O mercado de energia solar ganha espaço a cada dia e, até mesmo, supera as expectativas do próprio setor.
No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), a participação da energia solar já equivale a 18,9% da nossa matriz energética.
Em potência instalada, o país ultrapassou a marca dos 44 GW, resultado próximo da previsão de crescimento do setor para todo o ano de 2024. Isso significa que a meta inicial, de 45 GW, deve ser batida antes de dezembro.
Alinhado a essa popularização, o desenvolvimento tecnológico permite que o mercado global de energia solar se apresente, hoje, como um dos principais desenvolvedores de soluções que impactam as pessoas.
A importância do setor vai além: a energia solar também é um fator de competitividade para as empresas, além de gerar empregos e renda.
Nesse cenário de demanda crescente, o armazenamento de energia aparece como uma necessidade. E, inserido nessa realidade de desenvolvimento e inovação, traz soluções e tendências para o futuro.
A seguir, vamos conhecer mais sobre os avanços e oportunidades que devem surgir nesse segmento.
Armazenamento de energia
Um sistema fotovoltaico, resumidamente, capta os raios solares e os transforma em energia elétrica, que é devolvida para o consumo.
Sistemas off-grid e híbridos contam com baterias que fazem o armazenamento de energia. Isso permite que ela seja usada com mais flexibilidade, como, por exemplo, em momentos de baixa incidência solar.
O armazenamento de energia é uma solução para áreas rurais e ribeirinhas, que contam, muitas vezes, com dificuldades para acessar a rede elétrica.
Essa opção também pode ser vantajosa para empresas e indústrias, reduzindo o consumo em horários de maior demanda; e para residências de consumidores que buscam autonomia da rede elétrica.
O avanço do mercado livre de energia é um cenário apontado como propício para o surgimento de inovações nessa área.
Mobilidade elétrica
A mobilidade elétrica é parte de uma transformação importante do setor elétrico e de transportes.
Entendemos mobilidade elétrica como a utilização de veículos que são movidos por um motor elétrico e que utilizam uma fonte externa de energia.
A mobilidade elétrica é considerada uma impulsionadora para o avanço do armazenamento de energia, uma vez que depende de carregadores e baterias para os veículos.
No Brasil, esse mercado começa a ganhar força, mas o crescimento dos investimentos já aponta uma relação positiva de desenvolvimento com o mercado de armazenamento.
Tecnologia
As baterias desempenham uma função essencial para os sistemas de armazenamento de energia.
Essa tecnologia foi sendo desenvolvida à medida que os avanços tecnológicos e as necessidades de atender demandas de expansão das fontes renováveis foram surgindo.
Basicamente, as baterias costumam ser de três tipos:
- Baterias de chumbo-ácido;
- Baterias de íon de lítio;
- Baterias de fluxo redox de vanádio.
Desafios
De um modo geral, o armazenamento de energia solar ainda enfrenta, no Brasil, alguns desafios técnicos, especialmente no que se refere à durabilidade, eficiência e reciclagem das baterias.
Custos com a implementação, que ainda são considerados altos, também são considerados uma barreira econômica para a expansão dessa tecnologia.
O preço das baterias de íons de lítio, por exemplo, vem reduzindo ao longo dos anos, porém, no país, uma carga tributária elevada ainda incide sobre a tecnologia.
Políticas e regulamentação
A indisponibilidade para novas ligações na rede das distribuidoras de energia é um incentivo para o uso das tecnologias de armazenamento.
No entanto, o Brasil ainda precisa de políticas públicas que incentivem o crescimento desse mercado de armazenamento.
Especialistas do setor apontam a defasagem na regulamentação como um dos desafios a ser superado.
A Resolução Normativa no. 482, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), não contempla, por exemplo, soluções de armazenamento em sistemas conectados à ou os modelos de negócios da área.
Também não há normas técnicas nacionais no que diz respeito às baterias de íons de lítio e nem sobre sistemas de armazenamento em geral.
Oportunidades
Inúmeras são as oportunidades que surgem do desenvolvimento dos sistemas de armazenamento de energia solar. As principais são:
- Crescimento dessa fonte de energia renovável;
- Avanços científicos e tecnológicos para o setor;
- Crescimento das demandas de regulamentação para o mercado;
- Economia financeira para os consumidores;
- Capacidade de autoabastecimento;
- Contribui para o meio ambiente.
Perspectivas
As perspectivas para o armazenamento de energia são positivas. No mundo, os investimentos para o mercado devem chegar a US$ 1,3 trilhões.
Para a realidade brasileira, um crescimento significativo também é esperado, especialmente a partir das diretrizes de geração distribuída definidas pela ANEEL.
A relação com a mobilidade elétrica é outra frente que deve colaborar com os avanços do mercado de armazenamento, uma vez que que há a estimativa de que 11 milhões de veículos elétricos devem compor a frota brasileira até 2040.
Soma-se a isso a participação crescente da energia solar na matriz energética brasileira, a contribuição para a sustentabilidade e a consciência da população sobre a utilização da energia solar no dia a dia.
Dúvidas? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.