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Moda: 4 dicas para fazer uma live provador de sucesso

Descubra como vender produtos em um live commerce pode impulsionar os resultados do varejo no setor

Publicado em
25/10/2024 13:19

Tempo de
leitura: 6min

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Descubra como vender produtos em um live commerce pode impulsionar os resultados do varejo no setor

Não é de hoje que as redes sociais viraram vitrines digitais, onde podemos admirar e escolher roupas e acessórios. Só que essa experiência se transformou ainda mais com o surgimento do live commerce.

O live commerce é um modelo de vendas que surgiu na China, em 2016, e rapidamente passou a ser encarado como uma oportunidade de negócios em outros países, inclusive no Brasil.

Por aqui, a moda é o setor que mais incorporou o live commerce à rotina de trabalho, de acordo com o relatório Live Shopping Brasil, desenvolvido pela startup Mimo.

Considerando esse modelo, ganham cada vez mais popularidade as lives provadores, que, além de servirem para aumentar as vendas, também ajudam a estabelecer um vínculo com os clientes na era digital.

Mas, afinal, o que é um live commerce? E como posso organizar e ter sucesso com uma live provador? Descobriremos as respostas a seguir.


 
 


 

Live commerce: o que é?

Basicamente, um live commerce é uma transmissão ao vivo pela internet que serve para divulgar e vender produtos.

Esse modelo de vendas ganhou força em 2019, durante a pandemia de Covid-19, e passou a ser uma alternativa para superar a distância física entre negócios e clientes.

Considerando a agilidade que a tecnologia traz para a jornada dos clientes, o varejo de moda não demorou a incorporar o live commerce para aumentar as vendas e humanizar o relacionamento digital com as pessoas.

Podemos dizer, então, que as principais vantagens do live commerce são:    

  • Agilizar a jornada de compra dos clientes;    
  • Tornar o processo de vendas mais humanizado;    
  • Aumentar a interação com as pessoas;    
  • Dar mais visibilidade aos negócios;    
  • Atrair mais clientes.

Live provador

Seguindo o modelo do live commerce, surgem as lives provadores, que tornam as experiências de compras ainda mais próximas.

Utilizando esses provadores on-line, os varejos de moda podem apresentar as peças aos seguidores; tirar dúvidas sobre caimento e combinações, por exemplo; e, claro, vender as roupas e acessórios divulgados.

Essas lives são pensadas para simular os provadores das lojas, por isso, varejistas e vendedores aparecem vestindo as peças, como se estivessem em frente ao espelho. Também é possível apresentar as roupas em manequins.

Antes de fazer uma live provador, é importante pensar no objetivo da estratégia, que pode ser limpar o estoque ou lançar uma nova coleção.

Também é fundamental pensar na infraestrutura, organização, divulgação e nas promoções que vão ser apresentadas, se for o caso.


 
 


 

4 dicas para fazer uma live provador

Quer fazer uma live provador nas redes sociais da sua loja? Então, aqui vão 4 dicas para ter sucesso nessa empreitada.

1- Organize o cenário

O cenário da live provador não precisa ser sofisticado, mas é importante pensar no espaço que vai ser utilizado para a transmissão.

Nessa preparação, é importante encontrar a posição ideal para o celular, considerando a iluminação do ambiente.

Para ter uma interação mais dinâmica, pense, ainda, em ter os looks separados em uma arara.

Ter um fundo limpo e organizado, que não cause distrações desnecessárias, também é importante.

2- Cuide da parte técnica

Para envolver os seguidores e proporcionar uma experiência positiva, é importante que a live provador tenha qualidade técnica.

Por isso, cuide para que a conexão e a capacidade da internet não deixem na mão. Ter um bom microfone vai garantir um áudio de qualidade à live.

Se o provador on-line for realizado através de uma plataforma ou aplicativo associado ao seu e-commerce, garanta a disponibilidade de todas as peças que serão expostas.

3- Mostre os detalhes das peças

Os seguidores querem ter experiências satisfatórias e seguras. Então, comece fornecendo todas as informações sobre a peça, como matéria-prima, acabamento e modelagem.

Mostre todos os detalhes das roupas, especialmente se elas tiverem estampas ou bordados.

Vestindo as peças, foque no caimento e destaque como elas podem ser combinadas para criar diferentes looks.

4- Faça um roteiro para a transmissão

Antes de fazer a transmissão, é fundamental fazer um roteiro e planejar como será a apresentação das peças.

Ao preparar o roteiro, pense na linguagem e organize a ordem das roupas e acessórios que vão ser divulgados.

Na hora da live, explique para a audiência exatamente o que será mostrado e lembre-se de não criar expectativas que não possam ser cumpridas.

Sucesso!

Depois da primeira experiência, faça lives provadores para divulgar promoções e anunciar novas coleções.

Em um mundo cada vez mais conectado, esse modelo de vendas pode aproximar um varejo de moda dos clientes e melhorar os resultados.


 
 


 

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Publicado em 25/10/2024 13:19

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