A busca pela satisfação dos clientes em qualquer empreendimento começa antes mesmo da prestação do serviço: é o atendimento que dá o tom da conversa.
Quando o assunto envolve salões de beleza, a história não é diferente. Seja pra tirar uma dúvida, perguntar o preço ou agendar, uma acolhida certeira pode fazer toda a diferença no modo como o cliente percebe o valor do estabelecimento.
Querendo ou não, o atendimento pode ser exatamente o que leva o cliente a escolher um ou outro lugar… e você não quer que desistam dos seus serviços antes mesmo de conhecerem seu trabalho. E aqui vai um aviso importante: não tem problema se, até agora, você não fazia o atendimento "do jeito certo", desde que se comprometa a, a partir daqui, prestar esse atendimento de forma adequada. Afinal, que atire a primeira pedra quem nunca fez confusão nos horários escritos com pressa na agenda abarrotada do salão…
Contudo, não ache que "tá tudo bem"; por mais que imprevistos aconteçam, a gente precisa diminuir tudo o que pode impactar negativamente a clientela. Ou seja, é indispensável eliminar erros que podem afetar o negócio como um todo.
Assim, investir em formas de acertar 100% no agendamento significa não apenas evitar dores de cabeça, mas, também, investir no lucro, crescimento e sucesso do seu salão de beleza.
Tá, mas como evitar falhas de agendamento nos salões de beleza?
Já te avisamos que é importante buscar um sistema sem falhas, mas que, vez ou outra, alguma coisa errada pode - e vai - acontecer. Isso porque, por mais que tenhamos pessoal qualificado trabalhando na área de atendimento e agendamento do salão, absolutamente ninguém é à prova de falhas.
Afinal, elas não acontecem apenas por desatenção ou falta de cuidado. Há fatores que fogem ao nosso controle, como um dia atribulado ou até mesmo colocar mais de uma pessoa responsável pela mesma tarefa. O que, a princípio, parece ajudar, pode estar atrapalhando…
Uma das soluções que a tecnologia traz em termos de gestão inteligente em salões de beleza é a automatização de tarefas.
Em outras palavras, significa permitir que a tarefa repetitiva que é o processo de agendamento seja realizado por um sistema pré-programado.
Não estamos falando apenas de criar planilhas que facilitem o agendamento: é indispensável cortar o trabalho manual da pessoa responsável por agendar horários. Então, na automatização, você trabalha com uma plataforma que permite que os próprios clientes acessem as opções de horário online e façam o próprio agendamento.
Neste modelo as falhas são reduzidas exponencialmente, já que as plataformas de hoje são seguras e práticas.
Além disso, elas também contam com várias funcionalidades que contribuem no processo de fidelização de clientes.
Acabou? Claro que não! Existem muitas outras vantagens de usar o agendamento on-line no seu empreendimento. Vem entender mais.
Benefícios do agendamento online pra salões de beleza
As plataformas de agendamento online reúnem funcionalidades que otimizam e melhoram diversos setores da comunicação com sua clientela. O sistema não é apenas mais prático pro seu negócio: é útil, também, pra quem já confia nele e pra quem está chegando agora.
Visualize esses benefícios na listinha que trouxemos a seguir:
Menos Erros na Agenda do Salão
Como a gente já colocou ali em cima, o agendamento online permite que todos aqueles erros cotidianos sejam diminuídos drasticamente. Os campeões de dor de cabeça são:
- horários duplicados com mais clientes do que é possível atender;
- confusões do horário em que realmente foi agendado;
- agendamento em datas em que não haverá profissional disponível.
E você pode colocar nesses tópicos tudo o que acaba se tornando um obstáculo por aí e que uma plataforma de agendamento pode transformar em memórias de um tempo distante. Tudo isso porque, com a tecnologia a seu favor, a clientela fará suas escolhas diretamente na plataforma, sem correr o risco de trocar informações ou se confundir.
Eliminar esses erros também significa uma:
Melhor Gestão do Tempo
Uma agenda online permite que profissionais do salão delimitem melhor sua agenda, com tempo suficiente pro atendimento de cada cliente.
Ou seja, sem aquela história de encaixar clientes até no horário do almoço e não conseguir fazer uma pausa sequer. Pode parecer que menos clientes serão atendidos, mas não é bem assim.
Aliás, a qualidade é o que vai garantir a quantidade. Já pensou nisso? ;)
Capacidade de Atendimento
O agendamento online permite que o salão programe melhor a distribuição de profissionais ao longo do dia ou dos horários.
Assim, todo mundo trabalha de maneira regular, sem sobrecarga e de acordo com a demanda do salão.
Consequentemente, isso gera mais:
Satisfação do Cliente
Não apenas porque erros e falhas diminuem, mas também porque é possível agendar sem complicações, em qualquer dia da semana e a qualquer horário, com a certeza do atendimento pretendido.
Vem cá: não é muito mais prático e rápido abrir o agendamento online e ver os horários disponíveis do que ligar e ficar perguntando quando tem vaga? Pois é. Tudo o que facilitaria sua vida pode fazer o mesmo pelo seu cliente – e esse é um cuidado que as pessoas tendem a tomar como motivo de fidelização por um serviço.
Outra parte relevante é que o sistema ajuda o cliente a não se esquecer do compromisso com seus:
Lembretes Automáticos
De forma prática, é possível configurar a plataforma pra que ela envie lembretes aos clientes sobre seus compromissos.
Isso dá uma boa organizada na rotina do salão, seja com a diminuição de faltas de clientes, evitando atrasos ou confusão de horários.
Do mesmo jeito, o agendamento online também vai ajudar o salão em outro aspecto:
Coleta de Dados do Cliente
A coleta de dados permite que você tenha acesso a dados da clientela. Isso ajuda a criar históricos de atendimentos e tratamentos, preferências e dados relevantes como alergias.
Além disso, é possível ter noção dos dados demográficos e analíticos, que são aqueles que norteiam campanhas personalizadas e as estratégias de marketing do salão.
Outro aspecto é que fica mais fácil coletar os:
Feedbacks de Clientes
A plataforma de agendamento online permite que clientes deem seu feedback do atendimento, do serviço que receberam e do que mais for preciso pra melhorar o negócio.
Feedbacks são partes importantes do trabalho porque ajudam a ter noção da satisfação do cliente, da qualidade dos serviços e do que pode se tornar ainda melhor.
Não imagine mais trabalho pra analisar dados e feedbacks: a tecnologia realiza a seu favor uma troca importante:
Otimização de Trabalhos Administrativos e Operacionais
Além de permitir que profissionais da beleza foquem nos atendimentos de cada horário, os outros setores do salão também terão diminuição da carga de trabalho.
Você não vai mais receber um monte de chamadas pra agendamento de horário e pra consultar valores e pacotes que podem facilmente estar disponíveis no sistema.
Assim, será possível focar em receber clientes com qualidade e analisar dados e outras demandas pro crescimento e melhoria do salão.
Todo mundo ganha quando os processos e fluxos de trabalho são mais organizados, tanto em tempo como em eficiência.
Esse é um aspecto facilitado especialmente porque o agendamento online permite acesso a:
Análises e Relatórios em Tempo Real
As informações que o sistema coleta são disponibilizadas de forma organizada, com acesso fácil e imediato.
Então, você e sua equipe têm acesso a todos os detalhes necessários sobre o fluxo de clientes, permitindo a criação de estratégias com objetivo de aumentar a:
Competitividade do Salão de Beleza
Quando você reúne essas facilidades, abre espaço pro crescimento e desenvolvimento do empreendimento.
Afinal, automatizar o agendamento permite à equipe dedicar mais energia às atividades que realmente importam.
Se tudo isso ainda não te convenceu de que o agendamento online é uma boa opção, temos mais alguns benefícios da tecnologia focada em micro e pequenas empresas.
Outras Facilidades do agendamento online no salão de beleza
Pagamento online: você pode colocar opções de pagamento vinculadas ao sistema, o que facilita e otimiza a finalização do atendimento.
Upselling e cross-selling: de acordo com o serviço escolhido na hora do agendamento, é possível oferecer produtos e serviços complementares, impulsionando as vendas.
Pacotes e promoções: seguindo a mesma ideia anterior, é possível criar pacotes e promoções exclusivas e especiais pra clientes que façam o agendamento online, estimulando o uso da plataforma e as vendas;
Controle e gestão de estoque: você pode integrar o sistema à sua gestão de estoque, dispensando a baixa manual de itens vendidos pela plataforma;
Presença online: além desses recursos, o agendamento online facilita a presença digital do salão, já que pode ser integrado em sites e redes sociais.
Agora, se você acredita que esses benefícios do agendamento online fazem sentido, nós podemos te ajudar a colocar essa ideia em prática.
Vamos lá!
Como adotar o agendamento online no meu negócio?
De modo geral, alguns detalhes desse processo podem variar de acordo com a plataforma que você escolher.
Porém, existem algumas recomendações que vão te ajudar nessa etapa. Veja esse passo a passo:
#1 Escolhendo a Plataforma
Na primeira etapa você deve checar quais plataformas disponíveis no mercado melhor atendem às necessidade do seu salão.
Isso significa ver os valores que cabem no orçamento, as funcionalidades e integrações que oferecem e a facilidade de uso pro salão e clientes.
Outra recomendação é checar os feedbacks de quem usa a plataforma, pra te ajudar a escolher. Além dos depoimentos na página de vendas dessas soluções, busque por colegas que fizeram essa aposta antes e estão satisfeitos com o resultado.
#2 Configurando o Sistema
Com a plataforma escolhida, a configuração vai desde os dados básicos do salão até a determinação dos horários e dias em que haverá atendimento.
É o momento de configurar pacotes e promoções, valores dos serviços, modos de pagamento e textos das notificações e lembretes. Enfim, todas as funções que farão parte dessa estratégia.
#3 Capacitação e Cultura Interna
Antes de colocar o sistema em funcionamento, é importante capacitar todas as pessoas que vão utilizá-lo na rotina do salão.
Isso pode incluir até mesmo os profissionais da beleza, que podem precisar checar o sistema ou prestar algum auxílio a quem o manuseia.
Ao mesmo tempo, de nada adianta comprar a solução e criar o sistema se os profissionais e colaboradores não usarem.
Por isso, é essencial que haja um movimento dentro do salão pra abraçar essa nova forma de agendamento. É indispensável que ela passe a fazer parte do dia a dia com sucesso e, de fato, represente uma facilidade na vida de todos.
#4 Início dos Trabalhos e Acompanhamento
Pra começar a usar o agendamento online no seu salão de beleza, recomendamos que os trabalhos comecem em um dia específico. Assim fica mais fácil sincronizar a equipe de trabalho e também a clientela.
Além disso, essa última etapa significa também colocar em prática um trabalho constante de aprendizado e melhoria de processos.
Apesar de no início da transição as dúvidas surgirem com mais frequência, durante todo o uso da plataforma você deve manter o hábito de acompanhar seu desempenho e funcionamento.
Isso te permite analisar os resultados que o sistema automatizado trouxe e criar formas de mantê-las sempre em crescimento.
Com tudo isso, o que ainda te impede de otimizar o agendamento online no seu salão de beleza?
Mais do que potencializar o atendimento de excelência que você oferece, contar com a tecnologia traz praticidade e agilidade a favor do seu empreendimento.
Se essas ideias fazem sentido pra você e seu negócio, continue acompanhando os conteúdos no site do Sebrae Play. E, em caso de dúvidas, deixe seu comentário! Quem sabe não fazemos um episódio completo com a resposta?
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