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Marketing Digital

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Conheça o poder do marketing de influência para vender muito mais!

Entenda o potencial de engajamento do marketing de influência

Publicado em
29/09/2023 12:37

Tempo de
leitura: 10min

Sebrae Minas - Conheça o poder do marketing de influência para vender muito mais!
Entenda o potencial de engajamento do marketing de influência

O marketing de influência é uma das estratégias mais eficazes da comunicação atual. Além de inspirar, ele é capaz de promover uma alteração no modo de agir ou pensar dos consumidores.

O poder do marketing de influência está em sua capacidade de alcançar públicos segmentados e engajados, por meio de pessoas que eles confiam e admiram. A técnica envolve a colaboração entre marcas e influenciadores, sejam eles celebridades, criadores de conteúdo,  especialistas, profissionais da área, dentre outros, para divulgar produtos e serviços em suas redes sociais ou canais de comunicação.

As recomendações e experiências dos influenciadores digitais, consideradas pelos clientes como mais confiáveis e autênticas do que a publicidade tradicional, conseguem ampliar a voz da empresa e gerar uma conversa mais próxima com o público.

Continue a leitura do artigo, ele vai ajudar a entender melhor esse conceito. Bora ver? Confira!


 
 


 

O que é influência?

Influência refere-se à capacidade de afetar o comportamento, opiniões ou decisões de outras pessoas. Ela pode ser exercida de diversas maneiras, como por meio da persuasão, argumentação e liderança, por exemplo.

As pessoas influentes são aquelas que conseguem impactar a conduta de outras por meio de suas palavras, ações ou posicionamentos.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência utiliza esse poder para divulgar produtos ou serviços. A ideia é que, ao se associar a influencers, as marcas possam aproveitar a reputação e o alcance para atingir seu público-alvo de maneira mais eficaz. O objetivo é construir uma conexão emocional por meio do testemunho ou recomendação de um influenciador que o seu cliente confia e admira.

Essa estratégia é comumente usada em redes sociais, como Instagram, YouTube e TikTok, onde os influenciadores têm muitos seguidores e podem facilmente compartilhar conteúdo. Mas, hoje, os micro influenciadores também são personagens importantes.

Com um público menor, entre mil a 10 mil pessoas, mas com alto engajamento e especialização em temas às vezes complexos, os micro influenciadores podem ser bastante assertivos e possuir uma boa taxa de conversão.

Embora o marketing de influência possa ser uma ferramenta poderosa para construir a reputação de uma empresa e aumentar o alcance de sua mensagem, é importante que ela escolha seus parceiros com cuidado e transparência. Eles devem ter afinidade com a marca e serem autênticos em sua comunicação para que a colaboração não pareça forçada ou enganosa.

É fundamental, também, que essa seleção esteja alinhada ao restante do seu planejamento de marketing digital.

Segundo Paula Bento, head de educação da YouPix e especialista no assunto, é indispensável escolher parceiros que se comunicam com a comunidade que você não consegue atingir e que faz parte do perfil do seu cliente. Esses influenciadores podem te ajudar a se comunicar com quem hoje ainda não escuta a sua voz.

Por que usar influenciadores em sua estratégia?

Há várias razões pelas quais as marcas usam influenciadores em seu planejamento de comunicação. Vamos conhecer algumas?   

  1. Alcance:  O alcance é uma métrica usada nas redes sociais que significa o número de pessoas atingidas por um determinado conteúdo. Sendo assim, alguns influenciadores têm muitos seguidores e fãs em seu perfil ou em outros canais de comunicação,podendo atingir um público mais amplo do que uma marca sozinha.   
  2. Engajamento: os seguidores de um influenciador geralmente são altamente engajados e leais, ou seja, curtem, compartilham e interagem com os conteúdos publicados por ele. Este fato faz com suas recomendações tenham uma probabilidade maior de serem ouvidas e seguidas.   
  3. Autenticidade: os criadores de conteúdo  são frequentemente vistos como figuras confiáveis e autênticas, o que significa que sua divulgação pode ser mais eficaz do que outras formas de publicidade.   
  4. Segmentação: micro influenciadores geralmente tem grande força com um público específico, seja por faixa etária, gostos ou estilo de vida.   
  5. Conteúdo criativo: influencers são muitas vezes criativos e habilidosos em produzir conteúdo interessante e atraente para seus seguidores, o que pode ajudar as marcas a produzir mensagens mais envolventes.   
  6. Menor custo: o marketing de influência pode ser menos dispendioso do que outras formas de publicidade, como anúncios de TV ou impressos.

Agora que já sabemos a importância e relevância dessa estratégia, vamos aprender como realizar boas parcerias comerciais com os influencers?


 
 


 

Como trabalhar com influenciadores?

Para usar essa abordagem em sua empresa, é importante seguir algumas etapas.

A primeira delas é definir os seus objetivos. Antes de escolher os parceiros com quem deseja trabalhar, descreva suas metas de marketing, como aumentar o reconhecimento da marca, gerar mais vendas ou melhorar o engajamento nas redes sociais, por exemplo.

Feito isso, é preciso pesquisar e identificar os influenciadores que possuem seguidores que correspondem ao seu público-alvo e que estão ativos em canais relevantes para a sua empresa. A terceira etapa é verificar o engajamento do influenciador, se ele possui uma comunidade e se tem valores e ideais que se conectam com os da sua marca.

Alinhar com o parceiro suas expectativas, desejos e definir os termos de colaboração, como a frequência, tipo de conteúdo a ser publicado, prazo de execução e valor do patrocínio, é a próxima etapa. Por fim, é preciso monitorar o desempenho da campanha e avaliar se ela está alcançando os objetivos definidos, fazendo ajustes e otimizações, se necessário.

É importante lembrar que a colaboração com influenciadores deve ser transparente e honesta, com uma clara indicação de que a publicação é patrocinada. Isso é fundamental para construir confiança com a audiência e garantir que a marca e o influenciador atuem dentro das normas éticas e legais.

Se você ainda precisa de ajuda para escolher seus influenciadores, não deixe de ler este artigo no Sebrae Play.

Como ser o influenciador da minha marca?

Já falamos sobre como escolher os influenciadores adequados para a sua empresa e agora vamos te contar porque você também pode, e deve, ser o porta voz do seu negócio.

Os benefícios são muitos. Quer ver?

Autenticidade

Como proprietário da marca, você é a pessoa mais apaixonada e informada sobre seus produtos ou serviços. Isso significa que pode transmitir uma mensagem autêntica e genuína, um tipo de conteúdo muito valorizado pelos clientes.

Credibilidade

Os consumidores confiam em marcas com uma presença forte nas redes sociais, e ser um influenciador da sua própria empresa pode ajudar a ter esta frequência e a construir credibilidade e confiança.

Controle da mensagem

Você também poderá ter controle total sobre o conteúdo transmitido aos seus seguidores. Isso significa que você pode se concentrar nos aspectos mais importantes do seu produto ou serviço e garantir que sua mensagem esteja em linha com os valores da sua marca.

Baixo custo

Trabalhar com influenciadores externos pode ser caro. Ao assumir este papel, você otimiza custos e pode investir em outras frentes.

Engajamento

Você pode ainda se concentrar em se envolver com seus seguidores e criar um diálogo mais autêntico e significativo.

No entanto, é importante lembrar que, como influenciador do seu negócio, você precisa manter um equilíbrio entre promover seus produtos e serviços e fornecer conteúdo valioso. Além disso, você deve estar ciente de que a autopromoção excessiva pode afastar os seguidores.

Se ainda precisar de ajuda para entender como ser seu próprio influenciador, a empreendedora e uma das maiores influenciadoras do Brasil, Bella Falconi fala sobre como se destacar nas redes sociais. Em um conteúdo que permanece super atual e com insights indispensáveis.

Podemos perceber ao longo do artigo que o marketing de influência também ajuda a aumentar a consciência de marca, construir credibilidade e impulsionar as vendas. Ele pode ser ainda uma maneira eficaz de atingir consumidores mais jovens e conectados digitalmente.

No entanto, é importante lembrar que o marketing de influência não é uma solução rápida ou fácil para o sucesso de um negócio. É necessário encontrar os influenciadores certos para se associar e garantir que as mensagens transmitidas sejam relevantes.

Então, gostou do artigo? Então navegue pelo Sebrae Play e aprenda tudo para gerenciar o seu negócio e ter muito sucesso!

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 29/09/2023 12:37

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