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Opções de Recebimento

Confira as opções de pagamento e como escolher a que melhor para seu negócio

Publicado em
26/11/2023 19:51

Tempo de
leitura: 8min

Sebrae Minas - Opções de Recebimento
Confira as opções de pagamento e como escolher a que melhor para seu negócio

Já se foi o tempo em que só o dinheiro pagava pelas nossas compras.

Independentemente do porte da empresa, diversos são os meios disponíveis para se receber por uma venda. Hoje eles podem ser físicos ou digitais, podem ser cartões ou até mesmo a aproximação da tela de um smartphone.

E diante de tanta opção, pode surgir alguma dúvida sobre quais aceitar na sua empresa, não é mesmo?

Neste guia, queremos passar pelas principais opções de recebimento para sua empresa - ou meios de pagamento, no ponto de vista do cliente. Veja quais são os principais e as vantagens de adotar cada um no seu negócio!


 


Você deve aceitar vários meios de pagamento?

Antes de mais nada, é preciso saber que a grande vantagem em se aceitar diversos tipos é facilitar a vida do cliente. Assim, você não deverá perder vendas caso o método preferido da pessoa que está disposta a comprar comigo não esteja disponível.

Caso você ofereça o meio que seu cliente quer usar para pagar, ele não só compra naquele momento, mas pode voltar a consumir e se tornar até fiel ao seu negócio. Tudo pela comodidade que você oferece no momento crucial de pagar pelas compras.

Ainda assim, cada opção de recebimento tem suas próprias regras e particularidades. Dessa forma, elas podem também trazer desafios específicos para você que quer oferecê-las como opção.

Por isso, é importante conhecer benefícios e potenciais desvantagens antes de simplesmente adotar uma opção de recebimento no seu negócio. Veja as principais a seguir:

Pagamento em dinheiro

A primeira e mais antiga das formas que trataremos aqui é o dinheiro (o dinheiro vivo, como costuma-se dizer por aí).

O dinheiro impresso e tradicional tem uma grande característica principal: a consumação do recebimento na hora da venda. Assim, você não precisa se preocupar com outras coisas como inadimplência, cobrança de taxas ou prazo de compensação bancária.

Muitas pessoas preferem receber em dinheiro, mas deve-se ter cuidado com o quesito segurança. Dinheiro precisa ser guardado, de preferência em uma instituição financeira. Antes de ser depositado, pode ser roubado ou perdido. Nesse sentido, outras formas surgem e trazem consigo a vantagem de já aparecerem creditados em nossa conta bancária, sem fazermos nenhum esforço.

Ainda assim, vale dizer que uma pesquisa sobre meios de pagamento do Opinion Box conta que o dinheiro ainda é o meio de pagamento mais utilizado. 78% dos entrevistados contaram que costumam pagar em dinheiro.

Pagamento em cartão de crédito e débito

Os cartões têm essa característica que acabamos de citar. Mas deve-se distinguir seus dois tipos: débito e crédito.

No débito, o dinheiro entra mais rápido para a empresa (geralmente até o dia seguinte), o que é uma grande vantagem.

Já no caso do cartão de crédito, o recebimento pode ser rápido ou demorado. Afinal, uma venda no crédito pode ser parcelada ou à vista. Vender no crédito pode fazer com que demore meses para receber por aquela venda que estou realizando agora. Mas saiba que há a possiblidade de você receber por todas as vendas a crédito em um prazo curtinho como o débito.

Um certo inconveniente da operação dos cartões são as taxas descontadas de você. Fique de olho no momento da negociação com a instituição financeira que cede a máquina de cartões a você. Por outro lado, vale ressaltar que as opções de empresas que oferecem maquininhas de cartão aumentaram muito nos últimos anos. Com a competitividade, é possível encontrar aquelas que oferecem taxas menores ou até gratuidade em parte do serviço!

Se seu negócio é muito pequeno ou se é um microempreendedor individual, ainda assim é possível solicitar uma máquina para aceitar cartões. Outra opção é solicitar um link de pagamento online, para que você possa passar ao seu cliente e receber pela venda.

Pagamento em cheque

Enquanto os cartões apontam para a modernidade, um método de recebimento que parece estar com os dias contados é o cheque. Como pessoa consumidora, reflita; qual foi a última vez que você utilizou uma folha de cheque para pagar?

Muito usado em outros tempos, perdeu espaço para os cartões. Cheques sempre tiveram a inconveniência da incerteza sobre seus fundos, coisa que os cartões não têm, já que a administradora garante que o vendedor será remunerado. Além disso, cheques dependem de depósito e da espera do prazo de compensação, além de trazerem o risco de roubo e perda já mencionados quando falamos do dinheiro.

Pagamento via boleto bancário

Uma opção interessante a disponibilizar ao seu cliente é o boleto bancário. Na pesquisa realizada pelo Opinion Box, ele aparece como terceira opção mais frequente, usada por 59% dos consumidores brasileiros. Geralmente, essa forma é voltada a quem não tem conta bancária, não tem cartão de crédito ou tem preocupações em informar seus dados na internet.

O boleto é gerado, chega no e-mail do cliente, que pode pagá-lo de maneira presencial ou virtual. Há até opção de emitir um boleto recorrente, ou seja, quando há a repetição de pagamentos em meses diferentes, como numa venda parcelada. Procure sua instituição financeira e se informe sobre como proceder. E saiba que taxas são cobradas pela emissão.

Pagamento via Pix e transferência bancária

Por fim, devemos falar das transferências bancárias, que recentemente foram acrescidas da opção do PIX. Dada a praticidade segurança da operação, muitas empresas vêm oferecendo algum desconto ou algum brinde para estimular que mais e mais clientes possam aderir a esse meio de pagamento.

Cada vez mais, é comum vermos no balcão das lojas, por exemplo, um QR code que nada mais é do que o código PIX da empresa. O dinheiro entra na mesma hora para você, sem risco e sem taxas. Se ainda não está aceitando recebimentos assim, vale a pena pensar em começar.

Diante de tantas opções, fica aqui a pergunta: no seu negócio, como seus clientes podem pagar? Você consegue garantir que eles terão a forma mais cômoda para realizar suas compras?

A chave para vender mais e agradar seus clientes pode estar na resposta dessas duas perguntas.

Se ainda houver alguma dúvida fale com um dos nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite o Ponto de Atendimento mais próximo. Conte com o Sebrae!

Publicado em 26/11/2023 19:51

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