Metas e oportunidades do Plano Nacional de Turismo
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Plano Nacional de Turismo: documento de oportunidades para o setor

Entenda como as metas e tendências do Plano Nacional de Turismo orientam iniciativas e revelam oportunidades de negócios

Publicado em
25/10/2024 14:23

Tempo de
leitura: 8min

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Entenda como as metas e tendências do Plano Nacional de Turismo orientam iniciativas e revelam oportunidades de negócios

O turismo é um dos setores mais importantes da economia no mundo todo, sendo responsável, inclusive, por estimular resultados positivos em outras áreas.

Dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) projetam que, em 10 anos, o turismo vai gerar uma receita equivalente a 11,4% da economia mundial.

Segundo o Relatório de Impacto Econômico do WTTC, o setor deve contribuir com US$ 16 trilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) dos países e criar 449 milhões de empregos no período.

No Brasil, o impacto econômico do turismo também é expressivo. Somente em 2023, de acordo com o Ministério do Turismo, o setor injetou R$ 752,3 milhões na economia, o que corresponde a cerca de 8% do PIB brasileiro.

Os resultados positivos, especialmente após a pandemia de Covid-19, estimulam o setor a planejar os próximos passos e incentivar o desenvolvimento dos negócios.

Diante deste cenário e com o objetivo de alavancar o turismo no Brasil, impulsionando a economia por meio da geração de emprego, renda e inclusão social, foi lançado o novo Plano Nacional de Turismo (PNT).

Além de estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento do setor nos próximos três anos, o documento também foi elaborado visando transformar o Brasil no principal destino da América do Sul para turistas.

Agora, vamos conhecer mais sobre os objetivos desse documento e as oportunidades que surgem com esse planejamento.


 
 


 

Plano Nacional de Turismo

Lançado na 8ª edição do Salão do Turismo, o Plano Nacional de Turismo foi elaborado por diferentes segmentos do setor e contou com a participação ativa dos membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT).

Aprovado por decreto no dia 12 de agosto de 2024, o PNT tem a função de ordenar e orientar as ações governamentais e o uso de recursos públicos para o desenvolvimento do setor até 2027.

O Plano Nacional de Turismo também foi estruturado com foco na sustentabilidade e na inclusão social. A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), foi tomada como base para o documento.

Metas do PNT

O PNT apresenta algumas metas para o desenvolvimento do turismo nos próximos três anos.

O objetivo principal é tornar o Brasil líder na recepção de turistas na América do Sul, tendo o turismo como vetor do desenvolvimento sustentável e da geração de emprego e renda.

O Plano Nacional de Turismo também estabelece como metas:      

  • Aumentar de 93 milhões para 150 milhões o número de viagens nacionais;       
  • Elevar de 2 milhões para 3 milhões o número de postos formais de trabalho no setor;       
  • Superar a marca de 5,9 milhões para 8,1 milhões de turistas internacionais que visitam o país, com o desafio de chegar a 10 milhões até 2027;       
  • Aumentar para 400 o número de municípios turísticos (nas categorias A e B), no Mapa do Turismo Brasileiro;       
  • Aumentar para US$ 8,1 bilhões a receita anual gerada por visitantes internacionais.

Desenvolvimento

As ações e metas do PNT são elaboradas a partir de 10 pontos. São eles:       

  • Desenvolvimento sustentável e ético;       
  • Redução das desigualdades;       
  • Geração de emprego e renda;       
  • Qualificação profissional;       
  • Investimentos em infraestrutura;       
  • Promoção e apoio à comercialização;       
  • Desburocratização e modernização;       
  • Foco na competitividade e inovação;       
  • Fortalecimento da gestão descentralizada;       
  • Metas quantitativas ambiciosas.

Oportunidades

Além de ordenar e orientar ações de desenvolvimento, o Plano Nacional de Turismo também traz tendências e oportunidades para empreendedores do setor.

A partir delas, é possível traçar planos e estratégias para a oferta de produtos e serviços que correspondam a essas demandas.

Vamos descobrir mais sobre as oportunidades destacadas pelo PNT.

Turismo regenerativo

O respeito pela natureza e cultura local estão na base dessa modalidade, cujas atividades procuram impactar o mínimo possível no meio ambiente.

Turistas que buscam essas viagens costumam assumir o compromisso com a conservação e a regeneração dos ecossistemas naturais do país.

Bleisure (viagens de negócios e lazer)

As viagens de negócios são um importante vetor do turismo e deram origem a essa tendência.

O bleisure é a união das palavras em inglês “business” (negócios) e “leisure” (lazer). O termo reflete a disposição dos turistas em mesclar atividades fora do local de trabalho habitual com opções de diversão.

Turismo de experiência

Essa é uma tendência que deve ganhar ainda mais força nos próximos anos. Nessa modalidade, os turistas buscam emoções e experiências únicas, que se transformem em memórias inesquecíveis após a viagem.

No turismo de experiência, os viajantes estão dispostos a interagir com o ambiente, o contexto local e as pessoas, gerando, inclusive, aprendizados. Quer saber mais sobre o turismo de experiência? Acesse o nosso artigo sobre essa tendência.

Roteiros flexíveis

Os turistas têm valorizado mais a espontaneidade e isso faz crescer a busca por roteiros flexíveis.

Ao invés de um planejamento detalhado, esses viajantes preferem deixar espaço para surpresas e dicas de locais, adaptando os roteiros a partir delas.

Viajando de forma independente e econômica, os turistas que optam por roteiros flexíveis procuram conhecer o maior número possível de lugares.

Turismo do sono

Outra oportunidade mencionada pelo PNT é o turismo do sono, que cresce junto com a consciência das pessoas sobre a saúde e o bem-estar.

Neste segmento, destinos oferecem atividades voltadas para o descanso e noites reparadoras, algo que atrai a atenção, inclusive, da população local.


 
 


 

Mais tendências

Além dessas oportunidades, o Plano Nacional de Turismo também destaca outras tendências, como:       

  • Viagens com propósito;       
  • Slow travel;       
  • Nomadismo digital;       
  • Turismo urbano;       
  • Turismo de luxo;       
  • Destinos inspirados pela mídia;       
  • Turismo musical;       
  • Experiências gastronômicas como motivação principal das viagens;       
  • Foco em experiências “refrescantes”;       
  • Viagens de trem;       
  • Viagens durante a baixa estação;       
  • Turismo de esporte;       
  • Astroturismo;       
  • Afroturismo.

Fortalecimento do setor

A partir das metas e tendências descritas no Plano Nacional do Turismo, ações do governo e da iniciativa privada podem ser pensadas para alavancar ainda mais o setor, que já contribui significativamente para a economia do país.

Além dos benefícios econômicos, como geração de emprego e renda, o PNT surge como uma referência para os negócios, capazes de auxiliar no fortalecimento do turismo brasileiro.

Micro e pequenas empresas de turismo devem se preparar para aproveitar as novas oportunidades destacadas no Plano Nacional de Turismo.

Investir em qualificação, práticas sustentáveis e inovação é essencial para atender às demandas de nichos emergentes, como o turismo regenerativo e de experiência.

O Sebrae pode auxiliar com consultorias e programas de capacitação, ajudando esses negócios a se adaptarem e crescerem nesse cenário promissor.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

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