A importância da gestão da experiência do colaborador
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Serviços: a importância de investir na experiência do colaborador

Saiba como gerenciar a jornada dos profissionais na empresa para garantir experiências e percepções positivas sobre o negócio

Publicado em
21/10/2024 17:06

Tempo de
leitura: 6min

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Saiba como gerenciar a jornada dos profissionais na empresa para garantir experiências e percepções positivas sobre o negócio

Quando falamos em gestão de negócios e metodologias de design de serviços, podemos observar que as estratégias são focadas, geralmente, na experiência do cliente.

No entanto, tão importantes quanto são os investimentos feitos para garantir boas experiências também para os colaboradores.

Hoje, a estabilidade no trabalho não é mais o único fator para a satisfação dos colaboradores, que buscam, ainda, alinhamento com o propósito da empresa e desejam fazer a diferença no mercado.

Mas, afinal, o que é experiência do colaborador? Como podemos investir e fazer a gestão desse conceito no dia a dia? Veremos tudo isso a seguir.


 
 


 

Experiência do colaborador

Também conhecida pela nomenclatura em inglês (Employee Experience – EX), a experiência do colaborador é o resultado das percepções e sentimentos dos profissionais em relação às interações com uma empresa.

Os colaboradores dependem de aspectos como cultura da empresa, clima organizacional e engajamento para terem experiências positivas ou negativas.

A experiência do colaborador considera todos os pontos de contato entre empresas e profissionais.

Fazer a gestão de todos os processos garante que os colaboradores tenham uma experiência positiva a partir da jornada trilhada no negócio.

Investir na experiência do colaborador pode trazer benefícios para uma empresa do setor de serviços, como:      

  • Aumento da produtividade;      
  • Atração e retenção de talentos;      
  • Ganhos para a promoção e credibilidade do negócio;      
  • Melhora do clima organizacional;      
  • Estímulo à inovação;      
  • Incentiva o desenvolvimento dos profissionais.

A jornada do colaborador

Como já vimos, a experiência do colaborador é composta por todas as interações da empresa com os profissionais.

Esse contato está inserido na jornada do colaborador, que representa o ciclo completo do relacionamento do profissional com o negócio.

A jornada do colaborador pode ser dividida nas seguintes etapas:      

  • Atração de talentos;      
  • Recrutamento e seleção;      
  • Contratação;      
  • Integração;      
  • Engajamento;      
  • Treinamento e desenvolvimento;      
  • Crescimento e novas responsabilidades;      
  • Desligamento.

Mapear a jornada do colaborador auxilia a planejar e desenvolver ações que, além de alinhadas aos objetivos do negócio, proporcionem experiências positivas para os profissionais que atuam na empresa.

Melhorando a experiência

O investimento de algumas práticas ajuda a proporcionar experiências positivas para os colaboradores.

A partir de agora, vamos conhecer quatro dicas para melhorar as percepções dos profissionais sobre uma empresa.

1 - Ouça os colaboradores

O passo inicial para proporcionar boas experiências é dar voz aos colaboradores e ouvir o que eles têm a dizer.

Priorizar as opiniões e necessidades dos profissionais garante que eles sintam que participam ativamente do processo.

Para que isso aconteça, é fundamental assegurar que não haja barreiras que dificultem a comunicação dessas demandas.

2 - Invista na comunicação interna

A construção de um bom relacionamento com os colaboradores depende da adoção de uma comunicação interna eficaz.

Para isso, é importante que a empresa priorize a clareza e a transparência para informar e orientar os profissionais.

Planos e expectativas também devem ficar claros para os colaboradores. Dessa forma, é possível evitar experiências negativas.

3 - Ofereça infraestrutura adequada

Parte das percepções dos colaboradores sobre a empresa está relacionada à infraestrutura oferecida para o trabalho.

Então, identifique quais são os pontos de melhoria nessa interação com os profissionais e promova as condições adequadas para as tarefas.

Isso envolve cuidados com computadores, cozinha, banheiros, área de descanso, internet e móveis, entre outros.

Uma infraestrutura adequada impacta diretamente na satisfação e na motivação dos profissionais.

4 - Capacite os colaboradores

Investir em treinamentos e capacitações também é uma boa maneira de cuidar da experiência dos colaboradores.

Capacitar os profissionais mostra que a empresa acredita no potencial deles e se compromete a ajudar no desenvolvimento das habilidades demonstradas.

Os ganhos com esse investimento vão além do sentimento de valorização e, também, passam pela potencialização do conhecimento e melhora das entregas.

Design de experiência

Assim como o design de serviço permite a uma empresa o desenvolvimento da relação com o cliente e a oferta das melhores soluções, a gestão da experiência do colaborador também traz resultados positivos.

Pensar e investir no design da experiência do colaborador garante um ambiente de trabalho que atenda às expectativas dos profissionais, além de permitir que os objetivos da empresa sejam alcançados.


 


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Publicado em 21/10/2024 17:06

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