Gestão de pessoas para integradoras de energia solar
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A gestão de pessoas como diferencial para integradores fotovoltaicos

Confira como ações de desenvolvimento e valorização dos profissionais geram resultados positivos para empresas do setor fotovoltaico

Publicado em
24/10/2024 22:02

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leitura: 6min

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Confira como ações de desenvolvimento e valorização dos profissionais geram resultados positivos para empresas do setor fotovoltaico

Com uma expansão acelerada desde 2012, o mercado de energia solar no país continua registrando um crescimento significativo.

Em 2024, o Brasil já conta com mais de quatro milhões de consumidores beneficiados pela energia solar e quase três milhões de sistemas fotovoltaicos instalados.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração distribuída de energia solar superou a marca dos R$ 150 bilhões em investimentos no país.

Nesse contexto de desenvolvimento, os integradores fotovoltaicos cumprem um papel fundamental no processo de obtenção dos sistemas de energia solar.

Para ter sucesso nesse mercado, os integradores não devem descuidar da gestão da equipe de colaboradores, afinal, são esses profissionais os responsáveis por representar a empresa e ditar o ritmo de trabalho.

A seguir, vamos saber mais sobre a importância da gestão de pessoas para os integradores fotovoltaicos.

Desafios dos integradores

A instalação e manutenção de equipamentos fotovoltaicos exige conhecimento e habilidades técnicas e logísticas dos profissionais.

Nesse sentido, um dos desafios dos integradores é garantir que as equipes estejam sempre atualizadas e bem treinadas para a execução dos processos.

A rápida expansão do mercado de energia solar também representa um desafio para os integradores. Uma gestão eficaz garante a eles que a empresa e os profissionais consigam se adaptar a esse ritmo de crescimento.

Desenvolvimento das equipes

A gestão de pessoas de uma empresa fotovoltaica deve proporcionar oportunidades de desenvolvimento para os colaboradores.

São formas de oferecer essa capacitação contínua:     

  • Garantir a conquista de certificações específicas;     
  • Preocupar-se com a segurança dos colaboradores, especialmente no que se refere ao trabalho em alturas e à parte elétrica (normas reguladoras NR10 e NR35);     
  • Estabelecer parcerias com instituições de ensino e programas de treinamento;     
  • Disseminar e manter a equipe atualizada sobre assuntos técnicos e regulatórios do setor com frequência.

Engajamento

Uma gestão de pessoas eficaz também envolve manter os colaboradores motivados e engajados.

Além da preocupação com o desenvolvimento profissional da equipe, uma forma de engajar os colaboradores é considerar ideias e sugestões para melhorar os processos.

Além disso, é importante estabelecer metas, reconhecer os resultados e recompensar os profissionais, seja com premiações ou, até mesmo, promoções internas.

Recrutamento, seleção e retenção

O recrutamento e a seleção dos profissionais também é ponto de atenção para os integradores fotovoltaicos.

Contar com colaboradores dedicados para selecionar pessoas garante a aquisição de bons profissionais e que estejam alinhados ao perfil da empresa.

Depois dessas etapas, ter planos de encargos e salários bem definidos podem colaborar para a retenção dos talentos contratados.

Terceirização

É comum que integradores tenham que terceirizar a mão de obra e contratar empresas prestadoras de serviços para determinadas tarefas.

No caso dessas relações, alguns procedimentos são fundamentais:    

  • Selecionar o prestador de serviço com critério e cautela;    
  • Garantir que os contratos firmados sejam claros e atendam às expectativas;    
  • Acompanhar de perto os colaboradores terceirizados;    
  • Estipular metas e prazos para os serviços;    
  • Prezar pela comunicação entre a equipe interna e os terceirizados.

Cultura organizacional

O clima organizacional é um dos aspectos mais relevantes de uma empresa fotovoltaica. Pensando nisso, a gestão deve investir em práticas que promovam um ambiente saudável e o bem-estar dos colaboradores.

A liderança exerce um papel importante nesse trabalho. Um bom líder deve:    

  • Ser flexível;    
  • Oferecer liberdade e autonomia;    
  • Estabelecer metas adequadas;    
  • Valorizar o trabalho dos colaboradores;    
  • Dar feedbacks.

Hoje, diante da conscientização sobre as questões ambientais, os integradores têm a responsabilidade de engajar os colaboradores no que se refere à sustentabilidade e à busca por fontes renováveis de energia.

Da mesma forma, também é fundamental observar o alinhamento dos objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores com a missão da empresa.

Comunicação

Uma comunicação clara e transparente impacta diretamente na qualidade e na segurança dos projetos.

A comunicação interna também atua para estabelecer uma relação de confiança com os colaboradores, que devem ser informados sobre o desenvolvimento da empresa.

Para uma empresa fotovoltaica, garantir uma comunicação eficaz entre os departamentos técnico e comercial é igualmente importante.

Mudanças e inovação

A gestão de pessoas deve, ainda, preparar a equipe para inovações tecnológicas e mudanças regulatórias pelas quais o mercado passa.

Implementar feedbacks e fazer análises de desempenho são formas de medir e se preparar para as mudanças em um cenário de inovação constante.

Gestão eficaz

Como vimos, ter uma gestão de pessoas eficaz traz uma série de benefícios aos integradores fotovoltaicos.

Para usufruir desse diferencial competitivo, não se esqueça de:    

  • Oferecer treinamentos;    
  • Reconhecer o valor dos colaboradores;    
  • Incentivar a busca por conhecimentos sobre o mercado;    
  • Estabelecer metas atingíveis e monitorar os desempenhos;    
  • Assegurar que todos estejam atualizados sobre a legislação.

Vale destacar que muitas ações de gestão não exigem grandes investimentos financeiros, mas podem trazer bons resultados em curto prazo. Pense nisso!

Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 24/10/2024 22:02

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