Planejamento estratégico de marketing como posicionamento

Adicionado ao carrinho

Carga horária: NaN minuto

Investimento:
R$ 0,000 x R$ 0 sem juros
logo

Adicionado ao carrinho

Carga horária: NaN minuto

Investimento:
R$ 0,000 x R$ 0 sem juros

Marketing Digital

Artigo
Artigo

Planejamento estratégico de marketing como posicionamento

Descubra como o planejamento estratégico de marketing pode destacar a sua empresa no mercado

Publicado em
23/10/2023 18:18

Tempo de
leitura: 10min

Sebrae Minas - Planejamento estratégico de marketing como posicionamento
Descubra como o planejamento estratégico de marketing pode destacar a sua empresa no mercado

O planejamento estratégico de marketing é uma ferramenta poderosa para a sua empresa. Com ele, você vai conseguir posicionar a sua marca e criar uma relação verdadeira e duradoura com os clientes.

E para falar sobre estratégias de comunicação e como elas podem ajudar o seu negócio a decolar, precisamos começar pelos conceitos básicos. É o pontapé inicial para entender todo o processo e ter sucesso nas suas ações.

Preparamos um artigo que vai ajudar você a entender e diferenciar cada um dos principais conceitos e quais as etapas devem ser seguidas para um bom planejamento estratégico de marketing. Continue a leitura e confira!


 


Como marketing e planejamento se relacionam?

O planejamento estratégico de uma empresa traz uma visão geral do negócio, contendo sua missão, valores, objetivos, finanças, análise de ambiente, de produto, além de uma parte focada exclusivamente no marketing.

Essa etapa do plano, direcionada para a comunicação do negócio, pode definir, por exemplo, caminhos  para o lançamento de um produto, divulgação de categorias de serviços, desenvolvimento de uma linha e muito mais.

Mas afinal, o que é marketing?

Marketing é criar, promover e entregar valor aos consumidores. Ele envolve desde a pesquisa de mercado para entender as necessidades e desejos do público até o desenvolvimento de táticas para comunicar os diferenciais e benefícios do seu produto ou serviço.

Já um planejamento estratégico de marketing requer análise de dados internos e externos e está em constante mudança. Ele não é um plano criado somente uma vez e que permanece válido durante toda a vida de uma empresa. É uma ferramenta dinâmica, que pode ter ajustes de percurso à medida que se observa os resultados.

Um planejamento de marketing possui várias etapas, mas deve ser objetivo, sucinto e conter as principais informações para a tomada de decisões. Ele precisa contemplar ainda, o principal objetivo estratégico da marca.

Como vimos acima, planejar é fundamental para obter bons resultados. Mas como fazer isso? Antes de aprofundarmos no assunto, que tal conferir algumas dicas importantes sobre marketing neste bate-papo com o empresário Fernando Cardoso e com a analista do Sebrae Minas, Jaqueline Lima.

Qual a relação entre posicionamento de marketing e diferencial de mercado?

Você já teve a sensação de que hoje, com o grande volume de campanhas, lançamentos e novidades, todas as marcas, e mesmo criadores de conteúdo, têm usado quase a mesma estratégia para chamar a atenção do público? Com tanto volume de publicações, um dos maiores desafios atuais é como se destacar e transmitir a mensagem correta para os clientes.

É aí que entra o posicionamento de marketing como uma vantagem competitiva. Posicionamento é a forma como uma empresa se apresenta e se diferencia das outras no mercado em relação a seus produtos, serviços e  valores. Seu objetivo é criar uma percepção específica na mente dos consumidores sobre o negócio.

O posicionamento de marca é construído a partir de elementos como a identidade visual, a mensagem de marketing, a qualidade do produto ou serviço oferecido, o público-alvo, entre outros fatores. É importante que a empresa saiba sobre qual imagem deseja transmitir e que ela esteja alinhada com as expectativas dos consumidores.

Um bom posicionamento permite que a empresa se torne mais reconhecida, aumente sua base de clientes fiéis e, consequentemente, alcance um melhor desempenho financeiro.

Segundo Eric Colini, consultor de marketing, para um posicionamento eficaz é preciso entender se a mensagem que você quer passar para a audiência está sendo compreendida de forma adequada. Para se aprofundar no assunto, confira este passo a passo indispensável com dicas do que perguntar aos seus clientes e como usar as redes sociais para obter essas respostas.

Estabelecer e fortalecer uma relação de troca entre empresa e clientes, também é papel do marketing, e para isso é preciso estratégia e utilização assertiva dos recursos.

Confira algumas dicas valiosas neste vídeo que preparamos!


 


 

Agora que você já compreendeu os conceitos básicos de marketing e de posicionamento de mercado, confira a seguir o processo de desenvolvimento de um planejamento estratégico de comunicação.

Quais as etapas do planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing é uma ferramenta que envolve várias fases importantes para orientar a empresa na definição de seus objetivos de comunicação e como alcançá-los.

Os passos para um planejamento estratégico de marketing podem variar um pouco, mas geralmente seguem os seguintes estágios:

1- Análise do ambiente

A empresa deve avaliar as condições do mercado em que atua, incluindo concorrência, demanda, tendências, oportunidades e ameaças. É importante compreender as necessidades e desejos do público-alvo e como é possível atendê-lo de forma única.

2 - Definição de objetivos

Com base na análise do ambiente, essa é a etapa para estabelecer metas de marketing claras e realistas que estejam alinhadas com os objetivos estratégicos gerais que falamos anteriormente.

3- Segmentação de mercado

É preciso também identificar grupos de consumidores com necessidades e comportamentos semelhantes e como é possível adaptar a oferta de produtos ou serviços para eles.

4 - Posicionamento da marca

Essa etapa é fundamental para se diferenciar. É aqui que a empresa deve definir a imagem que deseja transmitir e como quer ser diferente da concorrência para atrair e reter seus clientes.

5 - Mix de marketing

A marca também deve definir sua oferta de produtos ou serviços, preços, canais de distribuição e estratégias de comunicação para alcançar seus objetivos.

6 - Orçamento e implementação

Levantar também o quanto é possível investir em marketing e como implementar as estratégias definidas, é indispensável. Isso inclui a definição de cronogramas e responsabilidades, seleção de fornecedores e alocação de recursos.

7 - Monitoramento e avaliação

Por fim, é necessário avaliar regularmente o desempenho de suas estratégias de marketing, medindo os resultados alcançados e identificando oportunidades de melhoria. Nenhum plano de marketing é eterno, ele precisa ser atualizado constantemente.

Ainda tem dúvidas sobre como planejar o marketing do seu negócio? Então não deixe de conferir o conteúdo valioso sobre Planejamento Estratégico de Marketing que preparamos com Ivânia Aziz, especialista com quase 15 anos de experiência no assunto.


 


4 maneiras de se posicionar

Agora que você já sabe como elaborar um planejamento de marketing e encontrar o seu posicionamento, vamos falar um pouco mais sobre os tipos de estratégias que podem ajudar a criar o seu fator de diferenciação?

Uma das formas de conquistar um diferencial é por meio do próprio produto. Ele pode contar com atributos físicos que o posicionam de maneira distinta dos demais.

Mas, uma marca também pode se destacar focando nos benefícios. Aqui, o que importa são os valores gerados e, claro, percebidos pelos clientes, em um produto ou serviço.

Uma estratégia muito conhecida é a que se destaca por preço. Mas cuidado. Muitas empresas buscam trabalhar com produtos de alto padrão, com valor agregado, mas caem na guerra dos valores, comprometendo o sucesso do negócio.

Por fim, temos o posicionamento de uso e aplicação. Ele acontece quando uma marca reforça uma maneira específica de usar um produto.

Sabemos que, no início, o posicionamento ideal para o seu negócio pode não ficar claro. Por isso, algumas estratégias específicas são importantes, elas irão te ajudar a definir o seu plano de atuação no mercado e ter um posicionamento de marca eficiente.

Quais estratégias usar para fortalecer a comunicação?

Com todos esses pontos, é possível elaborar um planejamento estratégico de marketing e definir o posicionamento ideal que dará sustentação ao desenvolvimento do seu negócio.

Mas, tenha em mente que para ganhar o jogo da diferenciação e do sucesso é preciso ter coragem e paciência. Entã, leia muito, assista vídeos e se aprofunde. E, como dissemos, não deixe de lado a importância do planejamento estratégico de marketing para posicionar uma marca, estabelecer uma relação sólida com os clientes e alcançar o sucesso nos negócios.

No texto vimos um pouco sobre os conceitos fundamentais de marketing e as etapas típicas de um planejamento estratégico de marketing, desde a análise do ambiente até o monitoramento e avaliação. Ao levar estes conceitos para o dia a dia do seu negócio, certamente os caminhos estarão abertos para você atingir outro patamar da sua empresa no mercado.

Agora que você já sabe os principais pontos de um planejamento estratégico de marketing, se precisar de ajuda para colocar a mão na massa, navegue e conheça os diversos conteúdos disponíveis aqui no Sebrae Play sobre o tema!

Publicado em 23/10/2023 18:18

Tempo de leitura: 10min

Autores

Veja outros conteúdos sobre: Marketing Digital
Lines
Central de Atendimento:
0800 570 0800

Copyright 2020 - SEBRAE MINAS

Logo Sebrae PlayLogo Sebrae