Como uma rede de contatos pode ajudar a alavancar um negócio

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Como uma rede de contatos pode ajudar a alavancar um negócio

Saiba a importância de uma rede de contatos para o crescimento do negócio

Publicado em
03/01/2024 16:36

Tempo de
leitura: 12min

Sebrae Minas - Como uma rede de contatos pode ajudar a alavancar um negócio
Saiba a importância de uma rede de contatos para o crescimento do negócio

Há um ditado que quase todo mundo conhece, independentemente do setor em que trabalha: não é o que você sabe fazer, é quem você conhece. Embora você certamente não possa exagerar a importância da experiência, habilidades e trabalho duro, há muita verdade nesse ditado.

Promover relacionamentos com pessoas em todo o seu setor pode ajudá-lo a construir uma rede de conexões à qual você pode recorrer quando necessário. Por exemplo, as pessoas que mudam de emprego ou avançam com sucesso em suas carreiras frequentemente conseguem fazê-lo como resultado de uma das conexões que fizeram ao longo de sua vida profissional.

No entanto, construir uma rede de contatos não é apenas uma estratégia para avançar na carreira. Uma rede de contatos profissional também é essencial para o crescimento de um negócio. Como empreendedor, você não apenas se beneficiará de ter uma rede profissional para contar quando necessário, mas o crescimento contínuo dessa rede ajudará você a aproveitá-la em benefício de seus negócios.

Vamos descobrir agora o que é uma rede de contatos poderosa e, claro, conferir algumas dicas para criar a sua.


 
 


 

Networking e rede de contatos: o que é

Um termo essencial para conhecer é o networking. No inglês, essa palavra significa um processo de construir redes. No mundo dos negócios, é o networking que traduz a prática de se relacionar com outros profissionais e construir uma rede poderosa.

Uma rede de contatos profissional consiste nas conexões que você fez e nos relacionamentos que construiu ao longo de sua carreira. Mas essas conexões devem ser mantidas em algum nível se você quiser aproveitá-las no futuro.

Por exemplo, se você fez uma conexão com alguém do seu setor há uma década em um evento comercial, será um desafio recorrer a essa conexão se você nunca fez um esforço para manter contato. Por outro lado, se você mantiver contato, poderá descobrir que eles subiram na escada corporativa de uma empresa com a qual você deseja fazer negócios.

Essa conexão pode facilitar a construção de uma relação de trabalho entre suas empresas.

Quais os benefícios das redes de contatos?

Algumas das muitas vantagens que a rede traz para as empresas incluem:

Construir relacionamentos - o networking dá a você a oportunidade de se conectar com outras empresas, ajudando você a estabelecer relacionamentos eficazes com pessoas-chave em vários setores, que você pode chamar se necessário.

Soluções para problemas de negócios - se você estiver enfrentando um problema de negócios, a rede pode lhe dar acesso a outras pessoas que passaram por problemas semelhantes no passado e podem oferecer conselhos valiosos e possíveis soluções para ajudá-lo a seguir em frente. Você também pode descobrir que a orientação de melhores práticas é promovida por meio de redes de negócios que podem ajudar a simplificar sua operação.

Oportunidades de negócios - o networking oferece uma abertura para outras pessoas e organizações que podem levar à identificação de novas oportunidades de negócios ou ao estabelecimento de novas parcerias na busca de novos empreendimentos comerciais.

Ajudar os outros - assim como o networking pode fornecer conselhos e soluções de negócios úteis, você, por sua vez, pode ser uma fonte de ajuda para os outros, dando-lhe um grande sentimento de orgulho e satisfação. Também ajudará a melhorar sua reputação profissional.

Benchmarking - networking dá ao seu negócio a oportunidade de medir o desempenho do seu negócio em relação a outras organizações similares, dando uma indicação de seus pontos fortes e áreas onde melhorias podem ser necessárias.

Novos clientes ou fornecedores - a rede pode ajudá-lo a identificar novos clientes ou fornecedores entre seus membros ou com base nas recomendações de outras pessoas do grupo.


 
 


 

Como usar sua rede de contatos do jeito certo

Ter uma extensa rede profissional cheia de pessoas com quem você mantém contato regular não vai adiantar muito se você nunca aproveitar essas conexões. Saber como usar suas conexões para ajudar em seus negócios é essencial para obter valor de sua rede profissional. Considere estas maneiras de usar sua rede profissional em benefício de sua empresa:

Reviva relacionamentos antigos

Entrar em contato com conexões que você fez no passado, mas com as quais perdeu contato, é uma ótima maneira de expandir sua rede profissional existente. Por exemplo, ex-alunos de sua alma mater que estudaram na mesma área que você, podem ser muito benéficos. Eles podem trabalhar no mesmo setor e podem até ocupar cargos de tomadores de decisão em suas respectivas empresas, tornando-os relacionamentos valiosos que valem a pena revisitar. Relacionamentos anteriores estarão mais inclinados a reacender sua conexão com você, especialmente se ambos estiverem trabalhando no mesmo setor e houver uma chance de que vocês possam se ajudar em um futuro próximo.

Fortalecer relacionamentos existentes

Os relacionamentos existentes precisam ser mantidos para que você possa continuar a fortalecê-los. Fortalecer um contato existente é quase como nutrir um lead. Mesmo que o relacionamento seja com um cliente atual, apenas estender a mão e desejar-lhe um feliz aniversário sem segundas intenções mostra a eles que você se preocupa com o relacionamento que eles têm com você e fortalecerá esse relacionamento. Quanto mais fortes forem suas conexões existentes, mais você poderá confiar em suas conexões para obter ajuda ou favores. Claro, você também precisará fornecer assistência e favores de vez em quando, o que também ajudará a fortalecer esses relacionamentos.

Cultive novos relacionamentos

O networking profissional pode ajudá-lo a cultivar novos relacionamentos de algumas maneiras diferentes. Primeiro, alimente novas conexões que você fez para desenvolver esses relacionamentos em algo mais substancial. Por exemplo, talvez você tenha conhecido alguém responsável pelas vendas de uma empresa de software em uma feira. Você tem o cartão de visita deles, que contém um e-mail. Mesmo que você não precise do software deles, comece a cultivar esse relacionamento, pois seus serviços ou conhecimentos podem ser úteis no futuro. Quanto mais você desenvolver novos relacionamentos, mais oportunidades surgirão. Um novo contato pode até apresentá-lo a alguém que ele acha que pode ajudar sua empresa por ter se envolvido com ele alguns meses após sua reunião inicial.

Amplie sua mensagem

Você pode aproveitar sua rede profissional para ampliar sua mensagem. Por exemplo, líderes e influenciadores do setor podem fazer parte de sua rede. Se eles entenderem sua mensagem, poderão divulgá-la de forma mais eficaz em seu nome. Essa defesa pode levar sua mensagem a gerar mais reconhecimento e fortalecer a identidade da marca de sua empresa.

Demonstrar autoridade e experiência

Para que o networking profissional funcione, tem que ser uma via de mão dupla. Oferecer sua autoridade e experiência a seus contatos para ajudá-los a superar seus desafios específicos ajudará a fortalecer os relacionamentos. Essas pessoas estarão muito mais dispostas a intervir e ajudar em troca. Ao mostrar sua autoridade e experiência, você construirá uma reputação em toda a sua rede como alguém em quem as pessoas podem confiar. Essa reputação resultará em muitos profissionais se esforçando para fortalecer o relacionamento com você e, potencialmente, outros profissionais atualmente fora de sua rede entrando em contato também.

Construindo sua rede: dicas práticas para começar

Networking é uma habilidade útil por si só para conhecer novas pessoas e desenvolver relacionamentos pessoais e comerciais que podem ser mutuamente benéficos para ambas as partes nos próximos anos.

Os eventos de networking podem ocorrer dentro de um setor, comunidade ou grupo de negócios, dando a você oportunidades de conhecer pessoas com uma ampla variedade de habilidades e recursos que podem trazer para sua mesa.

Envolva-se em associações e organizações do setor, grupos locais da Câmara de Comércio e clubes profissionais de pessoas com ideias semelhantes. Participe de conferências, reuniões e eventos on-line onde outros profissionais de planejamento de negócios e eventos estarão presentes. Participe de conselhos comunitários ou em cargos de liderança de serviço. Ao assistir, participe. Vá a esses eventos munido de um punhado de cartões de visita e com o objetivo de conhecer e interagir com um certo número de novos contatos.

Em eventos e outras situações com o objetivo de networking, siga algumas dessas dicas do especialista em networking Dale Carnegie, cujo livro de 1936, How to Win Friends and Influence People, oferece dicas para transformar estranhos em amigos:

Sorria: verificar sua expressão facial pode naturalmente ajudar as pessoas a gostarem de você.

Faça perguntas: não aborde cada novo contato como alguém que pode fazer algo por você. Mostre interesse em algo que eles estão fazendo ou faça uma pergunta em um grupo que se concentre no tópico em questão.

Ouça: a maioria das pessoas adora falar sobre si mesmas, então ouvir é uma ótima maneira de se envolver em uma conversa sem ter que liderar a discussão.

Use os nomes das pessoas: isso não apenas ajuda a solidificar a nova pessoa em sua mente, mas também ajuda a deixar a outra pessoa à vontade.

Use redes sociais: as redes sociais não têm esse nome à toa. Elas são ótimas plataformas para que você mantenha o contato com pessoas importantes para seu dia a dia. No caso das redes de contatos, vale utilizar o LinkedIn, que é uma rede voltada para o profissional, para não perder o contato com quem mais interessa.

Vamos continuar aprimorando sua rede de contatos para melhores resultados nos negócios? Então não deixe de ler também: Parcerias: por que são importantes e como usá-las em seu negócio.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 03/01/2024 16:36

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