Um argumento de venda é uma oportunidade de compartilhar as informações mais importantes que podem levar um consumidor a comprar o que você está vendendo.
De fato, a maioria dos empreendedores já fez algum tipo de argumento de venda — ainda que não tenham percebido. Isso acontece, por exemplo, em entrevistas de emprego e novas oportunidades de negócios. Por isso, a preparação do argumento é uma etapa importante do seu marketing e da sua empresa.
Neste conteúdo, vamos discutir as melhores formas de construir um argumento de vendas para o seu negócio. Você vai conhecer o conceito de pitch de vendas, suas variações e algumas dicas para começar a pensar no seu.
Elaborando o argumento do seu negócio: conheça o pitch
Quando estruturado em um discurso planejado e focado em vender, os argumentos de venda assumem a forma de um pitch.
Esse termo vem do inglês e é usado de diversas formas para demonstrar o argumento que uma empresa utiliza para vender em diversas situações.
Os diferentes tipos de pitch e seus objetivos
Você já deve saber que nem toda venda é igual, assim como cada cliente também tem suas particularidades.
É por isso, entre outras razões, que existem diferentes tipos de pitches. Cada pitch argumenta de uma forma e oferece sua solução:
- Em momentos específicos;
- Para públicos diferentes;
- E com outros objetivos adicionais distintos.
No mundo do empreendedorismo existem vários tipos de pitch - e nem todos eles têm como objetivo, necessariamente, fechar uma venda.
Para que fique clara a diferença entre eles, separamos os principais tipos de argumentos de vendas que você precisa conhecer:
Pitch de Vendas
É o pitch básico que busca convencer alguém a comprar o que você está vendendo.
O argumento usa de uma linguagem comercial e serve para mostrar o impacto do seu produto ou serviço na vida dos consumidores. O ideal é que você comece falando sobre o problema e coloque sua oferta como a solução para ele.
Pitch de Captação
Esse é o modelo de apresentação usado normalmente para buscar investidores, especialmente por startups e empresas que estão se lançando no mercado.
É importante que o discurso do pitch seja focado na oportunidade de negócio e no tamanho e particularidades do mercado. Além disso, o problema e a solução oferecida pelo seu produto ou serviço também devem ser abordados.
Pitch Deck
Diferente dos que você viu até aqui, nos quais acontece cara a cara entre as pessoas, aqui a mensagem é transmitida em materiais impressos ou digitais, combinando informações e elementos visuais, como folders e posts em redes sociais.
Uma boa opção é entregar esses materiais a clientes e investidores após a apresentação de outros tipos de pitch, como um conteúdo complementar e que ajude-os a se lembrar de você posteriormente.
Elevator Pitch
Como o próprio nome já diz, esse tipo de pitch remete às conversas rápidas de elevador.
É elaborado pensando naqueles momentos em que um encontro rápido pode ser decisivo para o futuro da sua empresa. Por isso, é fundamental que você esteja preparado para conseguir convencer uma pessoa sobre a importância da sua ideia em um tempo curto, de 30 a 60 segundos, como se estivesse em uma viagem de elevador.
Tweet Pitch
Para esse pitch o discurso precisa ser rápido e objetivo, de modo que o seu negócio possa ser descrito de 5 a 10 segundos, em 140 caracteres, como no antigo limite de tamanho de publicações no Twitter.
One-Sentence pitch
O mais simples, objetivo e direto ao ponto, o One-Sentence é também um dos pitch mais desafiadores de ser elaborado. Isso porque exige um poder de síntese muito grande. Ele é basicamente uma frase de impacto que vai vender sua ideia ou solução em um breve momento.
![](https://assets-api-file-prod.s3.amazonaws.com/files/71630be567704cfb5c59-Pitch%20como%20construir%20diferentes%20tipos%20de%20argumento%20de%20venda%20para%20seu%20neg%C3%B3cio.jpg)
Quanto tempo deve ter um argumento de venda?
Uma das maiores incógnitas ao criar argumentos de vendas é a sua duração.
Como você acabou de ler, na maior parte das vezes, dependerá do objeto e do público-alvo do discurso. Como regra geral de etiqueta nos negócios, é bom tornar o discurso o mais breve possível, focando em evidenciar os pontos mais importantes.
O ponto principal de um pitch ou argumento de vendas é que você deve obter a atenção exclusiva de uma pessoa, e isso não é fácil. Embora a duração exata varie de acordo com o seu setor de atuação e o seu tipo de pitch, tenha em mente que 30 segundos é uma boa duração para um bom pitch - especialmente se for um elevator pitch.
Na área de marketing, por um lado, as oportunidades de apresentação de um argumento provavelmente serão voltadas a clientes que se depararem com a sua marca. Nesse caso, haverá pouquíssimo tempo para passar a sua mensagem — seja por meio de texto, vídeo ou imagens.
Mas, no caso da área de vendas, é possível aumentar a duração do discurso além dos 30 segundos e elaborar um pouco mais o que você está oferecendo. Provavelmente haverá diversas oportunidades de conexão ao longo do seu ciclo de vendas em que você poderá apresentar sua solução.
Caso não seja possível resumir o argumento de venda em 30 segundos, não encare isso como um grande problema. Talvez a sua solução seja complexa demais para resumi-la em tão pouco tempo, mas se você estiver apresentando para o público certo, isso não deverá ser um problema. Faça o discurso para pessoas relacionadas ao seu setor de atuação ou a um público tangencial que conseguirá interpretar a sua oferta.
Faça o seu pitch agora!
As dicas que você acabou de ler dizem respeito aos princípios de um bom argumento de vendas - seja de qual tipo for o que você precisa fazer.
Agora, então, você já deve estar pronto para a próxima etapa: colocar a mão na massa e elaborar seu argumento de vendas! Vamos a essa tarefa e, claro, você pode contar com a ajuda do Sebrae. Confira a ferramenta que elaboramos para ajudar você a criar um pitch perfeito!
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