O próximo passo é a formalização do MEI! Ao formalizar a empresa, quem empreende obtém o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e com ele também adquire direitos previdenciários como aposentadoria, auxílio doença e maternidade. Além disso, você poderá começar a emitir notas fiscais para venda e prestação de serviços.
Com a formalização, empreendedores também podem obter descontos e preços mais acessíveis na compra de materiais. Outra vantagem é a possibilidade de solicitar a abertura de contas bancárias para acessar linhas de crédito e empréstimos, bem como adquirir maquininhas de cartões e contratar um funcionário.
Além dessas vantagens, vale ressaltar que somente após a formalização os empreendedores podem fazer negócios com o poder público e, consequentemente, participar de licitações. Ou seja, as suas chances de novos e bons negócios aumentam consideravelmente.
Em resumo, formalizar a atividade e registrar a empresa é uma das melhores medidas que empreendedores podem tomar para garantir um futuro promissor para o negócio. No quarto vídeo da série MEI, saiba como se formalizar de forma correta e dentro da legislação específica para a sua área de atuação. Bora ver? Dê o play e confira!
O Sebrae está de portas abertas para quem é MEI! Se surgir alguma dúvida sobre formalização do MEI, fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.