Diferentes setores e negócios estão discutindo os impactos da inteligência artificial (IA) na prestação de serviços.
Ainda que seja um tema em desenvolvimento, com muitas possibilidades a serem exploradas, já é possível entender e aplicar funcionalidades dessa tecnologia no dia a dia.
Essas discussões e aplicações também estão acontecendo no setor do turismo, que pode se beneficiar do uso da IA para proporcionar melhores experiências aos turistas ao longo de toda a jornada.
A seguir, vamos conhecer mais sobre a contribuição da inteligência artificial para o setor, especialmente no que diz respeito aos pequenos negócios.
Personalização
A tecnologia transformou negócios em todo o mundo e segue realizando essas mudanças, conforme se desenvolve.
Nesse cenário, a inteligência artificial encontrou no setor do turismo um ambiente ideal para ser aplicada.
Cada vez mais, turistas buscam experiências personalizadas e que possam gerar recordações únicas.
Isso fez com que os negócios do setor buscassem atender às expectativas dos viajantes, oferecendo, para isso, recomendações de destinos e serviços que se adequem a perfis e desejos específicos.
Dedicado a esse objetivo, o turismo viu na inteligência artificial uma ferramenta capaz de melhorar o relacionamento com os clientes e oferecer opções de experiências mais assertivas.
Inteligência artificial: Benefícios
Fazer uso de uma ferramenta de inteligência artificial pode trazer benefícios para os pequenos negócios de turismo, a começar pela satisfação e maior fidelização dos clientes.
Recomendações e serviços personalizados são capazes de proporcionar experiências relevantes aos turistas, aumentando as chances de serem repetidas.
Essa tecnologia também pode agilizar processos e reduzir custos operacionais. Além disso, o uso da IA permite melhorar as tomadas de decisões, algo que impacta diretamente nas estratégias dos negócios.
Além dos chatbots
Quando falamos em inteligência artificial, a associação mais comum que se faz sobre a aplicação dessa tecnologia no setor está relacionada ao uso de chatbots no atendimento aos clientes.
De fato, essa é uma das aplicações da IA na rotina de um pequeno negócio de turismo. Chatbots ou assistentes virtuais são ferramentas cada vez mais comuns e podem ser utilizadas para fornecer suporte e respostas rápidas aos clientes que fazem contato com a empresa.
No entanto, a inteligência artificial pode ser explorada de outras formas por esses negócios. Vamos conhecer algumas delas.
Sugestões personalizadas
Ferramentas de IA podem processar e analisar dados, como histórico de compras, interações e padrões dos clientes.
Essa análise de dados é fundamental para identificar preferências e oferecer sugestões personalizadas sobre destinos, roteiros, acomodações e atividades que atendam a perfis específicos de viajantes.
Uma análise preditiva de dados feita por IA também pode prever tendências e mudanças de hábitos de consumo, fazendo com que a empresa antecipe a demanda e ofereça opções alinhadas a ela.
Feedbacks
Considerando a jornada dos clientes, a inteligência artificial é relevante nas fases pós-atendimento e viagem.
A tecnologia pode ser utilizada para analisar automaticamente comentários e avaliações dos clientes.
Essa função não é relevante apenas para medir o grau de satisfação, mas também para aprimorar os serviços a partir desses feedbacks.
Transações digitais
Boa parte das transações financeiras é feita, hoje, de forma digital. Aplicada nesse processo, a inteligência artificial agrega mais segurança aos clientes.
Algoritmos empregados pela IA identificam padrões suspeitos e isso assegura aos clientes uma experiência melhor.
A tecnologia pode proporcionar um ambiente seguro para as transações, detectando possíveis riscos e, assim, fortalecendo a confiança dos viajantes.
Gestão de preços
Ferramentas de IA são capazes, ainda, de otimizar a gestão de receitas e ajustar os preços, considerando aspectos como demanda, temporada e preferências dos clientes.
Dessa forma, a tecnologia permite oferecer preços mais competitivos e justos, tanto para a empresa quanto para o turista.
Antes, o básico
Esses são apenas alguns exemplos do uso da inteligência artificial no dia a dia de um pequeno negócio de turismo. Outras formas de aplicação da tecnologia já estão disponíveis no mercado ou em desenvolvimento.
No entanto, é necessário frisar que a utilização da IA requer que os negócios estejam executando o básico.
Colher informações, armazená-las e cultivar um bom relacionamento com os clientes são atividades essenciais e que não devem ser negligenciadas.
A tecnologia é uma aliada para melhorar a experiência dos clientes, mas só pode fazer isso a partir de condições mínimas.
E, não se esqueça: a IA aparece como aliada para otimizar o trabalho, não é uma substituta do ser humano e do envolvimento com os clientes.
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