As redes sociais introduzem novas funcionalidades e mudam seus algoritmos todos os dias. Essa evolução pode até parecer difícil de acompanhar, mas é necessária: as plataformas se tornaram fundamentais para o sucesso das empresas.
Assim, marcas precisam criar outras estratégias todos os dias e mudar seu conteúdo e suas técnicas de acordo com o que surge no mercado.
Para ajudar você nessa empreitada, selecionamos as principais tendências do momento para as redes sociais. Elas vão servir para nortear o trabalho de marketing não só em 2022, mas ainda devem continuar nos próximos anos. Confira!
O que é marketing nas redes sociais
O marketing de mídia social ou de redes sociais é uma estratégia poderosa que usa aplicativos de mídia social como ferramenta de marketing.
Essas plataformas permitem que as marcas se conectem com seu público para:
● fortalecer uma marca;
● aumentar as vendas;
● direcionar o tráfego para um site; e
● construir uma comunidade de seguidores para compartilhar e se envolver com o conteúdo.
Produzir conteúdo relevante que os usuários queiram compartilhar com suas próprias redes ajuda as marcas a aumentar sua exposição. Também estende seu alcance a fãs, clientes em potencial e até funcionários em potencial quando usado como ferramenta de recrutamento.
Benefícios do marketing nas redes sociais
Sabendo do que se trata, vamos a alguns dos principais benefícios do marketing nas redes sociais.
1. Maior reconhecimento da marca
Adotar uma estratégia de mídia social pode aumentar muito o reconhecimento da sua marca, pois você estará se mostrando para um amplo público de consumidores. Para começar, crie perfis de mídia social para sua empresa e comece a interagir com outras pessoas. Faça com que funcionários, parceiros de negócios e patrocinadores "curtam" e "compartilhem" sua página.
O simples fato de as pessoas interagirem com seu conteúdo aumentará o reconhecimento da marca e começará a construir sua reputação como empresa.
Cada postagem compartilhada será apresentada a uma nova rede de indivíduos, o que pode levá-los a se tornarem clientes em potencial, e quanto mais pessoas souberem sobre o seu negócio, melhor.
2. Melhor Satisfação do Cliente
A mídia social é uma plataforma de relacionamentos e comunicação. Criar uma voz para sua empresa por meio dessas plataformas é importante para humanizar sua empresa.
Os clientes gostam de saber que, quando postarem comentários em suas páginas, receberão uma resposta personalizada em vez de uma mensagem automática. Ser capaz de reconhecer cada comentário mostra que você está atento às necessidades de seus visitantes e visa proporcionar a melhor experiência.
3. Fidelidade à marca aprimorada
Um dos principais objetivos de quase todas as empresas é desenvolver uma base de clientes fiéis.
Considerando que a satisfação do cliente e a fidelidade à marca geralmente andam de mãos dadas, é importante se envolver regularmente com os consumidores e começar a desenvolver um vínculo com eles. As redes sociais não se limitam apenas a apresentar os produtos e campanhas promocionais da sua marca. Os clientes veem essas plataformas como um canal de serviço onde podem se comunicar diretamente com o negócio.
4. Custo-beneficio
Criar um perfil é gratuito para quase todas as plataformas de redes sociais, e quaisquer promoções pagas nas quais você decida investir têm um custo relativamente baixo em comparação com outras táticas de marketing. Além disso, os seguidores engajados ajudam a divulgar o negócio.
Ser econômico é uma vantagem porque você pode ver um maior retorno sobre o investimento e guardar seu orçamento para outras despesas de marketing e negócios.
Tendências de marketing digital para redes sociais
Vídeos, stories, “lives” e muito mais! As tendências para o marketing digital nas redes sociais são várias. Elas passam por estratégias de marketing, formatos de conteúdo, novas formas de vender e por métricas importantes.
Veja agora quais são as principais tendências que você precisa conhecer para extrair o melhor das mídias sociais para seu negócio.
Lives e o comércio ao vivo
Por causa da crise de saúde causada pelo novo coronavírus em 2020, vimos muitos tipos de transmissão ao vivo serem assistidas por milhares de pessoas. Isso não só na música, mas em muitos setores de negócio.
Claro, repetir o sucesso lá do início pode ser mais complicado. Agora, com os eventos presenciais já de volta, nem todo mundo está disposto a assistir às marcas em casa. Ainda assim, existe muito espaço para o chamado live commerce, ou comércio ao vivo, que acontece por meio dessas transmissões.
Segundo uma pesquisa feita pelo Grupo Bittencourt, a taxa de conversão do live commerce é de 16%, enquanto que a do e-commerce tradicional é de 2%. Isso significa que as compras feitas por meio das transmissões nas redes sociais geram mais vendas do que aquelas realizadas por meio do e-commerce tradicional. O conceito de estar ao vivo, oferecendo algo que acontece apenas naquele momento e interagindo com quem está assistindo, é superforte para a conversão.
Métricas importantes para as redes sociais
Muitos negócios cometem o erro de começar a publicar sem definir objetivos e métricas principais. Muitas ainda se apegam a números de vaidade, ou seja, que não causam impacto nas vendas de fato.
No entanto, vemos agora um fortalecimento da cultura Data Driven, ou seja, cada vez mais as empresas tomam decisões baseadas em dados. E nas redes sociais isso não é diferente.
Objetivos relevantes que precisam da sua atenção:
● Alcance: menções, compartilhamentos, links, impressões, crescimento da audiência etc.
● Engajamento: taxa de engajamento médio, taxa de viralização, taxa de amplificação.
● Conversão: taxa de conversão, CTR (taxa de cliques), bounce, custo por clique, custo por mil impressões.
● Pós-venda: depoimentos de clientes, satisfação, net promoter score.
Stories como formato de conteúdo
Você também tem a sensação de que os stories estão em todo lugar?
A moda começou com o Snapchat e agora temos stories no WhatsApp, no Instagram, no Facebook e até no LinkedIn. Hoje mais de 500 milhões de pessoas interagem com o Instagram Stories, todos os dias, pelo mundo. Eles não vão desaparecer tão cedo.
No entanto, é preciso que marcas tenham uma abordagem organizada dentro dessa funcionalidade. O planejamento de conteúdo é a chave, e os vídeos são o “pote de ouro”, sendo utilizados por 51% das marcas.
Dessa forma, crie um Storytelling que faça sentido para os stories. Não vale postar vídeos soltos, sem conexão com a sua marca ou com a história que ela deve contar. Lançar mão de conteúdo gerado por usuários também é uma boa.
Realidade aumentada já é real!
Assim como as lives, a realidade aumentada teve espaço para crescer durante a pandemia do novo coronavírus. As experiências vão ser cada vez mais utilizadas nas plataformas sociais, promovendo uma conexão virtual com o mundo.
Marcas devem se apropriar disso, mantendo sua audiência engajada. Crie ações que incluam a realidade aumentada, utilizando filtros por exemplo.
Social listening como forma de ouvir o consumidor
Com maturidade maior entre os negócios que fazem uso das redes sociais, as estratégias tendem a se tornar mais sofisticadas. Uma das ferramentas que ajudam nessa evolução é o Social Listening.
Trata-se do uso de plataformas de monitoramento para entender o que os usuários estão falando sobre a sua marca. Ao “ouvir” insights direto da audiência, é possível criar ações que tenham as pessoas como centro. Além disso, vale utilizá-lo para entender o efeito das suas campanhas já realizadas.
Ouça o que seus usuários estão falando e esteja lá para entregar o que eles precisam.
Segue crescendo o social commerce
As redes sociais se adaptam constantemente às necessidades de suas empresas, especialmente as anunciantes. Dessa forma, temos visto mais ferramentas e funcionalidades que promovem a compra dentro das redes sociais, de maneira fácil e rápida.
Tal tendência segue se fortalecendo. Afinal, 74% dos internautas costumam usar as redes sociais para fazer compras, assim, nada mais fácil do que vender seus produtos por lá. Já falamos sobre Social Commerce aqui com mais dicas, confira.
Controle legal dos dados na internet
Em 2020, vimos a Lei Geral de Proteção de Dados entrar em vigor. Em breve, as multas vão começar a ser praticadas e as marcas precisam se adaptar. Você precisa, o quanto antes, criar meios de manter os dados de usuários seguros, além de disponibilizar formas de as pessoas apagarem seus registros quando quiserem.
Mas a lei não é algo que vem apenas para proibir. Existe uma grande oportunidade nessa questão: você pode utilizar o respeito aos dados e a transparência como diferencial. Manter todos cientes do que você faz com as informações que recebe aumenta a confiança das pessoas na sua marca.
Acesse detalhes sobre a LGPD aqui.
Como fazer marketing nas redes sociais
Agora que você chegou até aqui, deve ter batido aquela ansiedade para colocar logo a mão na massa, não é mesmo?
Para fazer marketing nas redes sociais, você precisa definir qual ou quais delas vai usar na sua estratégia. Para isso, você precisa conhecer bem o seu público e ir atrás das redes que ele utilizar.
Será que você vai usar o Instagram, para fotos e vídeos, ou o Facebook? Será que seu cliente prefere se relacionar via WhatsApp ou gostar de acompanhar conteúdo pelo YouTube? Pode ser até mesmo que seu cliente ideal esteja no TikTok ou no Pinterest.
Depois de pesquisar bem o seu público e descobrir em qual rede ele está, você vai criar a sua página ou perfil de negócio naquela plataforma e começará a criar conteúdo.
Para que você desvende cada uma dessas redes, conte com a ajuda do Sebrae! Continue navegando pelo Sebrae Play e descubra como usar cada uma das principais redes no seu negócio.
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