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Economia prateada: oportunidades para pequenos negócios

Com uma população que está vivendo mais, o público com 50 anos ou mais ocupa um papel de destaque no mercado.

Publicado em
20/05/2025 18:57

Tempo de
leitura: 5min

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Com uma população que está vivendo mais, o público com 50 anos ou mais ocupa um papel de destaque no mercado.

Você já parou para pensar no poder de consumo das pessoas com 50 anos ou mais? A chamada Economia Prateada está em plena ascensão e representa uma das maiores oportunidades de crescimento para os pequenos negócios em todo o Brasil, especialmente em Minas Gerais. 

Com uma população que está vivendo mais, consumindo com mais consciência e buscando experiências de valor, esse público deixou de ser coadjuvante e passou a ocupar um papel de destaque no mercado.

Neste artigo, vamos mostrar por que vale a pena olhar com atenção para o público maduro, como adaptar seu negócio para atendê-lo melhor e quais estratégias podem gerar mais vendas, fidelização e posicionamento de marca. Se você é empreendedor ou empreendedora e quer crescer de forma inteligente, este conteúdo é para você. Afinal, investir na longevidade é investir no futuro — e ele já começou!

O que é a Economia Prateada?

A Economia Prateada representa o mercado formado por produtos, serviços e soluções voltados para atender às necessidades, aos desejos e aos estilos de vida das pessoas com 50 anos ou mais. 

Com o envelhecimento da população brasileira, o segmento vem se consolidando como um dos mais promissores para o empreendedorismo.

Minas Gerais: um estado que está envelhecendo

Minas Gerais acompanha a tendência nacional de envelhecimento populacional. De acordo com o IBGE, a proporção de pessoas com 50 anos ou mais na Região Sudeste é de 30,28%, e esse número tende a crescer. 

No estado, 30,47% da população já tem 50 anos ou mais, ou seja, mais de 6,2 milhões de pessoas. Trata-se de um público numeroso, ativo e com grande potencial de consumo.

Quem é o consumidor sênior?

Esqueça os estereótipos do passado. O novo consumidor sênior é digital, independente e exigente. Segundo a pesquisa Consumidor 60+, da Fundação Dom Cabral:

  • 72% se consideram digitais;
  • 56% afirmam ter uma rotina movimentada;
  • 40% relatam a falta de produtos e serviços adequados às suas necessidades.

Os dados indicam um novo perfil de consumidor que valoriza autonomia, experiências e soluções práticas, e que está disposto a investir em qualidade de vida.

Um mercado trilionário

Estima-se que consumidores 50+ movimentem mais de R$ 1,3 trilhão por ano no Brasil. 

Apesar de setores como o da saúde já atenderem esse público de forma estratégica, outros segmentos ainda não exploram adequadamente as oportunidades ligadas à longevidade

Alimentação, moda, turismo, lazer, beleza, tecnologia, educação e bem-estar são apenas alguns dos mercados com enorme potencial de crescimento entre os maduros.

O que as empresas podem fazer?

Para atender melhor o público 50+, micro e pequenas empresas podem adotar ações simples, mas com grande impacto:

  • Produtos e serviços personalizados: desenvolver soluções que respeitam preferências, limitações e desejos das pessoas maduras;
  • Acessibilidade e conforto: ambientes físicos com rampas, provadores amplos, assentos confortáveis e boa iluminação;
  • Atendimento acolhedor: empatia, escuta ativa e respeito à individualidade;
  • Roupas e acessórios confortáveis e modernos: moda com estilo, mas adaptada às demandas de conforto e praticidade;
  • Comunicação clara e direta: linguagem acessível em todos os canais, incluindo WhatsApp, redes sociais e telefone;
  • Ofertas segmentadas: promoções, ações temáticas e experiências que gerem identificação e valorizem a maturidade.

Por que investir neste público?

Empresas que se adaptam à nova realidade demográfica colhem diversos benefícios:

  • Fidelização de clientes: consumidores maduros são mais leais às marcas que os valorizam;
  • Aumento das vendas: o ticket médio do consumidor 50+ costuma ser mais alto;
  • Diferenciação no mercado: atender bem esse público é um diferencial competitivo;
  • Fortalecimento da marca: empresas que abraçam a longevidade se posicionam de forma mais estratégica e humana.

Conclusão

A Economia Prateada não é apenas uma tendência, é uma realidade com grande impacto econômico e social. As micro e pequenas empresas mineiras que enxergarem esse movimento como oportunidade poderão inovar, crescer e se tornar referência em um mercado cada vez mais relevante.

E conte sempre com o Sebrae! Entre em contato e fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 20/05/2025 18:57

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