

Existem inúmeras ferramentas, canais, plataformas e estratégias diferentes para fazer marketing e conquistar clientes. Nesse cenário, mais uma vez, as parcerias entram em cena como uma possibilidade e tanto.

As redes sociais, por exemplo, estão recheadas de influenciadoras que divulgam produtos para um público de seguidores, incentivando-os a consumirem determinadas marcas. Encontrar pessoas com esse perfil e que vão de encontro com a identidade de sua empresa é uma ótima maneira de realizar parcerias para divulgação da marca, prospectando mais clientes e aumentando o alcance da empresa.

Mas cuidado, procure por influenciadores que tenham a mesma proposta que a sua empresa, uma vez que essa pessoa será a "cara" do seu negócio e representará seus produtos no mundo digital.


 
 


 

Dicas para gerenciar suas parcerias

Para finalizar, vamos passar por algumas dicas básicas para que você mantenha suas parcerias funcionando bem e gerando resultados:

Entenda as entregas

Você precisa determinar seus requisitos e esclarecer o que cada lado precisa entregar desde o início. Entenda os objetivos do seu parceiro e como a parceria se encaixa em suas estratégias de negócios antes de assinar.

Também é fundamental ser o mais transparente possível durante as negociações.

Certifique-se de entender os objetivos de seus parceiros e que eles entendam os seus. Fazer isso estabelece o precedente para manter o mesmo nível de confiança e visibilidade em toda a parceria.

Use as mesmas medidas de sucesso

Discuta os KPIs (Indicadores Chave de Desempenho) e as medições de sucesso antecipadamente. Certifique-se de que você está na mesma página sobre o que define o sucesso de ambas as partes e tente fazer com que eles correspondam. Se você tem metas diferentes que não podem ser medidas exatamente da mesma forma, defina metas internas adicionais para garantir que você e seu parceiro cumpram.

Esteja disposto a redefinir cronogramas e metas

Nem todo plano atinge marcos pré-estabelecidos na hora certa. Sempre surgem incertezas e contratempos, especialmente quando você coloca duas organizações separadas na mistura. Demonstre disposição para redefinir cronogramas e revisitar metas quando surgirem problemas.

Esteja preparado para gerenciar relacionamentos

Em alguns casos, você precisará cultivar relacionamentos para funcionarem bem juntos. Preencher lacunas e gerenciar novas questões que surgem ao longo do negócio e parceria. Você provavelmente precisará facilitar a tomada de decisão conjunta, especialmente se o contrato não estabelecer tudo o que precisa acontecer

Torne a cadeia de comunicação clara e mínima. Identifique as pessoas-chave que precisam trabalhar juntas e certifique-se de que possam confiar umas nas outras. Se necessário, estabeleça canais de comunicação exclusivamente para os indivíduos que trabalham entre as duas empresas para manter todos informados.

Especialmente em uma parceria de longo prazo, tente ser flexível. Trabalhe com seus parceiros de negócios para dinamizar e explorar além dos parâmetros de sua colaboração atual. Isso pode garantir que ambos estejam colhendo ativamente os benefícios, em vez de ficarem para trás.

Envolva toda a sua equipe

Nunca é uma boa ideia anunciar uma parceria negociada entre dois líderes e esperar que os membros da equipe o sigam. Envolver toda a equipe é vital para o sucesso, especialmente se for esperado que eles trabalhem com uma nova equipe. Mesmo que os membros da equipe não estejam envolvidos na negociação direta, conhecer os diferentes atores e definir seu papel certamente agilizará o lançamento da parceria.

As parcerias são sempre difíceis de manter, mas enquanto algumas são extremamente bem-sucedidas, outras precisam de um empurrãozinho. Para alcançar o primeiro, você precisa confiar, colaborar, comunicar e obedecer uns aos outros. Se ambos os parceiros estiverem abertos a novas ideias e caminhos criativos, isso lhe dará a vantagem necessária para crescer.

Como você viu neste artigo, contar com outras pessoas pode te levar muito mais longe. Agora, que tal aprender sobre como criar redes de contato que impulsionam os negócios

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 08/08/2024 12:54

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