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Restaurante self-service: 10 dicas para atrair e fidelizar clientes

Confira dicas para alavancar o sucesso do seu restaurante self-service

Publicado em
02/09/2024 13:30

Tempo de
leitura: 8min

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Confira dicas para alavancar o sucesso do seu restaurante self-service

O modelo self-service é um dos mais tradicionais quando pensamos em alimentação fora de casa no Brasil.

Mesmo com o crescimento dos serviços de comida rápida e entrega, os restaurantes que adotam esse sistema ainda contam com uma clientela fiel.

Os restaurantes self-service são alternativas para aqueles que buscam praticidade e variedade, além de ser uma opção para aqueles que trabalham e não almoçam em casa.

Por conta da popularidade, o modelo de negócio é atrativo para aqueles que trabalham com alimentação, mas é necessário buscar elementos para se destacar diante da concorrência.

A partir de agora, veremos algumas dicas para atrair e fidelizar os clientes dos restaurantes self-service.

Self-service

O self-service é um modelo de restaurante onde os alimentos são disponibilizados para que os próprios clientes se sirvam.

Nesse sistema, o consumidor determina a quantia desejada e monta o prato, considerando as preferências.

Antes de consumir, o cliente precisa pesar o prato, sendo que o valor é cobrado de acordo com esse peso.

Por isso, em restaurantes self-service, é fundamental que informações como o preço do quilo e, até mesmo, o peso do prato estejam visíveis para os clientes.

O sucesso de um restaurante self-service depende de uma série de fatores, como a qualidade da comida, a diversificação do cardápio e o atendimento ao cliente.


 
 


 

10 dicas para atrair e fidelizar clientes

Agora que já vimos um pouco sobre o modelo desses negócios, vamos conhecer dicas para atrair os clientes e, depois fidelizá-los.

1 - Construa um bom plano de negócios

O planejamento é a base de qualquer negócio. É através dele que são definidos todos os elementos necessários para a estruturação do restaurante self-service.

Então, não é uma boa ideia negligenciar essa etapa de trabalho, que deve considerar as seguintes questões:  

  • Perfil institucional, com valores, propósitos e metas do negócio;  
  • Definição de público-alvo, de acordo com o perfil dos clientes;  
  • Capacidade de investimento e reservas para manutenções;  
  • Estratégias de comunicação;  
  • Gerenciamento de recursos humanos e padrão de atendimento;  
  • Alimentos a serem servidos e diferenciais.

2 - Ofereça um cardápio variado

Sem um bom cardápio, é difícil atrair clientes e impossível fazê-los voltar. Além da qualidade, é fundamental oferecer variedade.

Para garantir isso, é possível criar cardápios diferentes para cada dia da semana e considerar a sazonalidade dos alimentos.

Também é importante que o cardápio de cada dia seja balanceado, com opções diversas e saudáveis.

E, não se esqueça de que os clientes comem, também “com os olhos”. É preciso caprichar no visual dos pratos oferecidos nos balcões.

3 - Tenha um ambiente agradável

A comida não é a única preocupação de um restaurante self-service. O bem-estar dos clientes também é essencial.

Então, dedique-se a criar um ambiente agradável, com conforto e detalhes que façam as pessoas se sentirem acolhidas.

O ambiente não está relacionado apenas à decoração, mas a tudo que facilite a vida dos clientes, como iluminação, ar-condicionado, estacionamento e wi-fi.

4 - Cuide da higiene e exposição dos pratos

Nem é preciso falar da importância da higiene para um restaurante, desde a manipulação dos alimentos até a limpeza do salão.

Cuidados para o controle de pragas e manter os uniformes sempre limpos são outros detalhes importantes.

Com relação à exposição dos pratos, é necessário zelar pela temperatura, organização, proteção e reposição dos alimentos.

5 - Invista na diversificação

Além dos pratos, é interessante que um restaurante self-service ofereça opções de sobremesas, sucos, proteínas diferenciadas e, até mesmo, drinks.

Mais do que oportunidades para aumentar o ticket médio, essa oferta diversificada impressiona os clientes e aumenta as chances de retorno.

6 - Aposte na divulgação

Estar nas redes sociais e adotar estratégias de marketing digital são ações que também ajudam a atrair consumidores.

Utilize essa presença digital a seu favor e apresente o restaurante aos seguidores, reforçando as principais qualidades.

Use essas ferramentas para construir um relacionamento e divulgar promoções. Não esqueça de caprichar nas imagens e explorar gatilhos mentais para estimular as tomadas de decisões.

7 - Adote diferentes formas de pagamento

Hoje, os clientes não valorizam apenas a diversidade de opções de pratos, mas também de formas de pagamento.

Débito, crédito, dinheiro, Pix, vale refeição. Quanto mais possibilidades, mais facilidade para o cliente no estabelecimento.

É necessário acompanhar as mudanças e inovações nas formas de pagamento para não frustrar os clientes.

8- Treine bem os colaboradores

A equipe do restaurante também é uma divulgadora do negócio. São os colaboradores que estão em contato direto com os clientes, portanto, é crucial investir em treinamentos.

Além de questões relacionadas ao atendimento, é fundamental que eles também adquiram outros conhecimentos, como segurança alimentar, por exemplo.

Colaboradores bem treinados melhoram a experiência dos clientes e fazem com que eles sintam vontade de voltar.

9- Pense em programas de fidelidade

Programas de fidelidade também podem ser excelentes atrativos para os clientes. Há várias formas de fazer isso, como adotar cartões que consideram a frequência para oferecer brindes, como sucos e sobremesas.

Hoje, outra opção disponível é o sistema de cashback, que pode reverter aos clientes determinados valores a partir de um nível de consumo atingido.

10- Acompanhe a satisfação dos clientes

Medir a satisfação dos clientes é importante para saber se os esforços estão sendo recompensados.

Pesquisas são boas formas para acompanhar a satisfação dos clientes e prolongar o relacionamento para além do tempo das refeições.

Ter um espaço ou canal para sugestões dos clientes também é uma maneira de mostrar que eles estão sendo ouvidos.


 
 


 

Dica bônus

E aqui vai uma dica a mais: controle bem os custos. Para restaurantes self-service, manter preparos padronizados, utilizando fichas técnicas de preparo e fazendo um bom controle do estoque, é um diferencial para os resultados econômicos do negócio.

A atenção ao desperdício deve ser constante e, para isso, é importante ficar atento à variação da demanda.

Sazonalidade, períodos de férias, feriados e outros eventos podem afetar os fluxos de clientes no restaurante.

Sua produção deve levar em conta essas variáveis para não ter prejuízos com as sobras de produtos.


 
 


 

Ao trabalho

Seguindo essas dicas, seu restaurante self-service pode conquistar mais clientes e fidelizar esse movimento. Então, ao trabalho!

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