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Turismo gastronômico: Estratégias para um negócio focado em turistas

Veja como experiências gastronômicas podem proporcionar vivências que vão além da oferta de comida de qualidade

Publicado em
22/07/2024 19:55

Tempo de
leitura: 8min

Sebrae Minas - Turismo gastronômico: Estratégias para um negócio focado em turistas
Veja como experiências gastronômicas podem proporcionar vivências que vão além da oferta de comida de qualidade

Comer é muito mais do que uma necessidade básica do ser humano. Através dessa prática, viajamos pela história, tradição e cultura de povos e regiões. Também é em volta da mesa que socializamos e trocamos experiências, sem contar a importância da atividade gastronômica para a economia.

A evolução e o desenvolvimento da gastronomia transformaram essa atividade em um elemento essencial, também, para outras áreas atreladas a ela, como o turismo.

Hoje, turistas que buscam conhecer diferentes culturas e territórios desejam experimentar os sabores das regiões para as quais viajam, também como forma de fazer uma imersão na história e nas vivências dos povos locais.

Gastronomia e turismo estão tão interligados que o elo entre as duas áreas deu origem ao termo “turismo gastronômico”.

Mas, como podemos definir esse conceito e de que forma negócios de alimentação podem se estruturar para receber turistas? É o que vamos ver a seguir.


 
 


 

Turismo gastronômico: o que é?

O turismo gastronômico é considerado um fenômeno recente e que ganhou impulso a partir do crescente interesse das pessoas em saborear pratos e ingredientes de diferentes regiões, assim como mergulhar na cultura e, até mesmo, nas formas de cultivo e produção desses alimentos.

Um levantamento, realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), mostra que a gastronomia é a terceira maior motivação para os turistas visitarem um destino, ficando atrás apenas do interesse cultural e da observação da natureza.

Se considerarmos que a alimentação faz parte do patrimônio cultural de povos e regiões, a atividade gastronômica ganha ainda mais relevância nesse cenário.

Não é de hoje que a gastronomia se mostra uma importante aliada do turismo, mas, por ser um fenômeno recente, o turismo gastronômico ainda possui muitas vertentes a serem exploradas.

Experiências gastronômicas

Levando em conta as possibilidades que se apresentaram diante da cooperação entre as áreas da gastronomia e do turismo, surgiu o conceito de experiência gastronômica, que também se inspirou no comportamento e desejo dos turistas por vivências especiais.

Para marcar esses momentos, as experiências gastronômicas foram além da oferta de comida de qualidade e agregaram outros elementos para conquistar os turistas.

Além do paladar, as refeições passaram a valorizar outros sentidos através dos aspectos visuais, ingredientes e diferentes texturas dos alimentos.

As experiências gastronômicas consideram, ainda, fatores como:         

  • Divulgação;         
  • Atmosfera do ambiente;         
  • Serviço;         
  • Apresentação dos pratos;         
  • Harmonização de bebidas;       
  • Avaliações e comentários sobre a experiência.

Além de negócios de alimentação, muitas experiências gastronômicas, hoje, são combinadas a passeios turísticos e outras atrações que envolvam os hábitos e culturas das regiões visitadas.

Exemplos de experiências gastronômicas  

  • Reykjavik Food Walk

Esse tour gastronômico, que une passeios turísticos à uma imersão na culinária da Islândia, foi eleito a experiência mais bem avaliada do mundo, de acordo com avaliações e opiniões de turistas no portal Tripadvisor.

O Reykjavik Food Walk é feito com pequenos grupos de turistas, acompanhados por guias locais. Além de visitas a pontos turísticos da capital da Islândia, o itinerário do passeio também considera cinco restaurantes locais e diferentes pratos da culinária do país.

A parte gastronômica do passeio envolve, além dos restaurantes, lojas e food trucks premiados. O cordeiro e o sorvete islandeses são alguns dos pratos tidos como destaques dos menus oferecidos aos turistas.  

  • Tour de Botecos

O mesmo ranking do Tripadvisor conta com um representante brasileiro. O Tour de Botecos, de Curitiba (PR), é considerado uma das 25 melhores experiências gastronômicas do mundo.

Aqui, a proposta é levar os turistas para um passeio a pé pela cidade e passando por três bares renomados da capital do Paraná. Além de um guia turístico, os roteiros incluem a degustação de até nove petiscos de botecos, inclusive opções vegetarianas.

O Tour dos Botecos é pensado para grupos de até 15 pessoas e alguns roteiros consideram, ainda, visitas ao Mercado Municipal de Curitiba.  

  • Rota do Queijo da Canastra

Minas Gerais é um estado conhecido por ter uma das melhores cozinhas do país. Também é um dos destinos mais procurados para quem busca experiências gastronômicas.

Uma das mais conhecidas é a Rota do Queijo da Canastra, um roteiro oferecido para até 12 pessoas por grupo. Os turistas conhecem o processo de produção dos queijos nas tradicionais fazendas da região.

Unindo gastronomia e turismo, o roteiro conta com um guia para levar os visitantes ao Parque Nacional da Serra da Canastra. Os grupos passam, ainda, pelas cidades de São Roque de Minas e Vargem Bonita.


 
 


 

Dicas para estruturar um negócio e receber turistas

Tem um negócio de alimentação e se interessou pelas possibilidades que o turismo e as experiências gastronômicas podem proporcionar? Então, aqui vão três dicas para estruturar o estabelecimento e receber os turistas.

1- Conheça bem o público-alvo e a região

Conhecer bem o público-alvo é o primeiro passo para oferecer experiências gastronômicas marcantes.

Tão importante quanto entender as demandas dos turistas é levar em conta, também, a vocação turística da região e, consequentemente, as possibilidades que podem ser exploradas.

Para o sucesso da empreitada, é essencial que os pratos e/ou produtos oferecidos tenham relação com a cultura e a história locais.

2- Estabeleça parcerias

Como já vimos, as experiências gastronômicas não são formadas apenas por bares e restaurantes.

Então, procure outros empreendedores locais ligados à área de turismo e estabeleça parcerias com eles.

Hotéis, pousadas, guias, produtores e agências podem ser parceiros fundamentais nessa oferta de momentos únicos aos turistas.

3- Capriche na ambientação

Experiências gastronômicas vão além dos sabores e envolvem a ambientação dos espaços que vão receber os turistas.

Então, além dos sabores dos pratos, capriche na decoração, iluminação, conforto e limpeza dos ambientes.

Símbolos, cores e aromas são ótimos elementos para apresentar aos turistas a cultura e o cardápio de determinada região.


 
 


 

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