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Varejo: 7 práticas para ser a melhor opção para o cliente

Aprenda estratégias para tornar seu negócio a escolha número um dos clientes e se destacar no mercado

Publicado em
04/11/2024 17:25

Tempo de
leitura: 8min

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Aprenda estratégias para tornar seu negócio a escolha número um dos clientes e se destacar no mercado

Seus clientes conseguem perceber o valor agregado aos produtos que são vendidos na sua loja? O púbico identifica o seu estabelecimento como a melhor opção do mercado para atender às necessidades dele?

É importante destacar que, quando falamos em valor, não estamos nos referindo ao preço desses produtos, mas a uma percepção dos clientes que é influenciada por uma série de fatores, entre eles, o preço.

Os consumidores só escolhem um estabelecimento quando conseguem perceber o valor daquilo que é oferecido.

Saber influenciar essa percepção dos clientes é fundamental para o sucesso de qualquer estabelecimento, especialmente para os pequenos negócios.

Vamos, então, descobrir mais sobre esse conceito e conhecer práticas que ajudam a apresentar uma loja como a melhor opção para os clientes.


 
 


 

Percepção de valor

Em um mercado cada vez mais competitivo, vender pode ser considerada uma tarefa complexa. Um estabelecimento deve ser capaz de gerar uma percepção de valor para os seus produtos, o que cria uma impressão positiva sobre as soluções oferecidas.

A partir disso, podemos definir a percepção de valor como a capacidade de entender os benefícios gerados pelo relacionamento com uma marca e aquisição dos produtos oferecidos por ela.

Essa percepção é construída a partir de diversos fatores, como:     

  • Experiência;     
  • Atendimento;     
  • Qualidade;     
  • Preço;     
  • Conveniência;     
  • Comunicação;     
  • Responsabilidade social;     
  • Posicionamento de marca.

Aqui, vale lembrar que o valor percebido também está sujeito a aspectos individuais de cada clientes, como personalidade, interações anteriores, suposições e associações.

Valor não é preço

Preço é o investimento financeiro que um cliente faz para obter o produto vendido em um estabelecimento.

Já o valor é um conceito que leva em conta as expectativas, necessidades e a satisfação dos consumidores em relação aos benefícios que o produto e a loja oferecem.

Boas experiências provocam percepções positivas e fazem com que um estabelecimento seja visto como a melhor opção do mercado.

7 práticas que interferem na percepção de valor

Considerando os elementos que interferem na percepção de valor, estas são algumas práticas que colaboram com a impressão de que uma loja é a melhor opção para os clientes.

1 - Investir em produtos de qualidade

Oferecer produtos de qualidade e as melhores marcas, com certeza, é um grande diferencial para uma loja.

Investir na qualidade dos produtos é uma das maneiras de se diferenciar da concorrência, especialmente quando não é possível oferecer o menor preço.

Por isso, os varejistas devem se certificar da qualidade e dos benefícios oferecidos pelos produtos comercializados.

Esse diferencial deve ser explorado pelo marketing do varejo para que os clientes percebam e valorizem os produtos.

2 - Oferecer boas experiências

Cada vez mais, os clientes buscam experiências marcantes associadas às compras. Sendo assim, lojas que oferecem experiências diferenciadas se destacam em relação às demais, seja pela capacidade de divertir, impressionar e emocionar os clientes.

Quando uma loja oferece “algo a mais”, como conforto, facilidade, segurança e diversão, ela tem mais chance de ser vista como a melhor opção para os clientes em algum momento.

Tenha sempre em mente que os consumidores não querem ter aborrecimentos e esperam que as vidas sejam melhoradas pelas soluções oferecidas.

3 - Alinhar ofertas aos valores dos clientes

Já vimos que parte da percepção de valor depende de aspectos individuais dos clientes. Por isso, é fundamental que uma loja faça um alinhamento estratégico entre os produtos oferecidos e os valores dos clientes.

Conhecer bem o seu público-alvo garante que as preferências desses clientes sejam atendidas pelos produtos oferecidos.

Além disso, esse alinhamento também é importante para orientar a busca por novidades para esse público, o que também é um diferencial em relação à concorrência.

4 - Informar as diferentes aplicações dos produtos

Sua loja comercializa um produto que tem diferentes funções? Então, os clientes precisam saber disso!

Informe as aplicações do produto em questão para que os clientes tenham clareza de que aquela é a melhor opção para suprir as necessidades deles.

Mas, atenção: seja transparente e honesto sobre essas funcionalidades. A intenção é que sua loja seja vista como a melhor opção do mercado, não a pior.

5 - Disponibilizar promoções e testes

Lembra que um dos fatores que constrói a percepção de valor é o preço? Então, sempre que possível, oferecer preços competitivos é um diferencial importante.

Descontos e promoções geram benefícios para quem compra e isso influencia para que os clientes vejam uma loja como a melhor opção.

Essa percepção também depende de experiências, por isso, um estabelecimento pode disponibilizar, ainda, testes de produtos para ajudar na decisão dos clientes.

6 - Fazer atendimento pós-venda

O relacionamento com o cliente não termina com a venda efetivada. Ter um bom atendimento pós-venda influencia positivamente na impressão sobre o estabelecimento.

Acompanhe o cliente nesse pós-venda, questione-o sobre a satisfação com o produto, ofereça suporte ou esclareça as dúvidas que ele possa ter depois de sair da loja.

A construção de uma relação pode ser aquilo que fará seu estabelecimento ser escolhido entre tantas opções no mercado.

7 - Mostrar outras experiências positivas

Deseja que o cliente tenha uma boa impressão sobre a sua loja? Mostre a ele experiências positivas que outros tiveram!

Depoimentos de outros consumidores ajudam a entender que os produtos e a loja estão associados à ideia de sucesso.

Quando entra em contato com uma experiência positiva, o cliente ajusta as expectativas e percepções sobre o estabelecimento.


 
 


 

Melhor em quê?

Para ser a melhor opção para os clientes, uma loja precisa definir em que aspecto ela deseja ser a melhor.

Vai oferecer o menor preço? Ou, então, vai proporcionar uma experiência diferenciada? Os produtos são de qualidade e marcas exclusivas? Seja qual for a definição, mais do que ser a melhor, sua loja deve comunicar isso.

Mas, calma! É importante frisar que não dá para ser melhor em tudo, da mesma forma que o cliente não busca o mesmo o tempo todo.

Sendo assim, você deve definir em quais ocasiões o seu varejo vai ser a melhor opção.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 04/11/2024 17:25

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