Talvez você não saiba, mas o Facebook ainda é a rede social mais usada em todo o mundo, chegando à marca de 2,93 bilhões de usuários ativos mensais no primeiro trimestre de 2022,
O Facebook alcançou um público tão grande que se tornou impossível para os profissionais de marketing ignorar a plataforma. E como muitos usuários do Facebook visitam o site diariamente, isso os torna um grande público em potencial para seus esforços de marketing e de vendas.
Neste conteúdo, vamos explorar possibilidades para divulgar o seu negócio pelo Facebook. Veja como você consegue fazer marketing e vender pela rede!
Como divulgar seu negócio no Facebook: primeiros passos
O primeiro passo para usar o Facebook para negócios, é claro, é profissionalizar o uso da rede.
Isso significa que, antes de mais nada, você precisa ter uma página comercial. Nada de usar o perfil pessoal e misturá-lo com os negócios.
O próprio Facebook foi a rede social pioneira que separou o pessoal do profissional. Com a possibilidade de criar páginas (ou fanpages) para marcas, o Facebook criou uma série de funcionalidades especiais para empresas. Cabe a você, então, usá-las corretamente.
Uma Página do Facebook é uma conta pública do Facebook que pode ser usada por marcas, organizações, artistas e figuras públicas. As empresas usam as Páginas para compartilhar informações de contato, postar atualizações, compartilhar conteúdo, promover eventos e lançamentos e, talvez o mais importante, conectar-se com o público do Facebook.
O passo a passo para criar sua página é bastante simples. O Facebook resume tudo em um artigo muito simples que você pode conferir aqui.
Depois de criar a sua página comercial, que é o passo mais básico, vamos a algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a deslanchar usando a maior rede social do mundo. Vamos lá?
1. Aposte na criação de um grupo
Uma das funcionalidades mais importantes que o Facebook tem é a possibilidade de criar um grupo colaborativo com seu público.
Crie um grupo do Facebook centrado nos interesses de seus clientes e seu público-alvo.
Quanto mais forte for o relacionamento com a comunidade que você criar, mais confiança as pessoas terão em sua marca. Nem todas as empresas podem se beneficiar da criação de um grupo no Facebook, então você terá que primeiro pensar se seu público precisa disso e depois descobrir quais tópicos de conversa os envolveriam.
Caso opte por seguir essa dica, é muito importante pensar em um grupo que não tenha foco apenas em vender. Busque maneiras de falar com sua comunidade para educá-la, ouvir sua opinião e compartilhar conteúdo que pode ser do interesse deles. Isso valerá a pena, pois em breve você verá uma maior fidelidade à marca e poderá até descobrir alguns embaixadores da marca!
Além disso, certifique-se de se envolver em outros grupos de interesse da comunidade para quem você atua. Ao colocar sua empresa como uma autoridade em seu espaço, você construirá seguidores leais, o que se traduzirá em vendas e valor para sua marca.
2. Use os Stories do Facebook
A essa altura, todo consumidor já se deparou com algum story de marca, não é mesmo?
Os stories são aquelas fotos e vídeos curtos criados pelo Instagram e que tem duração de apenas 24 horas. Os stories já foram até replicados para outras redes, como o LinkedIn, o Pinterest e, claro, o Facebook - que é do mesmo grupo ao qual pertence o Instagram.
Os stories no Facebook podem não parecer, mas são uma parte importante do marketing nesta rede. Normalmente, quando você publica na página do Facebook da sua marca, é sobre a empresa ou informações relacionadas ao produto, mas os stories podem ser sobre qualquer coisa que seu público possa achar interessante.
Um story do Facebook é uma ferramenta casual que você deve usar com sabedoria. Por exemplo, alguns vídeos de bastidores, um meme engraçado que combina com seu público ou um tutorial sobre algo podem ser usados em suas publicações.
Também vale ressaltar que o conteúdo pode ser replicado para o Instagram e vice-versa. Ao criar o story pela ferramenta de publicações do Facebook, você pode optar por enviar o mesmo vídeo ou foto para ambas as redes.
3. Use o Facebook para atendimento ao cliente
Marcas menores geralmente se apoiam no Facebook para lidar com problemas de serviço, assim como as corporações usam bots para lidar com eles online.
Como seu público espera uma resposta em minutos, o Facebook é a melhor plataforma móvel para lidar com dúvidas, reclamações e problemas. O Facebook Messenger ou comentários podem ser usados para responder a um cliente e resolver seus problemas ou até mesmo agradecê-lo por uma avaliação positiva.
4. Use públicos personalizados do Facebook para redirecionar usuários que se envolveram com seus anúncios
O retargeting é uma estratégia de marketing que visa mostrar anúncios para pessoas que já interagiram com uma marca ou produto online.
No Facebook, o retargeting é um tipo de publicidade direcionada aos usuários que interagiram com sua marca, mas não converteram - ou seja, não se tornaram clientes nem realizaram nenhuma interação próxima à compra da sua marca.
O próprio Facebook ensina bem como funciona a sua estratégia de retargeting - aprenda aqui! Veja o que você precisa fazer para começar a usar públicos personalizados:
- vá para o seu Gerenciador de Anúncios do Facebook;
- selecione públicos;
- escolha públicos personalizados;
- escolha um público-alvo no menu suspenso;
- crie um código de pixel para colocar em seu site;
- você pode usar o retargeting em suas listas de e-mail e e-commerce com o recurso Custom Audiences. Você também poderá exibir anúncios para um público personalizado criado a partir de suas listas de e-mail.
5. Invista com algum orçamento (mesmo que pequeno)
Um orçamento é realmente importante quando se faz marketing através do Facebook. Com um orçamento pequeno, você pode experimentar diferentes tipos de conteúdo, imagens, horários, técnicas de mensagens e muito mais. Apenas um orçamento pode garantir que seu conteúdo realmente apareça no feed do seu público.
Quando você publica conteúdo, o Facebook não o mostra para todos os seus seguidores. Isso é feito para que empresas como a sua sejam motivadas a pagar uma pequena taxa para impulsionar seu conteúdo. Embora isso possa parecer um modelo de negócios estranho, você pode usá-lo para beneficiar seus negócios. Ao impulsionar um conteúdo bem elaborado, você pode acabar aumentando seus seguidores e gerando leads. Um pequeno investimento pode percorrer um longo caminho se implementado corretamente.
6. Atraia novos fãs no Facebook com incentivos
Manter relacionamentos com fãs existentes no Facebook é importante, mas trazer mais a bordo é como você crescerá. Dê um código promocional único, cupom ou algo como frete com desconto para qualquer pessoa que goste da sua página. Você ficará agradavelmente surpreso com a rapidez com que a notícia de tais promoções se espalha para os outros e, em seguida, tornará fácil e óbvio para eles "curtir" sua página do Facebook.
7. Solicite feedback
Ouvir o que seu público tem a dizer, como você já deve saber, é bastante importante para escalar um negócio. A opinião do público ajuda a entender o que ele precisa, o que funciona na estratégia e o que precisa mudar.
Pergunte diretamente a seus fãs do Facebook como você pode melhorar essa presença e empregar as melhores ideias, se viáveis. Isso só pode aumentar a qualidade de seu relacionamento com os fãs.
8. Faça do Facebook uma ferramenta de relações públicas
Use seu mural para postar artigos de notícias sobre sua empresa ou para anunciar iniciativas de caridade e serviços comunitários nas quais você está envolvido. Dada a visão bastante cética que a maioria dos consumidores têm dos negócios em geral hoje em dia, itens positivos de relações públicas ajudam muito a solidificar seu status como uma empresa de qualidade.
9. Analise os dados com o Facebook Insights
Por fim, você também deve se dedicar a entender os resultados das suas ações de marketing no Facebook. Para isso, a própria rede disponibiliza uma ferramenta completa que vai te dar os principais dados sobre sua estratégia.
O Facebook Insights é um painel de análise onde você pode acompanhar o comportamento do usuário e postar o desempenho em sua página comercial do Facebook. Além de fornecer métricas importantes, como exibições da sua página e o alcance do seu conteúdo, a plataforma também recomenda páginas de concorrentes para assistir e acompanhar.
Depois de tudo isso, você certamente quer tornar o seu uso do Facebook ainda mais profissional, certo?
Então aproveite e assista ao nosso vídeo que explica melhor o universo das interações entre marcas e consumidores no Facebook.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.