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Supermercado: como o açougue pode aumentar o faturamento de uma loja

Conheça estratégias para alavancar a presença da seção de açougue no supermercado

Publicado em
05/11/2024 17:25

Tempo de
leitura: 6min

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Conheça estratégias para alavancar a presença da seção de açougue no supermercado

Quem resiste a um churrasquinho no fim de semana? Certamente, não os brasileiros, que devem consumir, em 2024, mais de 10 milhões de toneladas de carne. Segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), esse número indica que o consumo per capita do brasileiro deve ser de 32 quilos por ano.

Tal cenário coloca o Brasil na quinta posição no ranking de países que mais consomem carne bovina no mundo.

Seja no churrasco de fim de semana ou no prato feito do dia a dia, o consumo de carne impulsiona os açougues, especialmente aqueles que ficam dentro dos supermercados. Ter um açougue funcionando adequadamente e oferecendo cortes de qualidade aumenta o faturamento e o ticket médio de uma loja.

Mas, para que os bons resultados apareçam, é preciso ter atenção a alguns pontos. Vamos conhecer quais são eles a partir de agora.


 
 


 

Faturamento

O açougue é uma das seções mais importantes de um supermercado. Hoje, é responsável por cerca de 20% do faturamento de uma loja, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Mais do que uma seção estratégica para o negócio, o açougue de um supermercado também passou a ser fundamental para os clientes.

A rotina acelerada faz com que os consumidores busquem otimizar as compras e fazê-las todas em um mesmo lugar.

Oferecer um bom serviço de açougue, então, proporciona uma melhor experiência para o cliente, que tem as necessidades contempladas pela loja.

Não basta, no entanto, disponibilizar o espaço. É preciso zelar pela qualidade do atendimento e das carnes oferecidas, considerando alguns pontos principais.

Ambiente organizado

Higiene e organização são questões básicas em qualquer ambiente onde haja o manuseio de alimentos.

As carnes adquiridas em um açougue de supermercado vão parar na mesa dos clientes e, por isso, é fundamental pensar na saúde e no bem-estar das pessoas.

Então, é necessário seguir à risca todas as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o funcionamento da seção.

Cuide, portanto, da limpeza, organização, armazenamento, controle de qualidade e vencimento dos produtos oferecidos.

Ter uma área para que o preparo das carnes possa ser acompanhado pelos clientes, como uma vitrine, traz mais confiança aos consumidores, que podem observar como os profissionais da seção manuseiam os alimentos.

Armazenamento

As carnes são alimentos perecíveis e, portanto, exigem uma série de cuidados de armazenamento para serem comercializadas.

Para a segurança alimentar dos consumidores, é importante garantir:   

  • Temperatura ideal para armazenar e preservar as características das carnes;   
  • Local seco, limpo, ventilado e devidamente protegido contra insetos e roedores;   
  • Uso de materiais adequados para vitrines e locais de armazenamento;   
  • Utilização de materiais de segurança, como luvas e toucas;   
  • Fazer a limpeza e a manutenção do espaço para evitar contaminações.

Trabalhar com uma câmara frigorífica de qualidade também é fundamental para os cuidados com transporte e armazenamento das carnes.

Desossa

Quando falamos em açougue, a desossa deve ser encarada como um dos principais processos da seção.

A desossa garante que o produto seja separado em peças e cortes que são comercializados pelo açougue.

Esse processo permite ter um controle maior sobre os produtos, além de impactar diretamente no rendimento das carnes.

Adotar técnicas corretas de desossa também faz com que um açougue de supermercado evite desperdícios dos produtos.

Cortes especiais

Para atrair ainda mais consumidores, um açougue deve, ainda, oferecer produtos diferenciados, como cortes especiais e carnes premium.

Uma parcela mais exigente do público valoriza a variedade e a qualidade dos produtos oferecidos. Preparar-se para atender esses clientes pode ser uma estratégia para aumentar a rentabilidade e diferenciar o negócio.

Capacitação

Todos os pontos anteriores dependem de uma equipe qualificada, formada por profissionais capacitados para oferecer a melhor experiência para os clientes.

Investir em capacitação constante desses profissionais vai garantir que as carnes sejam manuseadas, desossadas e armazenadas corretamente, sem que haja prejuízos para o supermercado e para o bem-estar dos consumidores.

A equipe também deve ser capaz de identificar as peças e até oferecer sugestões de preparo, o que auxilia os clientes a escolherem melhor as carnes.

Mais do que dominar todas as técnicas de higienização e preparo das carnes para o consumo, os açougueiros precisam estar prontos para oferecer aos clientes todas as informações necessárias sobre os cortes e produtos disponibilizados.


 
 


 

Conveniência e qualidade

Em um açougue de supermercado, os clientes buscam a conveniência de encontrar os cortes que procuram enquanto fazem as compras e, claro, carnes de qualidade para compor as refeições do dia a dia.

Então, comece a pensar as estratégias do seu açougue a partir dessas duas demandas do público.

Para atendê-las, é fundamental cuidar do espaço e do armazenamento; utilizar as melhores técnicas de desossa; oferecer produtos diferenciados; e garantir uma capacitação constante dos profissionais do setor.

Dessa forma, você garante que o açougue tenha um bom faturamento e os clientes saiam de lá com a intenção de voltar.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 05/11/2024 17:25

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