Não é de hoje que as redes sociais viraram vitrines digitais, onde podemos admirar e escolher roupas e acessórios. Só que essa experiência se transformou ainda mais com o surgimento do live commerce.
O live commerce é um modelo de vendas que surgiu na China, em 2016, e rapidamente passou a ser encarado como uma oportunidade de negócios em outros países, inclusive no Brasil.
Por aqui, a moda é o setor que mais incorporou o live commerce à rotina de trabalho, de acordo com o relatório Live Shopping Brasil, desenvolvido pela startup Mimo.
Considerando esse modelo, ganham cada vez mais popularidade as lives provadores, que, além de servirem para aumentar as vendas, também ajudam a estabelecer um vínculo com os clientes na era digital.
Mas, afinal, o que é um live commerce? E como posso organizar e ter sucesso com uma live provador? Descobriremos as respostas a seguir.

Live commerce: o que é?
Basicamente, um live commerce é uma transmissão ao vivo pela internet que serve para divulgar e vender produtos.
Esse modelo de vendas ganhou força em 2019, durante a pandemia de Covid-19, e passou a ser uma alternativa para superar a distância física entre negócios e clientes.
Considerando a agilidade que a tecnologia traz para a jornada dos clientes, o varejo de moda não demorou a incorporar o live commerce para aumentar as vendas e humanizar o relacionamento digital com as pessoas.
Podemos dizer, então, que as principais vantagens do live commerce são:
- Agilizar a jornada de compra dos clientes;
- Tornar o processo de vendas mais humanizado;
- Aumentar a interação com as pessoas;
- Dar mais visibilidade aos negócios;
- Atrair mais clientes.
Live provador
Seguindo o modelo do live commerce, surgem as lives provadores, que tornam as experiências de compras ainda mais próximas.
Utilizando esses provadores on-line, os varejos de moda podem apresentar as peças aos seguidores; tirar dúvidas sobre caimento e combinações, por exemplo; e, claro, vender as roupas e acessórios divulgados.
Essas lives são pensadas para simular os provadores das lojas, por isso, varejistas e vendedores aparecem vestindo as peças, como se estivessem em frente ao espelho. Também é possível apresentar as roupas em manequins.
Antes de fazer uma live provador, é importante pensar no objetivo da estratégia, que pode ser limpar o estoque ou lançar uma nova coleção.
Também é fundamental pensar na infraestrutura, organização, divulgação e nas promoções que vão ser apresentadas, se for o caso.

4 dicas para fazer uma live provador
Quer fazer uma live provador nas redes sociais da sua loja? Então, aqui vão 4 dicas para ter sucesso nessa empreitada.
1- Organize o cenário
O cenário da live provador não precisa ser sofisticado, mas é importante pensar no espaço que vai ser utilizado para a transmissão.
Nessa preparação, é importante encontrar a posição ideal para o celular, considerando a iluminação do ambiente.
Para ter uma interação mais dinâmica, pense, ainda, em ter os looks separados em uma arara.
Ter um fundo limpo e organizado, que não cause distrações desnecessárias, também é importante.
2- Cuide da parte técnica
Para envolver os seguidores e proporcionar uma experiência positiva, é importante que a live provador tenha qualidade técnica.
Por isso, cuide para que a conexão e a capacidade da internet não deixem na mão. Ter um bom microfone vai garantir um áudio de qualidade à live.
Se o provador on-line for realizado através de uma plataforma ou aplicativo associado ao seu e-commerce, garanta a disponibilidade de todas as peças que serão expostas.
3- Mostre os detalhes das peças
Os seguidores querem ter experiências satisfatórias e seguras. Então, comece fornecendo todas as informações sobre a peça, como matéria-prima, acabamento e modelagem.
Mostre todos os detalhes das roupas, especialmente se elas tiverem estampas ou bordados.
Vestindo as peças, foque no caimento e destaque como elas podem ser combinadas para criar diferentes looks.
4- Faça um roteiro para a transmissão
Antes de fazer a transmissão, é fundamental fazer um roteiro e planejar como será a apresentação das peças.
Ao preparar o roteiro, pense na linguagem e organize a ordem das roupas e acessórios que vão ser divulgados.
Na hora da live, explique para a audiência exatamente o que será mostrado e lembre-se de não criar expectativas que não possam ser cumpridas.
Sucesso!
Depois da primeira experiência, faça lives provadores para divulgar promoções e anunciar novas coleções.
Em um mundo cada vez mais conectado, esse modelo de vendas pode aproximar um varejo de moda dos clientes e melhorar os resultados.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.