A qualquer hora do dia, os brasileiros não dispensam um pão quentinho na mesa. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) mostram que o país consome 2,3 milhões de toneladas de pão francês por ano.
O levantamento aponta, ainda, que o pão francês é o preferido dos brasileiros entre os produtos panificados (34,39%), seguido pelos pães macios artesanais (18,14%) e pelos pães com queijo (7,05%).
Esses números revelam a importância das padarias para a rotina das pessoas, que aproveitam a compra do pãozinho para adquirir outros itens.
Instaladas em supermercados, as padarias atendem aos clientes que buscam produtos panificados e, também, facilitam a jornada desses consumidores, que demandam cada vez mais a praticidade dos estabelecimentos que reúnem opções para diferentes necessidades.
Mas, como atrair os clientes e aumentar as vendas na padaria de uma loja? A seguir, vamos dar seis dicas para impulsionar a seção.
Vantagens
Antes de passarmos para as dicas, é importante falarmos sobre as vantagens de ter uma padaria em um supermercado.
Essa é uma seção considerada crucial para a fidelização dos clientes. Além de margens de lucro elevadas, os produtos de padaria ainda são capazes de levar os consumidores ao supermercado até duas vezes por dia.
Entre as vantagens da padaria para o supermercado, estão:
- Aumento do fluxo de pessoas na loja;
- Diferencial competitivo;
- Fidelização dos clientes;
- Praticidade e melhora da experiência dos consumidores
- Incentivo à compra de outros produtos;
- Aumento do faturamento.
6 dicas para aumentar as vendas
Para explorar todas as possibilidades e atrair os clientes para a padaria do seu supermercado, fique atento às seguintes dicas.
1 - Faça promoções semanais
Promoções semanais são estratégias importantes para atrair e fidelizar clientes, especialmente quando estão relacionadas a itens populares.
Fazer uma promoção do tradicional pão francês, por exemplo, pode representar uma oportunidade para cativar novos clientes e agradar àqueles que já compram com você.
Para planejar as promoções, é fundamental analisar alguns pontos, como estoque, ingredientes e preparo dos produtos.
Programas de fidelidade e degustações também são alternativas que podem ser associadas à estratégia das promoções.
2 - Cuide da apresentação visual
Já diz o ditado popular: a primeira impressão é a que fica! Por isso, é essencial cuidar da apresentação visual dos produtos e das promoções.
Então, além dos cuidados com o ambiente, é necessário investir em um visual atrativo, favorecido por uma boa iluminação e pela organização das prateleiras.
Essa apresentação dos itens, assim como a limpeza e higiene, fazem toda a diferença para a experiência dos clientes.
3 - Organize a produção
Quem não gosta de chegar à padaria e encontrar produtos fresquinhos, que acabaram de sair?
Para que os clientes sintam essa satisfação, a padaria deve organizar a produção de acordo com os horários de pico.
Essa organização garante que, ao chegarem, os consumidores encontrem pães, bolos e outros produtos frescos.
E, não se esqueça: trabalhar com ingredientes de qualidade nas receitas impacta diretamente o resultado.
4 - Ofereça produtos variados
Disponibilizar produtos variados possibilita atrair diferentes públicos, como desejos e necessidades diferentes.
Ofereça, então, um mix de produtos atrativo, com opções integrais, light, diet e pães de fermentação natural.
Para definir quais produtos introduzir, é aconselhável conhecer o público e as tendências, identificando as oportunidades que surgem dessas demandas.
5 - Avalie terceirizar produtos
Para oferecer essa variedade de produtos, é necessário planejamento e uma análise sobre aquilo que vai ser produzido na padaria e o que pode ser terceirizado.
Além de aumentar a variedade, a terceirização de alguns produtos pode trazer uma redução de custos.
Então, avalie essa possibilidade com critério. Também é importante fazer uma revisão dessa estratégia periodicamente.
6 - Identifique os produtos mais vendidos
O que faz mais sucesso na sua padaria? Se forem os sonhos, por exemplo, experimente disponibilizar outras opções de recheio, além do tradicional.
A partir da identificação dos produtos mais vendidos, é possível aumentar a variedade desses itens.
Dessa forma, as vendas são impulsionadas com essa variedade dos produtos que já fazem sucesso na padaria.
Mão na massa!
A padaria já é uma das principais seções de um supermercado, mas sempre é possível atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Com essas dicas, você pode planejar estratégias, organizar ou, até mesmo, apenas adequar a sua produção para oferecer os melhores produtos e fidelizar os clientes que aproveitam da praticidade de ter uma padaria no supermercado.
E, não descuide do tradicional pão francês! Além de ser o preferido dos brasileiros, ele pode estimular o consumo dos demais produtos.
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