Concursos e festivais gastronômicos estão em alta e se multiplicam pelo Brasil. Além de proporcionarem experiências diferenciadas para o público, esses eventos também são vantajosos para os negócios.
Um levantamento, publicado pelo jornal Valor Econômico, estima que os eventos gastronômicos devem movimentar pelo menos R$ 650 milhões em 2024.
A estimativa positiva explica o vasto calendário de eventos em todo o país e reforça a importância dessas oportunidades para as empresas de alimentação fora do lar.
Só que, para um concurso ou festival, não basta simplesmente acertar a participação e aparecer no dia.
Dedicação e planejamento são fundamentais para participar desses eventos e obter resultados positivos com eles.
Pensando nessa preparação, vamos apresentar cinco dicas para que a sua empresa de alimentação possa aproveitar melhor essas ocasiões.
Comece pela pesquisa
A cada dia, a lista de concursos e festivais gastronômicos aumenta mais e é muito difícil estar presente em todos.
Por isso, antes de tudo, é necessário fazer uma pesquisa sobre esses eventos e analisar quais são os mais interessantes, considerando o perfil do negócio.
Nessa pesquisa, que pode ser feita pela internet e redes sociais, é importante buscar respostas para as seguintes perguntas:
- Onde o evento vai ser realizado?
- Ao longo de quantos dias ele vai acontecer?
- O local é aberto ou fechado?
- A organização oferece estrutura ou é preciso providenciar?
- Quais são os outros negócios que vão participar?
- Qual o investimento necessário para essa participação?
Esses e outros questionamentos vão ajudar a definir a participação no concurso ou festival em questão.
Informações sobre os critérios de avaliação dos pratos e a premiação, quando houver, também podem ser relevantes para tomar uma decisão.
Vantagens
Muitos concursos e festivais gastronômicos oferecem prêmios aos participantes, mas essa não é a única vantagem de marcar presença nesses eventos.
Também devemos considerar outros benefícios, como:
- Aumentar a visibilidade do negócio e atrair novos públicos;
- Posicionar a marca como autoridade na área;
- Estimular a divulgação nas redes sociais;
- Entrar em contato com outras práticas e preparos;
- Conhecer outros profissionais e estabelecer parcerias.
5 dicas para se preparar
Depois da pesquisa e da análise das vantagens com a participação, é hora de se preparar para o concurso ou festival gastronômico seguindo essas dicas.
1- Desenvolva o prato
Lembra das informações sobre o evento levantadas na etapa de pesquisa? Elas serão relevantes ao longo de toda a preparação, especialmente na hora de definir o prato que será apresentado.
Seja apenas uma opção ou um cardápio completo, é preciso considerar se o concurso tem um tema ou regras sobre a utilização de ingredientes específicos.
A partir daí, é possível desenvolver um prato exclusivo ou utilizar uma receita que já faz sucesso no seu negócio.
Especialmente quando o prato for novo, é importante praticar e ajustar a receita até chegar a um resultado consistente.
Pensar na apresentação do prato também é necessário, afinal, os jurados também “comem com os olhos” e o visual pode ser um critério de avaliação.
Em Minas Gerais, a gastronomia reconhecida e cheia de identidades é inspiração para a criação de pratos utilizando produtos locais ou até mesmo premiados como os cafés especiais e queijos artesanais.
2- Dimensione a produção
Os pratos vão ser oferecidos apenas aos jurados? O público também fará alguma avaliação? As receitas vão ser comercializadas no evento?
Todas essas perguntas devem ser respondidas durante a preparação para um concurso ou festival gastronômico.
A produção dos pratos ou cardápios deve ser calculada com critério para que não faltem ingredientes e as receitas possam ser seguidas.
No caso dos jurados, é essencial que todos os elementos que compõem o prato estejam disponíveis para degustação.
Quando for o caso, o público também não deve se frustrar pela falta de ingredientes para o preparo dos pratos anunciados.
3- Capacite a equipe
A preparação e desenvolvimento de um prato para um concurso ou festival demanda uma preparação especial da equipe de trabalho.
É claro que a experiência do dia a dia desses profissionais conta, mas é fundamental que uma capacitação seja feita para esse objetivo específico.
Garanta, então, que todos dominem as técnicas necessárias para a execução do cardápio ou dos pratos definidos.
4- Promova a sua participação
Com a participação e a escolha do prato definidas, você já pode começar a divulgar a sua presença no concurso ou festival em questão.
Comunique que seu negócio vai participar do evento em todos os canais de divulgação, especialmente nas redes sociais.
Mostre o prato ou cardápio desenvolvido para aguçar a curiosidade do público. Isso pode ser feito, inclusive, aos poucos para manter o interesse dos seguidores.
Quando o evento for aberto, convide o público para degustar as receitas e apoiar a sua participação.
Para essa promoção, não se esqueça que a criatividade é um elemento valioso para engajar as pessoas.
5- Invista em vendas harmonizadas
Quando o evento gastronômico envolver a venda dos pratos, uma boa estratégia para aumentar o ticket médio é apostar na harmonização.
Ofereça ao público, por exemplo, uma bebida que harmonize perfeitamente com o prato desenvolvido ou, então, entradas e sobremesas que combinem com ele.
Só lembre que a oferta de bebidas e outros pratos também deve ser dimensionada e fazer parte do planejamento da produção.
Usufrua dos resultados
Participar de concursos e festivais gastronômicos pode trazer resultados muito positivos para o seu negócio.
Pesquisar sobre os eventos e seguir essas dicas vão te ajudar a usufruir das vantagens proporcionadas por essas ocasiões, como obter mais reconhecimento profissional e oferecer experiências diferenciadas ao público.
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