O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 25 milhões de perfis comerciais. Apenas no Brasil, são mais de 120 milhões de perfis, fazendo do nosso país o terceiro maior em número de usuários.
Esses números não representam apenas a popularidade da rede de fotos, mas também uma grande oportunidade para empresas que querem usar o Instagram para vender.
As dezenas de milhões de empresas presentes no Instagram apostam na rede para colocar em prática estratégias de marketing, mas também para vender produtos diretamente para o consumidor.
Por isso, descobrir como fazer sucesso no Instagram vai muito além de postar conteúdo e divulgar seus produtos. É uma estratégia para chamar a atenção em meio à multidão de perfis comerciais e conseguir fidelizar os clientes, investindo em bons conteúdos e adotando práticas estratégicas.
Veja agora como você pode usar o Instagram para vender e aproveite nossas 10 dicas de como fazer sucesso na rede.
Por que usar o Instagram para negócios?
No Brasil, o Instagram é uma das redes preferidas pelos usuários, sendo que mais de 90% deles dizem acessar o app pelo menos uma vez por dia.
Enquanto a popularidade do Instagram está em alta, ele se consolida como um espaço rico para as marcas porque é acessado não apenas para que as pessoas conhecidas sejam vistas, mas também obter inspiração, descobrir assuntos interessantes e seguir paixões – e é aqui que se inserem os conteúdos das empresas.
Com fotos e vídeos, stories, reels e até uma aba para comprar direto no Instagram, há muito o que fazer para usar a rede nos negócios. Ainda mais considerando que dados mostram que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram. Se o público já está disposto a acompanhar as empresas, cabe a elas se aproveitar disso!
10 dicas para ter sucesso no Instagram
Use hashtags
Essa dica é muito importante, pois as hashtags são ferramentas muito úteis para que as pessoas encontrem sua marca no Instagram.,
Para usar esse recurso corretamente, uma boa dica é não exagerar. Posts cheios de hashtags acabam ficando poluídos e podem deixar o seu conteúdo cansativo. Use como hashtags tanto algumas palavras-chave que definem a foto quanto termos estratégicos que estejam relacionados ao conteúdo.
Use a localização nas publicações
Existem pessoas que preferem comprar produtos de empresas mais próximas a elas, por causa da maior rapidez na entrega e do menor custo do frete. Por isso, coloque a sua localização em suas postagens, para que a pergunta “de onde é essa empresa?” seja respondida com facilidade, e você já conquiste a venda.
Caso sua empresa ofereça serviços, a informação da localização é mais importante ainda, visto que o deslocamento para locais distantes, nesse caso, nem sempre é viável. Coloque a localização em algumas fotos, mas não se esqueça de listar para os clientes, junto das informações básicas sobre a empresa, os locais onde você entrega. Assim, você não corre o risco de perder um negócio.
Converse com o público
Uma das grandes vantagens das redes sociais para as empresas é justamente poder dialogar com os clientes. Isso traz benefícios como fidelizar, criar empatia, descobrir as preferências do consumidor, receber feedbacks e ter um canal mais ágil de vendas e de resolução de problemas. Para fazer sucesso no Instagram, aproveite as possibilidades de diálogo e incentive comentários e mensagens no direct, responda a essas interações de maneira personalizada e crie interações em stories mediante enquetes, perguntas e testes.
Poste conteúdo de qualidade
Diferentemente do Facebook, o Instagram é uma rede social puramente visual. Por isso, o principal conteúdo de um perfil são as imagens e vídeos. Visando atrair e manter o público, trabalhe com imagens de boa qualidade.
Para isso, é possível contratar um fotógrafo profissional, comprar uma boa câmera ou adquirir um smartphone que tenha uma câmera realmente legal. É importante também escolher bons cenários, ter boa iluminação e variar no estilo de fotos, poses, modelos e ambientes, a fim de não deixar o perfil cansativo e sem novidades.
Crie conteúdo genuíno e que engaja
É importante visitar perfis de outras marcas, concorrentes, empresas estrangeiras e empresas de referência para ter ideias de como administrar o seu perfil e não ficar para trás. Evite, porém, fazer cópias, conteúdos muito similares ou que não agregam nada de novo, pois isso desagrada o público. Criatividade e autenticidade são muito importantes para os consumidores. Invista nisso!
Ofereça algo em troca
Mais do que criar conteúdo genuíno, é necessário entregar ao seu público um conteúdo relevante de verdade.
Em uma pesquisa divulgada pela Ipsos, ao responder o motivo pelo qual seguiam uma marca na plataforma, 61% dos participantes afirmaram seguir um perfil pelo fato de o conteúdo ser interessante ou relevante, mesmo que ele não fosse da marca favorita deles. Pensando nisso, não adianta apenas ter um perfil bonito e boas fotos e vídeos. É importante se manter relevante para agradar o público.
Seja fiel ao seu público
Seja fiel ao público e você poderá ganhar fidelidade em troca. Para isso, em primeiro lugar, faça as postagens com regularidade. Esse é um comportamento que o consumidor já espera da marca, pois ninguém segue um perfil se não estiver interessado no que aquela pessoa ou empresa tem a dizer. Não passe dias sem falar com eles. Tenha um cronograma de postagens.
Outras demonstrações de fidelidade consistem em responder às dúvidas e questões que as pessoas enviam, demonstrar que a marca respeita e valoriza sua opinião e sugestão, falar sobre temas caros ao público e tomar posição nas causas importantes para essas pessoas.
Não deixe a concorrência intimidar
Todo negócio tem que lidar com seus concorrentes em diversos momentos e canais.
Nas redes sociais, o importante é não temer o que o seu concorrente tem. Não deixe a concorrência intimidar você e prejudicar os seus esforços. Por mais que as outras empresas tenham mais seguidores ou postem conteúdos muito bons, não desanime! Planeje corretamente a sua estratégia e siga produzindo, publicando, criando relacionamento com seus seguidores e aprendendo mais sobre gestão estratégica de redes sociais.
Explore todo o potencial do Instagram
Se você já abriu o Instagram nos últimos tempos, certamente notou que o app parece estar sempre cheio de novidades.
Existem os stories e seus elementos diversos, como gifs, enquetes, testes e músicas, dentre outros.
Também já consolidado está o formato de Reels, funcionalidade que tem se mostrado muito eficiente para alcançar pessoas novas, que ainda não conhecem sua marca ou seguem seu perfil, mas se interessam por um tema que você pode explorar dentro da sua área de atuação. Explore todas as ferramentas para gerar conteúdos novos e diferentes, alcançar cada vez mais pessoas e fazer sucesso no Instagram.
Compartilhe o aprendizado
Na trajetória de cada marca, muitos aprendizados vêm de erros, tentativas e experiências diversas com os clientes, os funcionários e os colegas da área. Compartilhe com o público esse aprendizado, pois, assim, ele vê que a empresa quer crescer junto. Isso fortalece os laços e cria empatia.
O Instagram é uma rede social que oferece grandes possibilidades de crescimento para as empresas, desde que saibam usá-la criando bons conteúdos, com estratégia e criatividade para atrair e fidelizar o público.
Quer continuar aprendendo sobre vendas nas redes sociais? Então confira também o nosso conteúdo sobre como divulgar o seu negócio no Facebook.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.