O Instagram é uma das maiores redes sociais que existem. Parte do Grupo Meta, que também inclui Facebook e WhatsApp, é usado por mais de 1 bilhão de usuários todos os dias e, portanto, não é surpresa que as empresas queiram saber sobre o marketing do Instagram.
O que começou como um aplicativo de compartilhamento de fotos agora é uma ferramenta de marketing bem reconhecida que pode ajudá-lo a vender mais e ganhar dinheiro online.
Neste artigo, destacaremos algumas dicas e ferramentas para o Instagram. Leia cada uma delas e veja como podem ajudar você a promover seus negócios na plataforma.
1. Conte sua história
Fotos de alta qualidade e vídeos bem produzidos não são os únicos fatores de sucesso nas redes sociais. Quando se trata de sua presença no Instagram, nada supera a autenticidade.
Como empresa, não importa o quão bem você conheça o algoritmo ou quantos hacks do Instagram você tente, a peça mais importante do quebra-cabeça é você e sua história.
Seja você um influenciador, um pequeno empresário ou um empreendedor, é importante mostrar que há um ser humano do outro lado.
A melhor maneira de fazer isso é através de legendas detalhadas e autênticas do Instagram e do Instagram Stories. Você pode usar suas histórias do Instagram como uma maneira de abrir a cortina e ter conversas bidirecionais com seu público.
As legendas podem ter até 2.200 caracteres - o que é muito espaço para deixar sua comunidade entrar.
2. A hora certa para postar no Instagram
Quando estiver pronto para enviar um post para o Instagram, você quer ter total confiança de que ela está alcançando as pessoas certas, no momento certo.
Uma maneira de garantir isso é encontrar o melhor horário para postar no Instagram.
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que não é possível afirmar que existe um único padrão de horário para postar no Instagram e obter sucesso. Negócios diferentes podem conseguir melhores resultados em horas diferentes do dia. Para garantir o melhor para você, o ideal é testar diferentes momentos do dia e verificar os que atraem mais engajamento do público.
Ainda assim, existem alguns horários de pico, em que os usuários estão mais ativos no Instagram, de forma geral.
Nesse aspecto, é importante você ter atenção em três categorias diferentes de horário. Vamos entender cada um deles.
Os horários de comportamento geral são aqueles onde as pessoas costumam ter uma brecha nas suas atividades diárias e têm tempo de acessar o Instagram:
● Antes do trabalho: entre 7 às 9h;;
● Mudança de turno: entre 11 e 15h;
● Após o trabalho: entre 17 e 19h;
● Fim do dia: A partir de 21h
Os horários de comportamento do consumidor em relação ao seu segmento podem ser muito variados. Vamos pensar em uma pizzaria. Qual seria o melhor horário para divulgar uma oferta nos Stories, por exemplo? Às 7 da manhã ou a partir de 17h? Com certeza a segunda opção, não é mesmo? Você precisa analisar o comportamento de busca e compra do seu público para definir os horários de publicação.
Por fim, o horário em que seus seguidores estão online é informado pelo próprio Instagram, no Painel Profissional. Para acessá-lo você precisa ter uma conta profissional. Na opção seguidores, é possível visualizar os períodos mais ativos do seu público na ferramenta por dias da semana e horários, além de outras informações.
Combinando essas três categorias de horários, você vai conseguir pensar em um cronograma de postagens muito mais assertivo. E claro, uma dica que sempre vai valer é: teste suas hipóteses.
3. Use uma ferramenta Link na Bio
Para a maioria dos profissionais no Instagram, gerar cliques e vendas é a parte mais importante do trabalho.
E o link na sua bio, ou seja, na descrição do seu perfil, é sem dúvida uma das melhores maneiras de direcionar o tráfego do Instagram – e está disponível para todos!
É essencial ter um link na sua bio, seja ele para seu site, loja online ou para o seu WhatsApp. E que tal ter mais de um?
O Instagram permite que cada perfil tenha apenas um link na bio, mas algumas ferramentas permitem que você coloque vários links em um. É o caso do Linktree ou Lnk.bio, que podem ser usados gratuitamente no seu perfil.
4. Use hashtags nos conteúdo
As hashtags do Instagram, representadas pelo símbolo #, são uma maneira de rotular e categorizar seu conteúdo. Eles então ajudam o Instagram a veicular suas postagens para usuários relevantes.
Em sua função mais simples, as hashtags que você usa alimentam os resultados da pesquisa na página Explorar do Instagram.
Hashtags sempre foram o centro de muito debate, especialmente seguindo a recente recomendação do Instagram de usar apenas entre 3-5 hashtags.
O Instagram está introduzindo mais feeds de conteúdo “sugeridos” – como a aba Reels, por exemplo. Mas, para fornecer conteúdo sugerido que realmente seja uma “boa combinação”, o Instagram precisa ser capaz de categorizá-lo com precisão. A teoria? Menos hashtags = autocategorização mais confiável.
5. Utilize os Reels
Não é surpresa que compartilhar Instagram Reels seja uma das nossas principais dicas e ferramentas para o Instagram. O Reels é composto por vídeos curtos, dinâmicos e muito parecidos com o conteúdo do Tiktok (link para o post o que é Tiktok).
Desde sua estreia, centenas de milhares de criadores entraram na onda dos Reels, usando-os para construir comunidades mais fortes, alcançar novos públicos e fazer vendas.
Seja por meio de um antes e depois, de um tutorial ou de bastidores, compartilhar esse conteúdo de formato curto é uma maneira incrível de ampliar seu alcance além de seus seguidores - e possivelmente se tornar viral!
E a melhor parte? Você não precisa ser um especialista em edição de vídeo para criar conteúdo viral do Reel. A funcionalidade é bastante intuitiva e fácil de usar.
6. Otimize seu perfil para pesquisa
Uma das melhores (e mais subutilizadas) maneiras de aumentar seus seguidores no Instagram é otimizar seu perfil do Instagram para pesquisa.
Altere seu campo de nome para algo relevante para sua marca ou empresa – é uma maneira de melhorar suas chances de aparecer nos principais resultados se alguém pesquisar suas palavras-chave de destino.
7. Criando conteúdo visualmente atraente
O Instagram é um meio visual, então suas postagens precisam ficar ótimas. Você não precisa de equipamento fotográfico profissional, mas suas fotos e vídeos precisam ser nítidos, bem iluminados, bem compostos e em foco, no mínimo.
Se você estiver usando imagens que não sejam fotos, como infográficos e animações, verifique se elas são nítidas, claras, fáceis de ler e atraentes.
Ainda mais importante, seu conteúdo visual precisa ser atraente. Ótimas fotos são legais, mas se não contarem uma história ou deixarem os espectadores empolgados, não vão engajar os seguidores.
Não sabe o que postar? Aqui estão algumas ideias:
- Postagens de bastidores: dê aos seguidores uma olhada em seu escritório, sua vitrine ou seu processo de fabricação.
- Citações e imagens baseadas em texto: Brinque com o texto para criar conteúdo visualmente interessante sem a necessidade de fotos.
- Reposts: o conteúdo gerado pelo usuário é, por natureza, autêntico e atraente. Se o seu público cria e publica algo sobre você, experimente “repostar” para mostrar pra o restante da audiência o que está sendo dito sobre sua marca.
- Postagens instrutivas: Ensinar os seguidores a atingir uma meta é o mais atraente possível.
- Vídeos: A duração máxima de uma postagem de vídeo no Instagram é de 60 segundos, mas você pode demorar muito mais com o IGTV.
- Reels: Veja a Dica 17 para mais detalhes sobre este formato de vídeo multi-corte.
Para saber mais dicas de como fazer ótimas fotos e vídeos para o Instagram, conheça essas 9 dicas.
8. Conheça o poder da influência!
Não podemos enfatizar isso o suficiente: o marketing de influenciadores é o futuro. Espera-se que a indústria atinja a marca de US $15 bilhões neste ano de 2022.
Antes de falarmos sobre a importância do marketing de influenciadores, vamos primeiro destacar como ele funciona.
Um influenciador pode ser definido como um usuário de mídia social com muitos seguidores, o que lhe dá o poder de “influenciar” os outros.
Em palavras simples, os influenciadores são modelos ou embaixadores que ajudam as marcas a alcançar um público mais amplo. Eles normalmente cobram pelo serviço com base em vários fatores, como alcance, imagem etc.
Quase todos os tipos de marcas, desde grandes nomes até startups, trabalham com influenciadores. Você encontrará influenciadores em quase todas as plataformas, mas o Instagram é considerado a Meca dos influenciadores, pois é creditado por dar origem à indústria.
Existem micro e macro influenciadores. Os microinfluenciadores normalmente têm cerca de 10.000 seguidores. Eles são adequados para empresas locais, pois têm um pequeno alcance que geralmente é limitado a uma localização geográfica específica.
A maioria dos microinfluenciadores está disposta a negociar e alguns podem até trabalhar de graça se você oferecer publicidade ou produtos gratuitos em troca. Existem muitos bancos de dados de influenciadores e empresas especializadas, como a Squid, onde você pode alcançar influenciadores e negociar com eles.
Por outro lado, trabalhar com macroinfluenciadores pode ser bastante complicado. Eles podem ter mais de um milhão de seguidores. Alguns dos principais influenciadores incluem grandes celebridades e pessoas com milhões de seguidores.
Existem também os nanoinfluenciadores, que são uma tendência do marketing de influência. Para saber mais sobre ele, clique aqui.
O ideal, independentemente do número real de seguidores, é que você encontre influenciadores que representem os valores da marca e consigam conversar com o seu público. Lembra da primeira dica que você viu aqui? Pois bem, seus influenciadores precisam contar bem a sua história para seu público.
9. Fique de olho nos números
Quando falamos de números, queremos dizer tudo, desde o número de seguidores até seu alcance e seu engajamento.
O Instagram parou de mostrar o número de curtidas como padrão (apesar de que você pode escolher exibi-las se quiser) que uma postagem recebe para alguns usuários. Enquanto alguns podem achar essa decisão controversa, alguns apoiam, pois reduz a pressão sobre esses números. Ainda assim, marcas ou proprietários de páginas têm acesso a muitos detalhes analíticos que os seguidores podem não conseguir ver.
A figura mais importante é o número de seguidores que se tem. No entanto, isso não define apenas o quão bem-sucedido você é, principalmente porque já foi bastante comum para marcas e influenciadores o hábito de comprar seguidores. Com a evolução da plataforma e dos algoritmos, essa ação tem se tornado cada vez mais prejudicial. O primeiro ponto a ser compreendido é que comprar seguidores significa ter um amontoado de perfis de pessoas que não são reais ou de pessoas reais que talvez não se interessam de fato pelo seu negócio. Além disso, o Instagram proíbe a prática e pode aplicar algumas sanções nos perfis que a executam, podendo ser banidos ou excluídos.
Preste atenção especial ao engajamento, ou seja, quantas pessoas comentam, curtem ou repostam suas fotos. Isso é de grande valor, pois nem todos que visitam ou se envolvem com sua postagem vão acabar seguindo sua página.
Você pode usar uma ferramenta de gestão de redes sociais para acompanhar mais de perto esses números. Caso queira conhecer as melhores opções, veja nosso artigo com as principais ferramentas de gestão de redes sociais para ajudar no seu trabalho.
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