Como planejar as vendas de fim de ano no varejo de moda
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Moda: como planejar as vendas de fim de ano no seu varejo

Saiba por que as vendas de fim de ano são uma oportunidade de ouro para o varejo de moda e como se preparar

Publicado em
06/11/2024 14:22

Tempo de
leitura: 5min

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Saiba por que as vendas de fim de ano são uma oportunidade de ouro para o varejo de moda e como se preparar

O último trimestre do ano chega acompanhado por expectativas para quem trabalha no varejo de moda. É um dos principais períodos para intensificar as vendas e fidelizar clientes.

Além das tradicionais festas de fim de ano, como o Natal, o movimento dessa época ganhou o reforço das promoções de Black Friday, sempre realizadas na última sexta-feira de novembro.

Mas, para corresponder à demanda dos clientes nessa época, é preciso estar preparado e planejar as vendas para obter bons resultados.

Pensando nesse planejamento, separamos algumas orientações para organizar as vendas de um varejo de moda no fim do ano.


 
 


 

Sazonalidade no varejo

Para planejar as vendas de fim de ano, é importante entender o conceito de sazonalidade e como afeta o seu negócio.

A sazonalidade é um termo usado para indicar variações no consumo, considerando datas ou períodos específicos.

O fim do ano, por exemplo, é um período em que as vendas costumam aumentar e é preciso que o varejo de moda esteja preparado para atender essa demanda.

Da mesma forma, também é fundamental para um negócio adotar estratégias para os períodos em que as vendas são mais baixas.

Uma forma para conseguir lidar com as duas situações é seguir um calendário sazonal, responsável por orientar todo o planejamento para esses períodos.

Campanhas direcionadas

Em relação à sazonalidade, outro ponto importante são as campanhas de marketing direcionadas para esses períodos.

No caso do fim do ano, ações promocionais podem ser planejadas para incentivar os clientes a comprar, levando em conta que eles já estão mais propensos a isso nesse período.

Como planejar as vendas

Vai começar a planejar as vendas de fim de ano do seu varejo de moda? Então, siga as seguintes orientações:

Monte um calendário sazonal

Comece o seu planejamento montando um calendário sazonal. Aqui, é importante que você selecione apenas as datas comemorativas ou períodos que são relevantes para o seu varejo.

É o calendário sazonal que vai ajudar a preparar as vendas e planejar as ações promocionais de cada período.

Defina metas para os períodos

É importante estabelecer metas para cada período destacado no calendário. Elas também são importantes para guiar as estratégias e ações.

Planeje as ações de marketing

Com as metas bem claras, passe para o planejamento das ações de marketing. Além de remeter aos períodos específicos, elas devem destacar as ofertas e promoções especiais.

Escolha bem os fornecedores

Nenhuma estratégia vai ajudar se o estoque não estiver abastecido, não é? Por isso, é importante ter critério para escolher os fornecedores.

Além de garantir que os produtos estarão disponíveis para os clientes, o bom fornecedor é aquele que garante o melhor preço.

Treine a equipe de vendas

O aumento de demanda no fim do ano exige uma equipe de vendas bem treinada e capaz de dar conta do recado.

Mais do que oferecer treinamento, também é importante manter os profissionais motivados durante esse período intenso de trabalho.

Atraia mais clientes

O fim do ano não é apenas um período de fidelização dos consumidores que já frequentam o seu varejo de moda.

A Black Friday e o Natal são, também, oportunidades para conquistar novos clientes com as ações promocionais direcionadas para esse período.

Para atrair novos clientes, você pode:

Personalizar o atendimento, demonstrando respeito e interesse;

• Agregar valor às peças, exaltando as matérias-primas e a qualidade do produto;

• Oferecer brindes ou outras experiências marcantes;

• Preparar a equipe para responder prontamente aos questionamentos dos clientes.

Prepare o estoque

A preparação do estoque também é muito importante para atrair e fidelizar os clientes. Mais do que garantir a compra das peças, também é necessário:

• Conhecer bem o público e suas necessidades;

• Registrar tudo o que entra no estoque, adotando um padrão rigoroso de cadastro das peças;

• Adotar estratégias de giro de estoque para evitar perdas e criar novas chances para que as peças sejam vendidas.


 
 


 

Ao planejamento!

Períodos como o fim do ano são ótimas oportunidades para aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

Mas, para ter esses resultados positivos, planejamento é essencial. Então, o que está esperando? Ao trabalho!

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 06/11/2024 14:22

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