Aumentar as vendas no mercado de energia solar

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Energia solar: 7 dicas para aumentar as vendas

Confira algumas dicas para impulsionar as vendas do seu negócio fotovoltaico

Publicado em
14/06/2024 20:19

Tempo de
leitura: 8min

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Confira algumas dicas para impulsionar as vendas do seu negócio fotovoltaico

O mercado de energia solar fotovoltaica vem experimentando, nos últimos anos, um crescimento constante e que sinaliza um futuro ainda mais promissor.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) revelam que esse tipo de energia já é a segunda matriz elétrica mais utilizada no país.

A fonte solar fotovoltaica também atingiu o recorde de geração de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), que corresponde a 6.400 megawatts (MW), o equivalente a 10,4% da demanda nacional no momento do pico.

Ainda segundo a ABSOLAR, desde 2019, essa fonte de energia está entre as mais competitivas do Brasil, alinhada ao interesse crescente das pessoas pela tecnologia.

O cenário favorável traz com ele uma oportunidade para corresponder a esse crescimento de demanda e aumentar as vendas de sistemas fotovoltaicos.

Vamos, então, apresentar sete dicas que podem contribuir para esse aumento das vendas.

O que é a energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é aquela captada a partir da luz do Sol e, posteriormente, transformada em corrente.

Há duas formas de geração de energia solar:            

  • Geração Distribuída (GD): corresponde a sistemas solares de pequeno e médio porte, com capacidade instalada de até 5 MW, instalados em residências, fazendas, empresas e prédios públicos;            
  • Geração Centralizada (GC): diz respeito a projetos acima de 5 MW, como as usinas de grande porte.

No Brasil, a Geração Distribuída corresponde a 70% do total de energia solar. Os 30% restantes vem da Geração Centralizada.

Ainda está pensando em atuar nessa área? Leia o nosso e-book “Como Montar uma Empresa de Energia Solar Fotovoltaica” e tenha acessado a todas as informações necessárias para entrar nesse ramo.

Quais as vantagens da Energia solar?

Para os consumidores de energia elétrica, o sistema de geração solar pode trazer uma série de benefícios, entre eles:            

  • É uma fonte de energia renovável, limpa e sustentável;            
  • Permite uma economia de até 95% na conta de luz;            
  • Necessidade mínima de manutenção;            
  • Preço dos sistemas fotovoltaicos em queda por conta do avanço tecnológico;            
  • É o mais barato entre os sistemas de autogeração.

Confira 7 dicas para aumentar as vendas

O crescimento da relevância da energia solar no país, assim como do interesse pelos benefícios que ela traz, representa uma boa chance para obter resultados positivos com as vendas de sistemas fotovoltaicos.

Para isso, reunimos aqui sete dicas que vão influenciar nos processos de venda e permitir o fechamento de novos contratos.

1) Mantenha-se atualizado

O progresso do mercado de energia solar fotovoltaica exige que os profissionais do ramo estejam sempre atualizados.

Estudar, ser curioso em relação aos processos e buscar notícias sobre esse tipo de geração de energia elétrica são comportamentos que levam ao sucesso.

Demonstrar domínio sobre o assunto transmite segurança e cria uma relação de confiança com os clientes.

2) Conheça bem os clientes

Traçar um perfil dos clientes e conhecê-los bem é fundamental para melhorar os resultados das vendas.

O conhecimento sobre o potencial dos clientes permite direcionar estratégias e entender os pontos que precisam de mais atenção.

Assim, com um bom diagnóstico sobre o público consumidor e as necessidades dele, soluções mais assertivas podem ser planejadas.

3) Seja flexível e comprometido

Desenvolva um comportamento flexível para lidar com diferentes cenários e adversidades que podem surgir durante o processo de vendas.

Fazendo isso, um profissional se mostra mais preparado para se adaptar às situações que se apresentarem.

Comprometimento também é um ingrediente que pode impulsionar as vendas. Dedique-se à orientação dos clientes e faça o necessário para atender as demandas desse público.

4) Presença digital é fundamental

Nos dias de hoje, presença digital é imprescindível para que uma empresa possa aumentar as vendas.

A evolução da tecnologia ampliou as formas de garantir uma sólida presença digital e estabelecer relevância no mercado. Algumas dessas maneiras são:            

  • Redes sociais;            
  • Site da empresa;            
  • Blog corporativo;            
  • E-mail marketing;            
  • Campanhas digitais.

Ter atenção a esse aspecto facilita o planejamento de ações para uma comunicação mais efetiva com o público-alvo de um negócio.

A presença digital garante que uma marca seja lembrada quando há uma oportunidade de venda ou indicação dos serviços.

O marketing digital é uma ferramenta importante para fortalecer a sua presença digital. Acesse o e-book “Marketing Digital para Empresas de Energia Solar Fotovoltaica”, da plataforma Sebrae Play, e mantenha-se relevante nessa área!

5) Pratique a venda consultiva

Ser um vendedor consultivo e focado na experiência dos clientes faz toda a diferença para atingir melhores resultados.

Os consumidores conseguem identificar quando um vendedor tenta forçar uma venda e desconsidera as dúvidas e demandas que podem surgir no processo.

Então, valorize o atendimento e exercite a empatia para conquistar a confiança dos clientes.

6) Invista no pós-venda

A relação com clientes não deve terminar na compra. Investir em um sistema de pós-venda influencia diretamente na satisfação do público-alvo.

Verificar o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos vendidos e solicitar avaliações do atendimento são algumas das práticas que devem ser adotadas.

Como resultado, o investimento em pós-venda gera fidelização e estimula que os clientes indiquem o negócio a outras pessoas.

7) Tenha paciência

Um processo de vendas pode ser demorado até chegar a uma tomada de decisão. Cada pessoa tem um tempo e exigir uma resposta imediata pode afastar o cliente.

Ser paciente e entender o momento certo para fechar uma venda são habilidades importantes.

Da mesma forma, preparar-se para lidar com frustrações contribui com essa intenção de aumentar as vendas.

Quais as oportunidades do mercado de energia solar?

O bom momento do mercado de energia solar fotovoltaica e as expectativas de crescimento para o futuro criam uma boa oportunidade para aumentar as vendas desses sistemas.

Planejar bem as ações estratégicas e aprimorar o relacionamento com os clientes são atitudes que farão a diferença para impulsionar os resultados do seu negócio. Não perca essa chance!

Quer melhorar a precificação dos sistemas de energia solar disponibilizados pelo seu negócio? Então, acesse o artigo “Como precificar o sistema de energia solar”, disponível na plataforma Sebrae Play.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

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