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Moda circular: exemplos e formas de investir nesse conceito

Entenda o conceito e os benefícios da Moda Circular

Publicado em
22/05/2024 18:19

Tempo de
leitura: 7min

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Entenda o conceito e os benefícios da Moda Circular

Pensar em consumo sustentável e nas consequências das nossas ações para o futuro deixou de ser somente uma ideia e passou a fazer parte do nosso dia a dia em diversas áreas.

Práticas sustentáveis já estão inseridas no cotidiano de alguns negócios da cadeia da moda, que começam a rever seus processos produtivos e o ciclo de vida dos produtos comercializados.

Hoje, é comum ouvirmos falar em moda circular, um modelo que se baseia em alguns dos princípios da economia circular e que privilegia a consciência e a sustentabilidade.

Praticar a moda circular é algo cada vez mais possível. Por isso, vamos ver aqui exemplos e formas de fazer isso, além de conhecer mais sobre o conceito.

O que é Economia circular?

Mas antes de mergulharmos nesse universo da moda circular, é importante falar um pouco sobre a economia circular, modelo que deu origem a esse conceito.

O conceito de economia circular foi ampliado e disseminado nas décadas de 80 e 90 em processos industriais, negócios e pesquisas acadêmicas.

A principal proposta desse modelo econômico está ligada à redução do desperdício de materiais, poluição e resíduos tóxicos, além de estimular o aumento do tempo de uso de produtos e materiais.

Também são propostas da economia circular:        

  • Recuperar materiais;        
  • Garantir o retorno de materiais biológicos benignos à terra;        
  • Regenerar ou preservar minimamente a natureza e os sistemas vivos;        
  • Promover políticas públicas que acelerem mudanças.

O modelo da economia circular ganha corpo a partir do entendimento de que os recursos naturais são finitos e que, por isso, é necessário transformar o sistema de consumo.

Moda circular: o que é?

Os princípios da economia circular deram origem ao conceito de moda circular, que também se baseia na conscientização e sustentabilidade.

Se, antes, o mercado de moda se baseava no estímulo à renovação constante do guarda-roupa, hoje o cenário é bem diferente.

Além de ser inviável do ponto de vista econômico, essa renovação contínua das peças de roupa do armário não é sustentável do ponto de vista ambiental, por conta do descarte desses itens.

Por isso, a moda circular acolhe duas atitudes fundamentais: a preocupação socioambiental e o uso prolongado das roupas.

Uso consciente

Já sabemos que os recursos naturais do planeta são finitos e é por isso que a moda circular sugere que esses materiais não devem ser usados de maneira indiscriminada para produzir mais e mais peças de vestuário.

Ao invés disso, o conceito privilegia:       

  • A reutilização de tudo aquilo que sai da fábrica, das embalagens às peças de roupa;       
  • Máximo aproveitamento de insumos;       
  • Renovação e coleta de materiais;       
  • Descarte de resíduos apenas conforme necessário e utilizando práticas de segurança ambiental.

Quais os benefícios da Moda circular?

Além de demonstrar preocupação com o futuro do planeta, marcas e varejos de moda podem agregar vários benefícios para os seus negócios aderindo a esse conceito. Alguns deles são:        

  • Melhora da imagem da marca, especialmente diante de um público mais exigente em relação a comportamentos socioambientais;        
  • Economia de recursos, como água e energia elétrica, e melhor direcionamento dos custos de produção;        
  • Incentivo a parcerias locais, que desenvolvem economias regionais e ajudam a reduzir a poluição causada por longas viagens de transporte;        
  • Possibilidade de networking com negócios que têm os mesmos princípios.


 
 


 

Como a Moda circular funciona na prática?

Existem várias práticas de moda circular que podem ser adotadas por marcas ou varejos de moda visando esse alinhamento com a consciência socioambiental. Conheça algumas delas:

Design de produto circular

São práticas voltadas para a durabilidade e reciclagem, fatores que precisam ser considerados desde a criação de uma peça.

Sistemas vivos

Dedicam-se à utilização de materiais compostáveis e se comprometem com a restauração e melhora do solo para regenerar a natureza.

Recursos e toxicidade limitados

Privilegiam a redução de energia, água e saídas químicas na produção têxtil.

Condições locais do sistema

Levam em conta políticas públicas do país; priorizam a produção nacional com rastreabilidade; e consideram a acessibilidade dos produtos e parcerias com instituições.

E os brechós?

Os brechós estão inseridos nas discussões sobre a moda circular, especialmente quando pensamos no aumento da vida útil das peças.

Os brechós, hoje funcionando em lojas físicas e virtuais, reúnem roupas reutilizadas e/ou recuperadas para que estejam em bom estado de conservação.

Diversos brechós adotam práticas que fazem parte do ecossistema da moda circular. Algumas delas são:        

  • Upcyling (transformação de resíduos têxteis em roupas novas, aumentando o ciclo de vida das peças);        
  • Reciclagem;        
  • Sustentabilidade social;        
  • Melhor uso de tecidos.

Ainda que muitas dessas práticas de moda circular estejam presentes no universo dos brechós, é importante frisar que nem todos os negócios do gênero operam nessa lógica, mesmo possuindo produtos considerados circulares.


 
 


 

Moda circular: como começar?

Se você ficou interessado em aplicar a moda circular no seu negócio, há algumas formas básicas de introduzir o conceito para, depois, desenvolver melhor as práticas.

Reutilize

Investir no uso consciente é fundamental para a moda circular. Por isso, comece reutilizando roupas e sobras de tecidos, evitando o desperdício.

Informe-se

Busque informações sobre os processos de produção das marcas com as quais o seu negócio trabalha. Assim, é possível entender as práticas e compromissos adotados por elas em relação ao futuro do planeta.

Menos embalagens

Utilizar embalagens de materiais que podem ser reciclados também é uma prática da moda circular. Isso reduz a quantidade de resíduos gerados pelo seu negócio.

Controle de estoque

Ter um controle eficiente do estoque auxilia a reduzir o desperdício. Um bom jeito de começar é investir em softwares de gerenciamento.

Comunicação digital

Adotar estratégias de comunicação digital também é ser sustentável, de alguma forma. A concentração de esforços nesse sentido impede a impressão desnecessária de catálogos e propagandas, que, por sua vez, não viram lixo.

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.O q

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