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Marketing Digital

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Estratégias de marketing digital para potencializar os resultados

Fique por dentro de como elaborar um planejamento digital para sua empresa

Publicado em
18/06/2024 17:14

Tempo de
leitura: 8min

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Fique por dentro de como elaborar um planejamento digital para sua empresa

O marketing digital desempenha um papel fundamental para as empresas. Com a Internet e principalmente, as redes sociais, surgiram novas oportunidades de alavancar negócios e romper fronteiras físicas, permitindo às organizações expandirem seu alcance para além de suas cidades e até mesmo países. Além disso, o ambiente virtual facilitou a segmentação de consumidores, tornando mais eficiente a identificação e abordagem do público-alvo.

E não é só isso! O marketing digital também oferece melhor controle de ações e medição de resultados, proporciona mais interatividade com os clientes e permite ajustes rápidos. Isso reduz o custo de aquisição de novos consumidores, além de encurtar o ciclo de vendas, o que é especialmente benéfico para pequenos negócios e startups.

Com tantas vantagens, que tal saber mais sobre como o marketing digital pode impactar positivamente a sua empresa?

Mas, antes de começar, é importante se familiarizar com o assunto, e conhecer as Tendências de Marketing Digital para redes sociais.

Marketing Digital: Como aplicar em meu negócio?

Para começar a implantar o marketing digital na sua empresa, é importante passar por algumas etapas. A primeira delas é realizar uma análise detalhada do seu público-alvo e criar a sua persona.

Uma persona é um personagem que representa seu cliente ideal. Ela possui características como sexo, idade, nível acadêmico, posição socioeconômica, ramo de atividade, localização geográfica e até mesmo desejos e desafios.

Após criar a persona, é importante analisar como seu público alvo vai te encontrar no ambiente digital. Mas antes, vamos falar sobre como o Google, o maior buscador do mundo, funciona? Nele, as pesquisas realizadas por qualquer usuário são divididas em resultados pagos (campanhas) e orgânicos (sites classificados por relevância). Para se destacar organicamente, é necessário criar conteúdo de qualidade em seu site ou blog, pois ele é fundamental para que você fique bem classificado.

Com seu site pronto, é preciso também escolher estrategicamente as redes sociais. Não adianta estar presente em todas as plataformas se não conseguir mantê-las atualizadas. Por isso, uma dica é investir somente nos canais mais relevantes para o perfil dos seus clientes e manter uma presença constante neles.

Ter uma comunicação humanizada também é um ponto indispensável. Apesar de estarmos falando de web, você continua se comunicando com pessoas.

Por fim, não subestime o e-mail marketing. Trabalhe-o de forma adequada, respeitando as leis vigentes. Além disso, esteja presente no Google Meu Negócio, pois isso ajudará as pessoas a te encontrarem. Mantenha ainda um perfil ativo no Reclame Aqui, mostrando aos seus clientes que você se preocupa com a satisfação e felicidade deles.

Se você quer aprofundar nessas dicas, vem conferir o vídeo da especialista Ivânia Aziz, que aborda formas de como marcar uma presença relevante nas redes digitais. Agora, que tal falarmos sobre estratégias para vender on-line?

Quais as estratégias de vendas nas mídias sociais?

A atuação correta nas redes é essencial para conquistar e manter clientes. Vamos conferir algumas dicas e ações que podem te ajudar a alcançar melhores resultados?

1- Aumente o nível de comunicação com seu público utilizando ferramentas como WhatsApp, Instagram, Facebook e TikTok.

2- Garanta que sua empresa seja encontrada na Internet e tenha uma presença ativa nas redes sociais. Ter um perfil no Google e um site, é fundamental para ser localizado pelos buscadores. Além disso, as redes sociais são canais tanto de relacionamento como de vendas.

3- Trabalhe com vendas ativas. É importante ir atrás dos clientes e não ficar somente esperando que eles cheguem até você. O WhatsApp Business é uma opção poderosa para se comunicar, assim como o Instagram.

O professor e consultor de marketing digital e vendas Jony Lan, destaca algumas práticas importantes para comercializar no meio digital com estratégia e profissionalismo. Não deixe de conhecer ainda mais essa temática e as dicas para potencializar suas vendas no digital,

Vamos agora falar de estratégias digitais de curto, médio e longo prazo?


 
 


 

Como se planejar no digital a curto, médio e longo prazo?

Para ter um marketing digital efetivo, é preciso elaborar estratégias de curto, médio e longo prazo. Pensando a curto prazo, é necessário, antes de mais nada, realizar um benchmarking. Um benchmarking é uma pesquisa que consiste em estudar seus concorrentes e a área de atuação. Para isso é preciso avaliar o que eles estão fazendo no ambiente digital.

Ainda a curto prazo, uma boa prática é adotar a régua 80/20 para criar conteúdos nas mídias sociais. Isso significa que 80% do conteúdo deve ser de relevância para o público-alvo, trazendo soluções e informações, enquanto os outros 20% podem ser voltados para vendas. Mensurar as métricas das suas ações também é importante. Além de acompanhar o número de likes, seguidores, comentários e compartilhamentos, é interessante entender o que mais está convertendo para o seu negócio.

Falando de médio prazo, considere a participação em eventos. Essa ação fortalece a imagem da empresa, agregando valor e promovendo seu reconhecimento. Nunca restrinja suas ações ao digital, distribua seus esforços também em ações offline, como entrega de cartões de visita com QR code para direcionar as pessoas ao seu site ou promover experiências em sua loja física.

Outra estratégia a médio prazo é buscar parcerias com outras marcas e criadores de conteúdo. Isso permite fazer o cruzamento de valores entre eles, criando colaborações que resultem em soluções para o público-alvo em comum.

A longo prazo, é preciso considerar a inserção de produtos educacionais no seu negócio, utilizando sua experiência e conhecimento para compartilhar informações valiosas. Tornar-se uma referência na sua área pode abrir novas oportunidades e fortalecer a imagem da sua marca. Invista na construção da sua imagem como empreendedor de sucesso.

Para te ajudar ainda mais nessa caminhada digital da sua empresa, o consultor, professor e estrategista digital Magno Martins, apresenta um conteúdo em partes para que você seja capaz de realizar uma análise completa da sua empresa de forma prática.

E não se esqueça! Para criar desenvolver estratégias eficazes e marketing, identificar oportunidades de mercado, compreender o comportamento do consumidor e criar campanhas assertivas, o planejamento se faz indispensável. Por isso, confira o curso de Planejamento de Marketing Digital

Ter uma presença digital de sucesso requer planejamento! Ficou com dúvida? Fale com um de nossos especialistas no Atendimento Online, ligue para nossa Central de Atendimento no telefone 0800 570 0800 ou visite a Agência de Atendimento mais próxima.

Publicado em 18/06/2024 17:14

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