O setor de supermercados é considerado competitivo, com diversas empresas buscando conquistar a preferência dos clientes.
Em um cenário de concorrência como esse, a tomada de decisões precisa ser assertiva, afinal, esses negócios trabalham com uma margem de erro mínima.
Ter, então, um planejamento estratégico baseado em dados se tornou essencial para o sucesso de qualquer supermercado.
Mais do que colher informações, analisá-las e aplicá-las de forma inteligente pode ajudar a obter os desejados resultados positivos.
A análise de dados é importante em diversas etapas de trabalho e, especialmente, quando pensamos nas compras e do estoque de um supermercado.
Mas, como fazer uma gestão eficiente de áreas tão relevantes para o sucesso de um supermercado? É isso que veremos a seguir.
Compras: como planejar
Fazer a gestão de compras é uma das tarefas mais estratégicas em um supermercado. Ela se relaciona intimamente com a lucratividade e o relacionamento com os clientes, além de estar ligada ao estoque.
Uma operação de compras bem-feita permite gerenciar melhor os produtos que entram na loja e vão abastecer as prateleiras.
Ao fazer uma gestão de compras eficiente, além de aumentar a margem de lucro do negócio, também é possível evitar prejuízos causados por ruptura ou desperdícios, por exemplo.
Para ter os melhores resultados, é fundamental que esse planejamento de compras seja feito de forma integrada com as demais áreas do supermercado.
Análise de vendas
Lembra que falamos sobre a importância do uso de dados? Pois, então, são as informações que orientam todo o planejamento de compras.
A análise de dados permite, por exemplo, conhecer o perfil e os hábitos de consumo dos clientes que frequentam o supermercado.
Com essas informações, é possível analisar as vendas para entender o que pode ser ajustado ou otimizado no estoque.
Sim, a demanda do consumidor é fundamental para que as compras que vão compor o estoque tragam lucros – e não prejuízos – para o supermercado.
Fornecedores
O relacionamento com os fornecedores é muito importante para uma boa gestão das compras.
Para escolher um bom fornecedor, é preciso considerar critérios como:
- Reputação;
- Qualidade dos produtos;
- Preço;
- Condições de entrega.
A base dessa relação deve ser a transparência para garantir um abastecimento contínuo e sem falhas.
A capacidade de negociação é, sem dúvida, essencial para os profissionais que trabalham diretamente com os fornecedores.
Porém, antes de chegar ao momento de negociar, é preciso conhecer informações que orientem a compra, como a quantidade adequada de produtos ou quais são as mercadorias com maior rotatividade.
Compras sazonais
As compras de um supermercado também devem ser guiadas pela sazonalidade dos produtos.
Datas comemorativas e eventos sazonais influenciam nas demandas dos clientes e cabe ao supermercado estar preparado para isso.
Fazer um planejamento antecipado dessas compras, além de considerar o comportamento dos consumidores, ajuda a preparar o estoque.
Mas, lembre-se: as compras devem ser feitas com critério para garantir a disponibilidade sem que haja excessos e consequentes prejuízos.
Controlando o estoque
Compras e estoque estão intimamente ligados, lembra? Fazer o controle de estoque garante ao supermercado o acompanhamento dos produtos que estão disponíveis na loja.
Controlar não é apenas saber se os itens estão no estoque, mas também verificar os valores e as condições de armazenamento.
A gestão do estoque garante ao negócio informações que levam à análise sobre o alinhamento entre as compras e a demanda dos clientes.
Tecnologia para gestão
Hoje, o controle de estoque é auxiliado por softwares e sistemas automatizados que tornam esse trabalho mais preciso.
A tecnologia entra no processo para integrar todas as informações referentes ao estoque, incluindo compra e vendas.
Essas ferramentas reduzem as chances de erro e permitem que decisões melhores sejam tomadas.
O uso da tecnologia não está mais restrito às grandes redes. Agora, esses softwares estão acessíveis, também, para os negócios menores.
Rotatividade
Uma das formas mais comuns de gerenciamento de estoque é a que utiliza o sistema “First In, First Out”, também conhecido como FIFO ou, na tradução para o português, “Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”.
Como o próprio nome indica, esse método de organização determina que as mercadorias armazenadas há mais tempo sejam comercializadas antes.
O FIFO apresenta uma lógica que considera a ordem e a rotatividade dos produtos que são comprados e armazenados.
Entre os benefícios de utilização do sistema, estão:
- Diminuição de desperdícios;
- Aumento do lucro;
- Agilidade nos processos;
- Padronização;
- Prazos de entrega competitivos.
Inventário periódico
O tradicional inventário continua sendo uma ferramenta de otimização importante para os estoques dos supermercados.
Inventários regulares ajudam a manter a precisão dos registros e são capazes de corrigir eventuais desvios, que podem gerar falta ou excesso de produtos.
Além disso, o inventário também contribui para o controle de vencimento dos produtos, evitando prejuízos.
Cobertura de estoque
Essa é uma métrica muito útil para entender o período que o supermercado consegue atender a demanda dos clientes, considerando o volume de produtos disponível no estoque.
A cobertura de estoque proporciona uma visão mais clara sobre a eficiência operacional e financeira do negócio.
Para fazer esse cálculo, antes é preciso:
- Determinar o estoque médio através da soma dos estoques inicial e final, dividida por dois;
- Chegar ao consumo médio dividindo o consumo total no período pelo número de dias do recorte.
Com essas informações, chegamos à cobertura do estoque da seguinte forma:
Gestão eficiente
Pronto! Todas essas dicas vão ajudar o seu supermercado a planejar melhor as compras e organizar o estoque.
Ter uma gestão eficiente vai ajudar a evitar faltas ou excessos de produtos, dois cenários que impactam diretamente no sucesso do negócio.
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