Já imaginou se a indústria da moda pudesse contar com acervos de materiais para a criação de roupas e acessórios?
Acontece que não há mais a necessidade de imaginar, isso já é uma realidade. As materiotecas estão ganhando cada vez mais visibilidade e passam a fazer parte da rotina do setor.
Além de facilitar a escolha dos materiais, esses acervos também ampliam a relevância em torno da sustentabilidade através do conceito de moda responsável.
A partir de agora, vamos conhecer mais sobre as materiotecas e os benefícios dessas estruturas para a indústria da moda.
Materioteca: o que é?
Materioteca é um acervo de materiais e tecnologias que facilita o acesso a amostras e informações desejadas.
Por terem características de acervos, as materiotecas são organizadas a partir de sistemas de classificação e catalogação.
Essas estruturas podem funcionar tanto no ambiente físico quanto no digital, reunindo todas as informações necessária para a consulta dos materiais, diferenciados a partir de códigos, categorias, subcategorias e fabricantes.
Existem três modelos de materiotecas. São elas:
Comercial
Esses acervos são focados na parceria entre fabricantes de materiais e profissionais ligados à criação.
Esse modelo faz com que as materiotecas assumam a função de vitrines para materiais e processos de inovação.
Independente
O segundo modelo de materioteca é o independente, que se caracteriza pelo acesso gratuito ao acervo.
Geralmente, as materiotecas independentes são organizadas e mantidas por entidades de classe.
Acadêmico
Há, ainda, o modelo acadêmico de materioteca, mantido com a intenção de facilitar o acesso de alunos às informações e amostras de materiais.
As materiotecas acadêmicas, usualmente, servem para auxiliar o ensino de projetos, orientando a especificação dos materiais e facilitando a compreensão sobre as características de cada um.
Materiotecas e a moda
As materiotecas voltadas para o setor da moda podem reunir diversos materiais relevantes para as criações, como:
- Tecidos.
- Fios;
- Aviamentos;
- Etiquetas;
- Embalagens;
- Acessórios;
- Equipamentos;
- Documentos;
- Catálogos de tendências;
- Informativos.
Há materiotecas que se conectam com o conceito de moda responsável. Elas reúnem materiais ecológicos, biodegradáveis, orgânicos e circulares com a intenção de fomentar práticas sustentáveis para a confecção de roupas e acessórios.
Benefícios
Além de facilitar o acesso a diferentes materiais e tecnologias, as materiotecas também trazem outros benefícios para a indústria da moda.
Através dos sistemas de classificação e catalogação, esses acervos funcionam como estímulo para o aprimoramento de roupas e acessórios.
As materiotecas também servem para instigar os processos criativos, muitas vezes engessados por aspectos mercadológicos.
Essas estruturas permitem que profissionais envolvidos nas criações visualizem opções distintas e viáveis.
Micro e pequenas empresas
Restrições relacionadas ao idioma costumam dificultar as pesquisas em sites e portais de outros países.
Da mesma forma, nem sempre micro e pequenas empresas da indústria da moda conseguem encontrar por aqui fornecedores de materiais internacionais.
Nesses casos, a importação costuma ser uma alternativa inviável, seja por conta das quantidades, prazos, valores do câmbio e/ou taxas.
Com as materiotecas, esses negócios conseguem ter acesso a novos materiais para trabalhar, o que estimula as criações.
Os acervos também podem ser responsáveis pela geração de novas atividades e empregos, algo que acaba por fortalecer o setor.
Ecomaterioteca
A Ecomaterioteca é uma materioteca brasileira que exemplifica a contribuição desses acervos para o setor.
Com recorte na sustentabilidade, a Ecomaterioteca reúne, classifica e cataloga materiais têxteis e não têxteis responsáveis.
A intenção da iniciativa é estimular práticas sistêmicas de produção de vestuário, acessórios de moda, design e produtos de outras áreas.
Um dos objetivos da Ecomaterioteca é conectar a cadeia de fornecimento da moda responsável, incentivando a criação de produtos e processos que causem menos impactos socioambientais.
Além de conectar fabricantes e criadores, a Ecomaterioteca também disponibiliza conhecimento sobre essa forma de criar produtos através de ações educativas, consultorias e mentorias.
As sócias
A Ecomaterioteca surgiu a partir da iniciativa das sócias e designers de moda Gabriela Leite Marcondes Schott e Denise Frade.
Com experiência de mais de 25 anos na área da indústria de confecção de vestuário, Gabriela é a CEO da materioteca. A designer também é consultora e especialista em gestão de resíduos têxteis; e autora do manual para implementação da gestão socioambiental dos resíduos sólidos têxteis nas indústrias de vestuário.
Diretora executiva da Ecomaterioteca, Denise também é colaboradora do blog “Sou de Algodão” e responsável por oficinas de criação de bustos sustentáveis e customização de bandanas em tecidos sustentáveis. Ela já ministrou aulas sobre empreendedorismo, processos criativos e produtivos responsáveis.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.