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A importância de se ter uma boa estratégia de vendas

Fique por dentro de como a elaboração da estratégia de vendas pode ser um diferencial para o negócio

Publicado em
31/01/2024 20:22

Tempo de
leitura: 7min

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Fique por dentro de como a elaboração da estratégia de vendas pode ser um diferencial para o negócio

Quando se trata de ter sucesso nos negócios, é essencial que você crie uma estratégia de vendas adequada, com metas claras e alcançáveis. Seja por meio de vendas orientadas a produtos ou vendas sociais, as equipes de vendas precisam adotar uma abordagem estratégica para construir relacionamentos e gerar oportunidades de negócio.

Isso significa que o trabalho não consiste apenas em abordar o público e tentar vender. É preciso ter um plano. Como tudo no mundo dos negócios, planejamento é essencial para saber onde você quer chegar e, claro, qual é o melhor caminho para chegar lá.

Neste conteúdo você vai encontrar um guia rápido sobre a importância de uma estratégia e como você pode tirar o máximo proveito de seus esforços de vendas. Vamos lá?

Por que você precisa vender de forma estratégica

Uma estratégia de vendas eficaz é uma parte crucial do crescimento do negócio. Ter uma estratégia claramente definida permite planejar o futuro, avaliar problemas e gerenciar diferentes abordagens em toda a organização.

A melhor estratégia de vendas deve ter um objetivo com um plano que possa ser continuamente revisado ao longo do tempo.

Dependendo do tipo de empresa que você está construindo e do seu segmento, sua estratégia de vendas pode incluir aspectos como vender em várias plataformas ou desenvolver parcerias estratégicas com outras empresas. As empresas que possuem uma estratégia de vendas direta e gerenciável aumentarão as chances de elevar sua marca empregadora e aumentar a receita.


 


O que a estratégia de vendas faz por você e seu negócio

Para que fique mais clara a importância da estratégia de vendas para o funcionamento de uma empresa, vamos aos principais benefícios dessa ideia.

Estabelece melhor o foco

Um dos aspectos mais importantes de uma estratégia de vendas é que ela desenvolve melhor o foco em sua organização.

Como responsável pelas vendas, você precisa de todos na mesma página e garantir que sua equipe entenda a estratégia de vendas. O ato de criar uma estratégia requer trabalho em equipe e entender quais táticas específicas podem ajudar a obter novos clientes. Com isso, você conseguirá construir uma equipe mais funcional e coesa, o que pode permitir ainda mais clareza na hora de contratar mais profissionais.

Além disso, embora a criação de foco organizacional possa ser desafiadora, ter uma estratégia de vendas e uma compreensão clara de seus objetivos pode ajudar a criar essa unidade extra em sua equipe.

Atingir os clientes certos

Com uma estratégia claramente definida e um plano de ação bem desenvolvido, você poderá segmentar o grupo demográfico certo para o seu negócio. A definição de uma estratégia de vendas envolve a criação de perfis de clientes-alvo e a construção de uma imagem mais ampla de seu cliente ideal. Quando você tiver uma ideia clara do seu cliente, poderá melhorar seus esforços de marketing e vendas, pois terá uma compreensão maior de onde encontrar seus clientes. Por fim, uma estratégia de vendas ajudará você a vender seu produto para as pessoas certas. A importância de uma estratégia de vendas não pode ser subestimada quando se trata de identificar o mercado-alvo de uma empresa.

Maximizar os resultados!

Quando você cria uma estratégia de vendas, ela o obriga a analisar as táticas existentes e atender às necessidades do cliente em cada etapa do funil de vendas. Portanto, você poderá analisar os objetivos gerais e ver o que está funcionando no momento e quais novas estratégias precisam ser adotadas para garantir o sucesso.

Dessa forma, uma estratégia de vendas permite que as empresas se concentrem em melhorar o retorno dos investimentos. A importância de uma estratégia de vendas está na responsabilidade que ela gera, bem como no caminho para a obtenção dos resultados.


 


 

Exemplos de estratégias de vendas

De forma geral, a estratégia de vendas é o que ajuda a definir os principais objetivos da sua empresa em um período determinado.

Pensando nisso, veja alguns exemplos de objetivos que sua estratégia pode visar contemplar:

Penetração de mercado:

Uma estratégia que busca ampliar o seu negócio, vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua.

A principal meta dessa estratégia é convencer seus consumidores a adquirirem mais dos produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado.

Trabalhe para diminuir os seus custos de produção sem perda de qualidade, demonstrando a diferenciação do seu produto. Observe espaços no mercado em que grandes concorrentes não atuam.

Desenvolvimento de mercado:

Nesse plano, você também poderá descobrir novas utilidades para os produtos com os quais já trabalha, para conquistar novos mercados. Bicarbonato de sódio é um exemplo clássico. O seu uso original era para culinária e, agora, também é vendido como desodorante, limpador de tapetes, como componente para cremes dentais e muitas outras utilidades.

Existem três grupos de consumidores que sua empresa pode atingir: os que estão abertos a usar os produtos, (penetração de mercado), os que nunca usaram os produtos (novo segmento de mercado) e os que moram em outras regiões geográficas.

Desenvolvimento de produtos:

Outra opção é focar em desenvolver produtos para o mercado em que já atua, diversificando-os. A segmentação permite conhecer melhor os clientes e seus hábitos e encontrar novos produtos.

Diversificação de produto:

A última – e a mais arriscada – estratégia contempla desenvolver novos produtos para novos mercados.

Para colocar em prática esse plano, tome a iniciativa antes dos concorrentes. Encontrar um mercado no qual nenhuma outra empresa entrou é um caminho para sair em primeiro lugar e levar vantagem sobre os competidores.

Agora que você sabe por onde começar e conhece a importância de definir uma estratégia de vendas, não é hora de parar.

Para avançar nessa jornada, nós preparamos um vídeo completo sobre o principal que você precisa saber para colocar uma estratégia de vendas em prática. Confira agora! 

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 31/01/2024 20:22

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